10 surpreendentes maravilhas naturais para conhecer na América do Norte
Confira uma lista de destinos perfeitos para amantes de ecoturismo.
Foto: Shutterstock
Os Estados Unidos são famosos por muitos motivos, mas suas maravilhas naturais nem sempre estão entre eles. O país, no entanto, possui um grande número de verdadeiras obras da natureza, incluindo cavernas, cachoeiras, vulcões e grandes montanhas que parecem ter saído de filmes de ficção científica. Os países vizinhos, Canadá e México, também não ficam atrás e com certeza merecem uma visita.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 fascinantes maravilhas naturais para você conhecer na América do Norte. Confira:
Grand Canyon | Estados Unidos
Certamente o cânion mais famoso do mundo, o Grand Canyon também está entre as paisagens mais incríveis do mundo. São 446 quilômetros de extensão e 29 quilômetros de largura, e algumas regiões chegam a atingir 1600 metros de profundidade. Existem diversos pontos de turismo dentro do Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, que engloba grande parte do cânion, e eles organizam diversos tipos de visita — desde passeios de mula por trilhas apertadas até rafting nas corredeiras do Rio Colorado.
As Cataratas do Niágara são certamente mais famosas mundo afora que as do Iguaçu, mas não são tão impressionantes quanto. Tanto é verdade que Eleanor Roosevelt, então primeira-dama dos Estados Unidos, alegadamente deixou escapar a famosa frase “Pobre Niágara!”, quando visitou as nossas cataratas. Mesmo assim, vale a pena entrar em um barco e passear ao lado das quedas de mais de 50 metros de altura que, ao contrário das do Iguaçu, se destacam por estarem em meio a uma paisagem urbana.
Junto ao Yellowstone, o Yosemite é um dos mais famosos parques nacionais dos Estados Unidos. Entre os motivos está a grande variedade de paisagens naturais, incluindo verdes planícies e brancas paisagens gélidas. Seu destaque, entretanto, fica por conta de seus recordes: a mais alta cachoeira do país, Yosemite Falls, e o maior monólito de granito contínuo do mundo, o El Capitán.
O glaciar Mendenhall é uma enorme geleira com cerca de vinte quilômetros de comprimento localizada no vale de Mendenhall, no sul do Alasca. Ainda que as trilhas para apreciação da geleira já valham realmente a pena, o seu principal atrativo são as cavernas de gelo que você pode explorar, acompanhado de um guia. Os arredores da geleira também possuem atrativos interessantes, como a Nugget Falls, uma bela cachoeira que sai da geleira Nugget.
O Copper Canyon, ou Barrancas del Cobre, no estado mexicano de Chihuahua, é ainda maior que o famoso Gran Canyon, um pouco ao norte, mas consideravelmente mais inacessível. Um bom jeito de chegar lá é de trem, a bordo do famoso Ferrocarril Chihuahua Pacífico — e a viagem certamente vale a pena. A paisagem composta por montanhas dramáticas e avermelhadas, vegetação esparsa e alguns cactos parece ter saído diretamente de filmes de velho oeste.
O Vale da Morte, na Califórnia, é uma área de extremos climáticos, atingindo algumas das temperaturas mais altas do mundo no verão. Por lá, você encontra espetaculares montanhas vermelhas e dunas que compõem algumas das paisagens mais incríveis do país. Além disso, é casa de um fenômeno muito peculiar: as rochas deslizantes de Racetrack Playa, que acontece especialmente no lago seco conhecido como Recetrack Playa. A planície está lotada de pedras — algumas que chegam a pesar centenas de quilos —, que se movem por metros e deixam rastros por onde passam.
O Banff National Park fica localizado em Alberta e é um dos parques nacionais mais populares do Canadá. O incrível lago Moraine (foto) atrai muitos amantes da natureza que buscam um lugar incrível para relaxar. Além do lago que já valeria a pena por si só, o parque possui também trilhas e cachoeiras cercadas pelas Montanhas Rochosas Canadenses. A dica é visitar o local durante o verão, quando as temperaturas estão mais agradáveis para a prática de esportes aquáticos.
O Antelope Canyon fica localizado no Arizona, nos Estados Unidos, e é um fascinante cânion estreito. Para visita-lo, é necessário reservar um tour — você não vai querer se perder em meio aos estreitos túneis de arenito. O passeio é muito buscado por fotógrafos amadores e profissionais, e certamente não é difícil entender o porquê — com boas condições de luz e o equipamento adequado, é possível tirar fotos que dificilmente parecem ser deste mundo.
A Huasteca Potosina é uma sub-região do estado mexicano de San Luis Potosí e um paraíso para os amantes de ecoturismo. O lugar possui uma concentração inacreditável de cachoeiras que parecem de mentira e piscinas naturais ideais para um mergulho, assim como rios perfeitos para a prática de atividades como rafting. Além de trilhas e mirantes, a região também possui cavernas e uma forte cultura maia.
Kauai, no Havaí, é conhecida como a Ilha Jardim, já que 80% do seu território é ocupado por vegetação nativa, o que garante paisagens espetaculares, principalmente de sua costa, e um contato único com a natureza. A ilha possui inúmeras montanhas de cor esmeralda e cachoeiras de contos de fadas, isso sem falar das espetaculares praias banhadas por águas cristalinas. A ilha é uma verdadeira maravilha natural. Um ponto popular e imperdível é a Wailua Falls, uma incrível queda d'água.