7 museus de figuras importantes brasileiras que você precisa conhecer
Casas históricas e museus dedicados a grandes personagens brasileiras da literatura, pintura, futebol, cultura brasileira e mais.
Foto: Jaboticaba Fotos / Shutterstock.com | Su Justen / Shutterstock.com
No Brasil, há museus dedicados a figuras que foram importantes para a história e cultura do país. São pintores, escritores, inventores, jogadores de futebol e escultores que deixaram marcas – e que contam com um cantinho dedicado a sua vida e obra.
O estado de São Paulo é o local que mais concentra estes museus, como a Casa do Portinari, Casa Guilherme de Almeida, Casa do Mário de Andrade, entre outros. Aliás, muitos destes edifícios eram as residências desses personagens, e hoje são tombados e feitos de museu.
Confira 7 museus que homenageiam figuras importantes brasileiras e que merecem uma visita.
Casa Mário de Andrade
O museu foi reaberto em 2015, em São Paulo, na antiga residência do escritor, poeta músico, crítico de arte e gestor cultural Mário de Andrade. O acervo conta uma exposição nomeada “A morada do coração perdido”, que inclui objetos pessoais de Mário, móveis originais da Casa, textos, fotos e vídeos. Além desta, o museu abriga exposições temporárias nos espaços culturais: a biblioteca, a discoteca, a pinacoteca, cinemateca e o teatro de Mário de Andrade. Os amantes de literatura vão amar o museu!
A Casa Guilherme de Almeida localiza-se na cidade de São Paulo, justamente na casa onde morou o homenageado. Guilherme de Almeida era poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista, e fazia parte do movimento modernista do Brasil. O acervo conta com objetos, fotos, biblioteca pessoal do autor, móveis e ainda conta com uma coleção de obras de arte, em sua maioria, oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
O Museu Lasar Segall foi uma iniciativa dos filhos e viúva do pintor, escritor e gravurista brasileiro. Localizado em São Paulo, o museu fica instalado na antiga residência e ateliê do artista. O acervo conta com mais de 3 mil obras de Lasar Segall, doados pelos filhos, além de um arquivo pessoal fotográfico que conta com aproximadamente 6 mil itens. Hoje, além de preservar a memória e o trabalho do pintor, o museu proporciona atividades culturais como visitas educativas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e literatura, um cinema e uma biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
Alberto Santos Dumont era inventor, esportista e aeronauta brasileiro, responsável por criar os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina do mundo. Construído em 1918, a casa fica localizada na cidade de Petrópolis, e parece um chalé estilo francês. Com ajuda de um engenheiro, Santos Dumont projetou sua própria casa e a apelidou de “A Encantada”, num projeto minimalista, sem luxo nem excessos.
Seu acervo possui objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete. No anexo da casa, há o Centro Cultural 14 Bis onde há exposição de vídeos e maquetes táteis sobre a vida do inventor. Hoje, o museu é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e vale muito a visita.
Museu Felícia Leirner
Felícia Leirner é escultora, nascida na Polônia, mas que veio viver no Brasil até sua morte. O Museu Felícia Leirner, localizado em Campos do Jordão, reúne obras da artista figurativa que mistura elementos antropológicos e zoomórficos. O museu é dividido em suas fases da carreira: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982), e as esculturas foram esculpidas em bronze, cimento branco e granito. Um passeio tranquilo para quem visita a encantadora Campos do Jordão.
Museu Pelé
O Museu do Pelé encontra-se em Santos, São Paulo, e apresenta a trajetória do rei do futebol, Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. No acervo, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, que traçam a história de carreira do esportista. Além disso, o museu faz uma linha do tempo, que começa na infância de Pelé, no interior paulista, até sua chegada ao Santos Futebol Clube e a estreia na seleção brasileira. Os fãs de futebol vão adorar conhecer este museu!
Museu Casa de Portinari
Localizado em Brodowski, interior de São Paulo e cidade natal do pintor, o Museu Casa de Portinari fica em sua casa de infância, e conta toda a história do artista desde sua juventude. Por ali, é possível ver os afrescos experimentais do pintor nas paredes de sua própria casa, uma réplica dos cômodos e móveis antigos e uma capela toda decorada com pinturas do artistas no quintal. Ainda conta com uma loja que vende lembrancinhas.
E aí, qual desses museus você vai visitar primeiro?