10 museus imperdíveis em Portugal que você precisa conhecer durante a sua viagem
Pintura, escultura, cerâmica, multimídia, arqueologia: conheça os museus mais interessantes de Portugal.
Fotos: TasfotoNL / Shutterstock.com | Radu Bercan / Shutterstock.com
Portugal é um país com cultura muito rica, desde sua música, arte, arquitetura e história. É um país de turismo intenso, principalmente no verão, por suas praias belíssimas. Portugal guarda muitas histórias de batalhas, colonização e religiosas.
Seus museus acabam por contar tais histórias: são museus de arte moderna, contemporânea e antiga, museus de arqueologia, de cerâmica, objetos raros e tecnologia. O Guia da Semana selecionou os 10 museus mais interessantes de Portugal. Confira:
Museu dos Descobrimentos
O Museu dos Descobrimentos, em Belmonte, conta a história do descobrimento do Brasil e a história de Pedro Álvares Cabral. É uma viagem no tempo de 500 anos, com o auxílio de muita tecnologia e interatividade. São objetos reais dos navegadores portugueses, peças em multimídia e interativas que ajudam a contam essa história. Os amantes de história ficarão interessados neste passeio.
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 135 - Belmonte, Portugal
Continua depois da publicidade
Museu Calouste Gulbekian
Também localizado em Lisboa, o Museu Calouste Gulbekian fica dentro do parque de mesmo nome e possui uma coleção com mais de 6 mil peças, da Antiguidade até o começo do século XX. O museu é dividido em duas coleções: a Coleção Fundador e Coleção Moderna. A primeira foi reunida pela colecionador-fundador, Calouste Sarkis Gulbenkian, e nestas galerias expõe-se cerca de mil peças divididas pelos núcleos de Arte Egípcia, Greco-Romana, Mesopotâmia, Oriente Islâmico, Arménia, Extremo Oriente e, na parte do Ocidente, Escultura, Arte do Livro, Pintura, Artes Decorativas francesas do século XVIII e obras de René Lalique. Já a Coleção de Arte Moderna, por sua vez, é considerada uma das mais completas galerias de arte moderna portuguesa, reunindo diversos artistas portugueses com reconhecimento internacional. Além disso, também reúne o expoente de arte britânica do século XX.
Endereço: Av. de Berna - Lisboa, Portugal
Museu da Tapeçaria de Portalegre
Um pouco diferente dos museus de arte e escultura, o Museu da Tapeçaria de Portalegre fala muito sobre o tipo de arte produzida na região. A cidade de Portalegre fica em Alentejo, onde são produzidas peças de tapeçaria a partir de tecelagem, com técnicas características da região. São peças totalmente artesanais e feitas com lã.
Endereço: Rua da Figueira, 9 - Portalegre, Portugal
Museu Nacional dos Coches
O Museu Nacional dos Coches guarda uma coleção de carruagens reais do século XVI até XIX, em que mostra a evolução do meio de transporte – desde quando eram movidos pela tração do animal até os automóveis. O museu possui dois prédios, um edifício novo e outro salão localizado no antigo Picadeiro Real em Belém, Lisboa, e reúne, além das carruagens, selas, arreios, fardamentos de armaria, acessórios de cortejo e carrinhos de bebê, sendo considerada a maior coleção do mundo deste tipo. Um dos coches expostos que mais chama atenção é o que D. Carlos, um dos reis de Portugal, foi assassinado – as marcas de bala ainda constam no veículo.
Endereço: Avenida da Índia nº 136 – Lisboa, Portugal
Museu Coleção Berardo
O museu localizado em Lisboa reúne diversas obras de arte moderna e contemporânea. É um programa para quem gosta de conhecer os movimentos e expressões artísticas mais modernos, do século XX até a atualidade. Por lá, o visitante vai encontrar trabalhos de nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Piet Mondrian, Joan Miró, Andy Warhol e muitos outros famosos. Organizado por uma linha cronológica, o Museu Coleção Berardo é uma grande viagem no tempo. O visitante pode conhecer tanto a exposição permanente, que é a principal, tanto as exposições temporárias.
Endereço: Praça do Império – Lisboa, Portugal
MAAT
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é o significado para MAAT. O museu fica em Lisboa e recebe as mais diversas exposições dessas temáticas, de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos. São exposições nacionais e internacionais que trazem questões e tendências contemporâneas para discussão, divididos nas quatro grandes salas no museu. Para os aficionados por tecnologia, este museu tem que aparecer em seu roteiro.
Endereço: Av. Brasília, Central Tejo – Lisboa, Portugal
Museu Nacional do Azulejo
Portugal é reconhecido por seus azulejos característicos, e a visita a este museu deixa os visitantes encantados com o desenvolvimento dessa arte na cerâmica. Além de proporcionar um maior entendimento do modo que são feitos os azulejos e as origens dos desenhos, oMuseu Nacional do Azulejo também nos relata a história de Portugal que entrelaça a história dos azulejos, uma das expressões artísticas mais contundentes portuguesa.
Endereço: Rua da Madre de Deus, nº 4 – Lisboa, Portugal
Museu Nacional de Machado de Castro
Criado em 1911, o museu tem mais de cem anos e localiza-se em Coimbra. Foi construído em homenagem ao escultor Machado de Castro, mas abrange diversas expressões artísticas: desde a arqueologia, escultura e joalharia até a pintura, cerâmica, desenho, têxtil e mobiliário. Além da exposição permanente, o museu conta com exposições temporárias e atividades culturais para todas as idades.
Endereço: Largo Dr. José Rodrigues – Coimbra, Portugal
Museu Arqueológico do Carmo
Além de servir como espaço museológico, o local reúne a Associação dos Arqueólogos Portugueses, e está instalado nas ruínas da Igreja do Carmo, que remonta ao ano de 1389. A Igreja foi muito influenciada pelo movimento gótico, mas também recebeu influência de outros estilos ao longo dos anos. Em 1755, Lisboa foi abalada por um terremoto que provocou danos ao prédio, e depois um incêndio destruiu o interior da igreja. No ano seguinte, iniciou-se a reconstrução do espaço seguindo o estilo neogótico, porém, nunca foi terminada – até hoje, o espaço permanece inacabado, como resquício do grande terremoto. O Museu Arqueológico do Carmo foi instalado em 1864, e reúne hoje cerca de mil peças em seu espaço permanente com valor histórico-arqueológico.
Endereço: Largo do Carmo – Lisboa, Portugal
Museu Serralves
Localizado na cidade do Porto, no norte de Portugal, o Museu Serralves é o principal museu de arte contemporânea do país. O Serralves conta com exposições temporárias, programas voltados às crianças, shows, apresentações artísticas, cursos, workshops, debates e muito mais – é um espaço que promove as mais diversas atividades intelectuais. Uma vez por lá, não deixe de conhecer o parque em que o museu se localiza e os três pisos de exposição de arte contemporânea com mais de 4 mil obras que datam da década de 1960 até a atualidade.
Endereço: Rua D. João de Castro, 210 – Porto, Portugal
E aí, qual desses museus você vai visitar primeiro?