Fãs de literatura prestem atenção! Ao redor do mundo, existem diversas casas-museus que dedicam um acervo inteiro a escritores locais. E cada país tem o seu; Portugal com Fernando Pessoa; Rússia, Vladimir Nabokov; República Tcheca, Kafka; e Espanha com Miguel de Cervantes.
Ficou curioso(a) para conhecer esses museus? O Guia da Semana reuniu 10 museus dedicados a escritores famosos ao redor do mundo para você visitar. Confira:
Casa Fernando Pessoa, Portugal
Inaugurada em 1993, a Casa Fernando Pessoa reúne documentos, mobiliário e objetos pessoais do poeta e escritor português. Localizada na capital, Lisboa, a casa também é centro cultural e realiza diversas atividades como oficinas, exposições e leitura dramática. Além dos objetos pessoais, é possível ver uma variedade de obras visuais que tiveram influência do poeta e também estão expostas no museu. Uma outra curiosidade é que a biblioteca particular do escritor agora está disponível online a serviço de todos.
Continua depois da publicidade
Casa Miguel de Cervantes, Espanha
O museu em Valladolid, Espanha, foi uma das casas onde viveu o escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do clássico “Dom Quixote”. O local apresenta a história de carreira e vida do escritor de uma forma cronológica, além de expor mobílias da época e objetos pessoais.
Casas de Pablo Neruda, Chile
As casas dedicadas ao grande escritor e poeta latino Pablo Neruda ficam em diversos pontos do Chile. Ele mantinha três casas: La Chascona, em Santiago; Isla Negra, na cidade costeira homônima e a 96 km de Santiago; e La Sebastiana, em Valparaíso. As três são abertas à visitação e cada uma conta uma história diferente, de distintos períodos da vida do poeta. Vale a pena conhecer as três para aprender mais sobre a história deste mestre da escrita.
Greenway House, a casa de Agatha Christie, Inglaterra
Após ficar famosa com seus livros de mistérios policiais, Agatha Christie comprou esta casa em Devon, a 260 km de Londres. Aberto para visitação em 2000, o museu abriga a coleção particular de livros da escritora, além de objetos e mobílias pessoais, como jogos de tabuleiros, lareira e até um piano de cauda. Além disso, a visita é guiada por áudio, que conta a história da escritora e sua relação com a casa de campo. Fãs de mistérios vão adorar este passeio!
Museu Kafka, República Tcheca
Localizado em Praga, capital Tcheca, o Museu do Kafka é muito visitado e reconhecido. Franz Kafka (1883-1924) é um escritor tcheco muito famoso, responsável por títulos como “A Metamorfose”. O museu localiza-se às margens do Rio Moldava e conta a história da vida e carreira deste escritor. O acervo é dividido em duas partes: a primeira dedicada à relação de Kafka e Praga, e a outra parte é dedicada a contar a Praga fictícia de Kafka. O museu reúne fotografias, documentos, manuscritos e cartas do escritor, além de também contar com uma loja que vende diversos produtos, como livros e biografias. Uma verdadeira imersão no universo da cidade e de Kafka.
Casa de Vladimir Nabokov, Rússia
O escritor russo Vladimir Nabokov nasceu em 1899, em São Petersburgo, na Rússia, e morreu em 1977, na Suíça. A família fugiu do país após a Revolução Russa com planos de voltar, mas nunca mais retornou. Em 1990, a casa onde moravam em São Petersburgo foi aberta para expor objetos da família, como a extensa coleção de livros com mais de 10 mil exemplares. Outra curiosidade do museu é a coleção de borboletas de Nabokov, pois o escritor era fascinado pelo inseto. São desenhos e até borboletas mortas que foram caçadas por ele. Um passeio imperdível para quem for viajar à Rússia.
Museu Charles Dickens, Inglaterra
O centro de Londres é marcado por respirar arte, cultura e literatura. Foi lar de outros escritores ingleses famosos como Virginia Woolf e o poeta William Yeats. Charles Dickens, um dos maiores escritores romancistas da Inglaterra Vitoriana, foi um dos que viveram na região entre 1837 e 1839. No acervo do museu, o visitante pode conferir manuscritos, retratos, edições raras de livros e objetos pessoais, como a escrivaninha onde ele teria escrito “Oliver Twist”. É um passeio muito interessante para os amantes de clássicos da literatura e fãs do escritor inglês!
Museu Edgar Allan Poe, Estados Unidos
O museu dedicado ao escritor Edgar Allan Poe fica em Richmond, em Virgínia, nos Estados Unidos. Embora ele nunca tenha morado no prédio, o museu foi instalado ali para reviver os tempos do escritor na cidade. O acervo do museu reúne objetos pessoais, mobílias, manuscritos, cartas, primeira edições de seus livros e muito mais. Além disso, o museu também retrata a vida do escritor e um pouco sobre a cidade de Richmond no século 19. Entre os objetos mais marcantes estão o piano que pertencia a irmã de Poe, mobília de quando Poe era pequeno, incluindo sua cama, a primeira edição de “O Corvo”, entre outros manuscritos raros.
Casa Ernest Hemingway, Estados Unidos
Localizado numa ilha da Flórida, Key West, fica a casa-museu de Ernest Hemingway, grande escritor americano do século 20. Foi ali que o escritor viveu com sua esposa e filhos entre 1931 e 1940, e que até hoje guarda a mobília original e objetos pessoais da família. A tour guiada leva o visitante a todos os cômodos da casa, como sala de jantar, cozinha, quarto e escritório, contando detalhes da vida do escritor e sua família, assim como a relação dele com suas três esposas. Uma curiosidade da casa é a quantidade de gatos que ali se localizam – dizem ser descendentes dos primeiros gatos da família.
Casa de Mark Twain, Estados Unidos
Localizado em Hartford, a casa e museu Mark Twain foi onde o escritor morou com sua esposa a partir de 1874. O museu foi inaugurado em 2003 e fornece uma experiência inesquecível na vida e carreira do escritor. Você poderá ver os móveis originais restaurados e o jardim belíssimo da casa. Se puder, participe das visitas guiadas que te fornecerão informações aprofundadas do universo do escritor. O local também organiza algumas atividades divertidas e diferentes, como exposições temporárias, minidocumentário, jogos e loja para comprar lembrancinhas.