Museus ao redor do mundo para amantes de ciência e tecnologia
São museus interativos sobre computadores, invenções, física, astronomia e mais.
Foto: Nonnakrit / Shutterstock.com I Anton_Ivanov / Shutterstock.com
Você é aficionado por ciência? Gosta de ver filmes de época e de entender a história das maiores invenções, como os transportes, computadores e telefone? Ou, ainda, gosta de física e astronomia? Se você se identificou com alguma dessas perguntas, saiba que ao redor do mundo há opções de museus para todos os tipos de cientistas. Isso mesmo, desde os entusiastas aos mais avançados.
São museus que reúnem acervos impressionantes sobre a evolução da sociedade até o momento, e também que discutem o rumo das novas tecnologias. Ficou curioso(a) para saber mais? O Guia da Semana fez um roteiro dos melhores museus sobre ciências e tecnologia ao redor do mundo para você visitar. Confira:
Ontario Science Center, Canadá
Localizado em Toronto, no Canadá, o Ontario Science Center é um museu que mistura ciência e tecnologia em exposições interativas superdivertidas. As crianças vão adorar, mas os adultos também irão se encantar e aprender mais sobre física, música e sobre o corpo humano. O lugar é enorme, por isso, reserve um tempo para conhecer tudo com calma e se aventurar nas atividades interativas.
Continua depois da publicidade
The Tech Museum of Innovation, Estados Unidos
Localizado na Califórnia, no Vale do Silício, O The Tech Museum of Innovation, ou apenas The Tech, trata de diversos assuntos relacionados à tecnologia, design, energia e até genética. A experiência do museu é única, e proporciona um aprendizado através da interatividade. Você vai entender o poder da tecnologia, poderá criar novos robôs, entenderá mais sobre recombinação genética e sobre energia alternativa. Outro destaque do museu é a Silicon Valley Innovation Gallery, que mostra como o Vale do Silício modificou as comunicações, a criatividade e o pensamento humano.
Computer History Museum, Estado Unidos
O Computer History Museum localiza-se na Califórnia, nos Estados Unidos, e tem como intuito demonstrar a evolução dos computadores e seu impacto na sociedade. São 90 mil itens que se dividem em fotografias, filmes, documentação e software. Entre os objetos mais interessantes, estão os primeiros computadores: Cray-1, Cray-2, Cray-3, o Neiman Marcus Kitchen Computer e um Apple I. São três mostras principais: marcos da história da computação, a história dos programas e computadores dedicados ao xadrez e as invenções e pessoas do Vale do Silício.
Museu Espacial de Hong Kong, China
O Museu Espacial de Hong Kong é um museu sobre astronomia e ciência espacial, e foi inaugurado em 1980. A estrutura do prédio já se diferencia, pois é uma redoma. O local também contém o planetário de Hong Kong, e ensina sobre o sistema solar, cosmologia e viagem no espaço. Este passeio é para todos que têm curiosidade em saber mais sobre os mistérios do espaço – para os pequenos que já sonharam em ser astronautas. E mais: a diversão é garantida, pois a exposição é toda interativa!
Museu de Ciências de Londres, Inglaterra
O Museu de Ciências de Londres é uma atração muito visitada na cidade e possui um acervo impressionante. São mais de 300 mil inventos que determinaram a história de humanidade. O museu agrada muito as crianças mais curiosas, pois ele é todo voltado à interação dos visitantes com os objetos tecnológicos e científicos de modo divertido. Foi inaugurado em 1857 para unir alguns objetos da Grande Exposição de Londres de 1851 com a coleção da Real Sociedade de Arte. Alguns dos objetos mais impressionantes que você irá encontrar por lá são a máquina de vapor de Newcommen (1712), a máquina calculadora de Babbage (1832) e o módulo de mando de Apollo X (1969). Não deixe de visitar!
Museu ArtScience, Singapura
O Museu de ArtScience, como seu próprio nome já indica, mistura arte e ciência. A exposição permanente do museu se chama “Future World”, e relaciona arte, ciência, tecnologia e cultura em vários cenários interativos e com muitos elementos audiovisuais. A exposição provoca várias discussões, principalmente sobre a nossa relação com o meio ambiente, a sociedade e o universo. Além desta, o museu recebe exposições temporárias sempre muito interessantes das mesmas temáticas. É um passeio que provoca reflexões!
Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai, China
O Museu de Ciências e Tecnologia de Xangai é um museu muito divertido, interativo, em que crianças e adultos vão se impressionar com as exposições. A exposição é dividida em três espaços: mundo dos robôs, animais do mundo e pesquisa espacial. No mundo dos robôs, você pode jogar gomoku com um robô, cantar em um karaokê enquanto outro robô toca piano ou ver um robô-pintor pintando um retrato seu. No animais do mundo, você consegue ver animais dissecados de plástico. Já na área de pesquisa espacial, você consegue fazer alguns experimentos relacionados ao espaço, como experienciar a falta de gravidade ou fazer exercícios como astronautas.
Museu Alemão da Tecnologia, Alemanha
Localizado em Berlim, na Alemanha, o Museu Alemão de Tecnologia é um passeio perfeito para descobrir a história da ciência mundial. O acervo reúne invenções incríveis que modificaram o rumo da sociedade – como aviões, barcos, trens, uma antiga fábrica de cerveja, uma ferraria e moinhos de água e de vento. O museu foi fundado em 1982 e possui espaços dedicados à navegação e ao mundo aeronáutico, mas também mostra objetos relacionados à tecnologia da fotografia e da indústria têxtil.
MAAT, Portugal
MAAT significa Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, e localiza-se em Lisboa, capital de Portugal. O museu está sempre recebendo exposições nacionais e internacionais que trazem questões e tendências contemporâneas para discussão, divididos nas quatro grandes salas no museu. Recebe diversas exposições temporárias das temáticas de artes, arquitetura e tecnologia com curadoria de artistas, arquitetos, filósofos e pensadores contemporâneos.
E aí, qual destes museus você ficou com vontade de conhecer?