10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online
Já se imaginou no topo de uma montanha com mais 8 mil metros de altitude?.
Fotos: Shutterstock
Nosso planeta é repleto de locais surpreendentes, que espantam o olhar e despertam a imaginação. Se você é um turista aventureiro, provavelmente já cogitou fazer (ou já fez) trekking por áreas montanhosas.
Algumas são trilhas fáceis de fazer, enquanto outras pedem equipamentos adequados e muita coragem. A real é que as montanhas mais altas do mundo, escondidas entre cordilheiras, inspiram medo e admiração entre os alpinistas. A boa notícia, porém, é que hoje em dia é possível admirar esses locais únicos virtualmente.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 11 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online. Confira:
ACONCÁGUA, ARGENTINA
Um ponto incrível da natureza argentina é a montanha Aconcagua, ponto mais alto do ocidente e também do hemisfério sul. Trata-se da montanha mais alta fora da Ásia – tema nada menos do que 6.961 metros de altitude. Ela está localizada na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, a apenas 15 quilômetros da fronteira internacional com o Chile. Se você quiser ter a visão de um alpinista, não deixe de conferir o mirante no street view. Você vai se impressionar!
Milford Sound é um dos principais pontos turísticos da Nova Zelândia e não é por menos, pois a aventura é garantida! Trata-se de um fiorde ao sul do país formado pelo degelo das montanhas e ação dos ventos. Encontra-se no segundo ponto mais pluvioso do mundo e seu ponto mais alto é o Pico Mitre, a 1.692 metros de altitude. Através do street view, é possível ter uma visão maravilhosa desta beleza natural.
Localizado nos Alpes Julianos, a cadeia de montanhas mais alta da Eslovênia fica no Parque Nacional do Triglav, o único parque nacional do país. O nome do local deriva do pico mais alto entre suas montanhas, o pico Triglav, com 2.864 metros de altura. Altamente preservado, o parque possui 880 km quadrados de extensão. Do seu ponto mais alto, é possível ter uma visão panorâmica de toda esta vegetação encantadora.
Localizado na Rússia, o Monte Elbrus é um antigo vulcão desativado, classificado como a montanha mais alta da Europa! O pico fica nas Cordilheiras do Cáucaso, perto da fronteira com a Geórgia. Uma curiosidade interessante deste monte é que os antigos gregos acreditavam que o local era onde Prometeu havia sido acorrentado por Zeus, após uma traição (segundo seu mito).
Com altitude de 3.724 m, o Monte Cook (em inglês) ou Monte Aoraki (em maori) encontra-se no centro da ilha sul e é um lugar popular entre os turistas e aventureiros; afinal, é o ponto mais alto de toda a Nova Zelândia! No parque nacional, você poderá caminhar entre as trilhas e apreciar as enormes montanhas de gelo ao redor.
A K2 é a segunda maior montanha do mundo, após o Monte Everest. Fica localizada na cordilheira de Caracórum, na fronteira entre China e Paquistão, e soma um total surpreendente de 8.614 metros de altitude. Dentre as montanhas de 8 mil metros, ela é a terceira com maior mortalidade entre os alpinistas, somando 77 mortes. Apesar de ser extremamente de difícil acesso, houveram 330 expedições bem-sucedidas, que trouxeram imagens lá do topo para o Google Street View, e assim podemos ver essa paisagem magnífica direto de casa.
O Monte Olimpo é a montanha mais alta da Grécia, com 2.917 metros de altitude. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salonica, a segunda maior cidade do país, próximo do mar Egeu. Na mitologia grega, o Monte Olimpo é a morada dos 12 deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Ficou curioso? Dê uma olhada pela tour virtual para ter essa visão incrível!
Blue Mountains é o destino ideal para quem gosta de trilhas em floresta tropical. Trata-se da cordilheira mais alta da Jamaica, na qual seu pico chega a 2.256 m de altitude - de onde é possível avistar até a Ilha de Cuba! Os visitantes podem acessar o local através de uma trilha com paisagens maravilhosas e vistas incríveis.
Localizado na Tanzânia e junto à fronteira do Quênia está o monte Kilimanjaro, o ponto mais alto da África, com uma altura de 5.895m. Trata-se de um antigo vulcão coberto por neve, que contrasta com a paisagem da savana local. O monte fica dentro de uma área preservada, num parque nacional, inscrito como Patrimônio da Humanidade. O parque possui uma fauna rica, incluindo espécies ameaçadas de extinção, e uma floresta típica do bioma. Dê uma olhada nesta beleza natural!
O Monte Fitz Roy ou Cerro Chaltén é uma incrível montanha localizada entre a fronteira do Chile e da Argentina, localizada na região da Patagônia. Ali, há um mirante que permite uma visão maravilhosa dos arredores, por isso, muitos alpinistas seguem pela trilha até o Monte Fitz Roy. O seu nome é uma homenagem a Robert FitzRoy, capitão do HMS Beagle, navio que levou Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo.