12 surpreendentes maravilhas naturais para conhecer na América do Sul
De geleiras a praias paradisíacas: por aqui você encontra de tudo.
Foto: Shutterstock
A parte continental da América do Sul tem 12 países e uma zona especial pertencente à França. Esses 13 territórios colecionam um enorme número de maravilhas naturais, que vão de rios e lagos que mais parecem o mar a fascinantes geleiras tão grandes que possuem até cavernas – isso sem falar das praias, montanhas e cachoeiras.
Para inspirar sua próxima viagem pela nossa enorme porção do continente americano, o Guia da Semana listou 12 maravilhas naturais que você precisa conhecer na América do Sul. Confira:
Salar de Uyuni | Bolívia
O deserto de sal da Bolívia, Salar de Uyuni, é uma incrível obra da natureza e uma das principais atrações turísticas do país. Localizado na região de altiplano da Cordilheira dos Andes, é considerado o maior deserto de sal do mundo, contando com mais de 10 mil quilômetros quadrados no sul do país. Em épocas mais úmidas, quando o chão está molhado, ele se torna um grande espelho e garante paisagens espetaculares que você dificilmente vai encontrar em outro lugar.
Continua depois da publicidade
Santo Ángel | Venezuela
A Ángel está localizada no Parque Nacional Canaima, no Estado de Bolívar, próximo ao município de Gran Sabana. Assim como as Cataratas do Iguaçu, a queda é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Apesar de não impressionar por volume de água, impressiona por sua altura, afinal é a mais alta queda d'água do mundo, caindo 979 metros antes de atingir o solo. A região ao redor também vale a pena, tanto pelo volume do rio quanto pela densa flora. Esse é considerado um passeio imperdível para quem visita a Venezuela.
Rio Amazonas | Vários países
Não é difícil entender porquê o rio Amazonas é um dos mais famosos do mundo. Apesar de ser mais comumente associado ao Brasil, o Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e passa pela Colômbia antes de cruzar a região norte do nosso país e desaguar no Atlântico. Ainda que nem sempre seja considerado o mais extenso — há divergências quanto à sua nascente — é de longe o mais volumoso. É possível navegar de barco por ele enquanto se admira a tão fantástica floresta Amazônica, com paradas em cidades cosmopolitas como Manaus. Não deixe de contratar serviços que vão te ajudar a explorar a região e garantir hospedagem em meio à selva.
Ilhas Galápagos | Equador
As ilhas Galápagos são um dos destinos mais famosos do mundo e mais procurados por aqueles que amam a vida selvagem. Esse Patrimônio Mundialda UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a teoria da evolução. O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra, e de lá você pode partir para a exploração de sua ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos. Para além dos animais, as vistas, por si só, já bastariam: incríveis montanhas em meio a águas de cor cristalina e praias de areia branquinha.
Monte Roraima | Brasil, Guiana e Venezuela
Na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é certamente uma das maravilhas naturais imperdíveis do nosso continente. Com uma altitude de mais de 2800 metros, o monte chama atenção pelo seu formato, com um topo reto, que parece uma mesa, algo bastante comum na região das guianas. Ele fica dentro do Parque Nacional Canaima, no lado venezuelano, e do Parque Nacional do Monte Roraima, no lado brasileiro. Ambos possuem incríveis trilhas e paisagens espetaculares. Porém, para subir no monte e apreciar a vista lá do alto, é preciso entrar na Venezuela. Por lá, você ainda encontra uma série de cavernas.
Lago Titicaca | Bolívia e Peru
É verdade que a Bolívia não tem mar, mas tem um lugar que certamente substitui o gigante oceano: o Lago Titicaca, a cerca de uma hora de La Paz, a capital boliviana. Ele é considerado o maior lago navegável do mundo inteiro, com mais de 8 mil km de extensão. Seu tamanho é tanto que ele está em dois países diferentes: a Bolívia e o Peru. São mais de 40 ilhotas e diversas praias onde é possível nadar e tomar sol, além de visitar sítios históricos e até tradicionais ilhas artificiais. Estando lá, não deixe de conhecer a Isla del Sol, uma das mais visitadas da região.
Cataratas do Iguaçu | Brasil e Argentina
O Brasil divide essa maravilha natural com a Argentina. O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre o Paraná até a cidade de Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Misiones, no lado argentino. Ali, toda a água do rio forma o maior sistema de cataratas do mundo: as inacreditáveis Cataratas do Iguaçu. O nome vem do Guarani: y significa água e ûasu significa grande. Para ver as cataratas, você pode entrar a pé nos parques de preservação, tanto pela parte argentina, quanto pela brasileira. Também é possível fazer um passeio de barco perto das quedas ou apreciar a vista única de helicóptero.
Cânion Colca | Peru
O Grand Canyon pode ser o mais famoso, mas certamente não é o único da América, e no sul do Peru você encontra o Colca, que realmente vale a visita. Esse maravilhoso e verdejante desfiladeiro em meio aos Andes fica no estado de Arequipa. Para além de paisagens espetaculares, o passeio garante encontros com a fauna local — incluindo as famosas lhamas —, e com povoados de raízes pré-colombianas. Enquanto o Grand Canyon tem quase dois mil metros de profundidade, o Colca chega a ter mais de três quilômetros em suas regiões mais profundas!
Aconcágua | Argentina
Aconcágua é a montanha mais alta da Cordilheira dos Andes e do mundo, fora da Ásia. O seu pico nevado, a quase 7 mil metros de altitude, é muito popular entre trilheiros e amantes de escalada, e certamente garante vistas únicas dessa cordilheira tão espetacular. Caso isso não seja suficiente, saiba que ele está localizado na popular província argentina de Mendoza, um paraíso para os amantes de neve e vinhos.
Deserto do Atacama | Chile
O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que o visitam. Não é à toa, afinal esse é o deserto mais árido do mundo — algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva. As regiões mais populares estão no Chile, mas ele se estende também pela Argentina, o Peru e a Bolívia, e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados. Uma ótima opção de hospedagem por lá é a famosa e cênica cidade de San Pedro de Atacama.
Glaciar Perito Moreno | Argentina
A apenas 80 quilômetros da cidade de Calafate, na província de Santa Cruz, fica o Parque Nacional Los Glaciares, onde você encontra o famoso Glaciar Perito Moreno, que tem cerca de 60 metros de altura e 5 quilômetros de comprimento. Existem pontos de observação especiais, de onde você pode apreciar a beleza do glaciar a apenas 200 metros de distância. O parque, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO, tem mais de 300 geleiras, além de trilhas de caminhada, lugares para escalar e paisagens naturais que não parecem ser de verdade.
Torres del Paine | Chile
O Parque Nacional das Torres del Paine é um dos destinos turísticos preferidos no Chile e um lugar imperdível para quem visitar a Patagônia chilena. Lá, você encontra de tudo: montanhas, rios, lagos, bosques, geleiras e os famosos guanacos, os primos das alpacas e lhamas. As torres que dão nome ao parque são o cartão-postal da Patagônia chilena, e não é difícil entender o porquê, afinal o local garante paisagens espetaculares. A dica é se hospedar em Puerto Natales, uma belíssima cidade que funciona como entrada para o Parque. Uma boa dica é ter uma barraca em mãos.