9 museus que todo amante de história precisa visitar ao redor do mundo
São museus que contam a história da colonização, da pré-história, de dinastias e civilizações antigas.
Foto: ItzaVU / Shutterstock.com I Yaser Alamoudi / Shutterstock.com
Você é um aficionado por história? Gosta de conhecer culturas, línguas e histórias de cada país e do mundo? Fica fascinado ao ler sobre guerras, dinastias, colonização e civilizações antigas? Se sim, você está no lugar certo!
Nosso mundo possui muitas histórias, e o museu é o melhor lugar para conhecer de perto artefatos antigos, objetos arqueológicos, obras artesanais e peças religiosas. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 9 museus ao redor do mundo para amantes de história. Confira:
Museu Britânico - Londres, Inglaterra
O Museu Britânico de Londres é um museu muito importante, tanto por seu tamanho quanto por sua coleção. Abriga uma coleção imperdível da história da humanidade, com 8 milhões de peças como máscaras astecas, moedas do período helenístico, múmias, armaduras de samurais, esculturas egípcias e gregas, além da Pedra de Roseta e partes do Partenon de Atenas. Sensacional né? Você vai sair de lá deslumbrado com tantas peças importantes e com tanta história. O museu é gigante, por isso, prepare-se para gastar algumas horas. Ele possui a maior coleção de objetos egípcios fora do país e é fruto do período de colonização pelo Reino Unido, que colecionou objetos de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Museu de História Natural - Nova York, Estados Unidos
Se você já viu o filme “Uma Noite no Museu” já conhece o Museu de História Natural de Nova York. Foi fundado em 1869 e sempre foi uma das atrações mais visitadas da cidade. Localizado ao lado do Central Park, é um museu enorme, com uma das coleções de fósseis mais vasta do mundo. Você vai se surpreender com os cinco pavilhões temáticos, com peças como minerais, pedras preciosas, meteoritos, roupas e apetrechos de povos da América do Sul, fósseis de dinossauros e muito mais!
Museus Vaticanos - Vaticano, Itália
O Museu do Vaticano é outro que reúne uma coleção impressionante de objetos do mundo inteiro. Sua origem remonta do século 16, quando o Papa Júlio II começou a colecionar esculturas, e seu hobby foi passado entre os papas que continuaram a reunir objetos do mundo inteiro. Seu acervo reúne galerias sobre arte etrusca, egípcia, tapeçarias do século 15 a 17, um conjunto de salas decoradas por Rafael, que inclui a pintura clássica da Escola de Atenas, além de outros museus históricos e etnológicos.
Museu do Ouro – Bogotá, Colômbia
O Museu do Ouro em Bogotá, na Colômbia, é o acervo de ouro mais importante do mundo e é um dos principais museus da cidade. Foi fundado em 1939 e possuía apenas 1400 peças. Hoje, entretanto, seu acervo possui mais de 54 mil peças. São 5 salas de exposições permanentes, que se dividem em um espaço de 13 mil metros quadrados. O museu conta a história da mineração de ouro que foi muito presente no país, explora como o ouro foi importante para a política e religião e traz discussões sobre misticismo, xamanismo e simbologia dos metais. Você vai se impressionar com o acervo e com tanta história que um metal pode possuir.
Museu Egípcio – Cairo, Egito
Já imaginou ver de perto o maior acervo de objetos do Egito antigo? Essa experiência mágica é oferecida em Cairo, no Egito, que guarda segredos e histórias incríveis para descobrir. Fundado em 1902, ele reúne artefatos, como estátuas, pinturas, relevos e elementos funerários, e salas impressionantes, como a das múmias e a da Tumba de Tutancâmon, um faraó menino que foi enterrado numa tumba junto com objetos importantes. Você vai se impressionar com as peças das múmias reais, os tesouros dos faraós e as peças do Império antigo.
Museu do Palácio Nacional - Taipei, Taiwan
Este museu é o Museu Nacional da República da China e reúne milhares de artefatos antigos chineses e obras de arte. O acervo perpassa por vários momentos da história da China em 8.000 anos, desde o Neolítico até a Dinastia Qing, sendo a maior parte da coleção feita por objetos reunidos por imperadores chineses, principalmente das dinastias Song, Yuan, Ming e Qing. Fundado em 1908, é o museu mais antigo de Taiwan – localiza-se na Cidade Proibida e está intrinsecamente ligado com a fundação da China moderna. Treze anos após a fundação da República da China, o último imperador Qing foi expulso da Cidade Proibida e deixou os artefatos antigos no palácio, que depois foi instaurado como museu.
Museu de História Natural - Londres, Inglaterra
O Museu de História Natural de Londres fica localizado em South Kensington, perto de outros museus importantes na cidade. O local abriga uma coleção de história natural muito importante e também é um renomado centro de pesquisa científica. Foi inaugurado em 1881 e reúne um acervo impressionante, além de uma arquitetura delicada, com detalhes que lembram a diversidade biológica do planeta. São 80 milhões de espécies, de micro-organismos a esqueletos de dinossauros, mamutes, baleias e mais! O acervo cobre muitos grupos de plantas, mamíferos, minerais e fósseis, com galerias interessantes como a dos dinossauros e mamíferos gigantes. O museu conta a história da evolução da terra e da humanidade – tudo isso em um passeio ao passado que vai te deixar intrigado.
Memorial do Holocausto - Berlim, Alemanha
O Memorial do Holocausto em Berlim é um local que guarda a memória dos judeus que foram exterminados na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. São 20 mil metros quadrados, composto com mais de 2 mil blocos de concretos, que se assemelham a túmulos. Além disso, no subsolo há um museu que conta toda essa história, chamado de Centro de Informações. Ele lembra as vítimas do regime nazista na Alemanha e todo o território ocupado durante o período através de fotos, documentos, textos, vídeo, mapas e outros elementos audiovisuais.
Museu Arqueológico de Atenas - Atenas, Grécia
O museu arqueológico de Atenas é muito importante na Grécia e retrata partes da história que poucas pessoas conhecem. Seu acervo remonta a pré-história até a Antiguidade, e conta a história da Grécia antiga. O museu foi construído entre 1866 e 1889 para abrigar o acervo arqueológico da Grécia, porém, esteve fechado e com seus tesouros enterrados durante a Segunda Guerra Mundial. O museu só voltou a abrir em 1945, com o final da guerra. São dois andares divididos entre as exposições: coleção da pré-história, esculturas, vasilhas, objetos procedentes de Santorini, objetos feitos de bronze e uma rica coleção de arte do Egito. O passeio é imperdível para quem gosta dos antigos impérios e é fã da Grécia antiga.