7 maravilhas naturais para visitar no Oriente Médio
Região guarda desertos intermináveis e formações rochosas que parecem desafiar as leias da física.
Foto: Shutterstock
O Oriente Médio pode até ser mais famoso por suas cidades milenares ou pela gastronomia da cultura árabe, que se espalhou pelo mundo, mas o que muitos não sabem é que essa região entre a Europa, a África e Ásia Central guarda espetaculares maravilhas naturais, que incluem praias únicas no mundo e desertos de dunas que parecem ser infinitas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 maravilhas que vão te convencer a visitar o Oriente Médio. Confira:
Rub’ al Khali | Emirados Árabes, Omã, Arábia Saudita e Iêmen
Localizado principalmente nos Emirados Árabes, mas também abrangendo partes da Arábia Saudita, de Omã e do Iêmen, o Rub' al-Khali é a maior área continua de areia do mundo, e faz parte do gigante Deserto da Arábia, que já serviu de cenário para filmes como Star Wars e Sex and the City 2. Apesar de ser conhecido como o quarto vazio, graças ao fato de que nada se desenvolve ali, suas maravilhosas dunas de areia merecem uma visita.
Continua depois da publicidade
Wadi Rum | Jordânia
O Wadi Rum, ou Vale da Lua, é um dos principais cartões postais da Jordânia, e não é para menos. As belas formações rochosas ilhadas em meio a quilômetros e quilômetros de areia laranja conquistam qualquer um. Toda a região é um patrimônio da UNESCO e ela tem sido habitada há cerca de 12 mil anos. Ali foram gravados filmes como Perdidos em Marte, no qual o personagem interpretado por Matt Damon é abandonado no Planeta Vermelho, além de outros famosos como Star Wars: Rogue One.
Badab-e Surt | Irã
Localizado na região norte do Irã, Badab-e Surt é um sítio natural a 95 quilômetros da cidade de Sari. O lugar ficou famoso por seus diversos terraços de travertino, uma rocha calcária porosa, de cor amarelada. Essa maravilha natural foi criada ao longo de milhares de anos graças a duas fontes termais que estão constantemente liberando água rica em minerais que garantem a cor.
Mar Morto | Israel e Jordânia
Não se pode visitar a Jordânia ou Israel e deixar de visitar o Mar Morto. O lago de água salgada é famoso por ser o ponto mais baixo da superfície terrestre — 431 metros abaixo do nível do mar — e por ser tão salgado que o sal torna impossível afundar ali. Mas, para além dessas curiosidades, é também uma incrível maravilha natural que, cravada aos pés de penhascos, é capaz de encantar qualquer um. Vários lugares às suas margens possuem opções de hotéis e infraestrutura para turistas.
Socotorá | Iêmen
Socotorá, no Iêmen, é um arquipélago perdido em meio ao Mar Arábico. Graças ao seu isolamento, suas ilhas têm uma grande quantidade de espécies únicas. Uma delas, que atrai muitos turistas, é a peculiar árvore Dracaena cinnabari, que está espalhada por todos os cantos. Como se a aparência já não fosse esquisita o suficiente, saiba que seu nome pode ser traduzido para árvore de sangue de dragão, devido a sua cor avermelhada. Além disso, a ilha também tem paisagens incríveis e praias paradisíacas.
Capadócia | Turquia
A Capadócia é certamente o primeiro destino que vem a nossa cabeça quando pensamos em voar de balão, e certamente há um motivo para tal. Sua paisagem milenar formada por torres de pedra vulcânica que parecem torres de castelos e por vinhedos e vales verdejantes ao redor proporcionam uma sensação de contos de fadas. As estruturas humanas, como as simpáticas casas e igrejas em meio às pedras, completam a experiência única.
Deserto Branco | Egito
O nome do Deserto Branco, no Egito, também conhecido como Farafra, diz tudo. Suas dramáticas paisagens são formadas por enormes dunas de areia branca e maravilhosas formações rochosas, incluindo pedras em forma de cogumelo — também brancas. Lá, você aprende que existem, de fato, muitos tons de branco. A área é protegida, mas você pode visita-la em rotas específicas.