13 lugares reais que todo fã de Harry Potter deveria conhecer
Muitos lugares na Inglaterra foram usados nas gravações e costumam atrair os Pottermaníacos.
Harry Potter
Foto: navintar/Shutterstock
Milhões de pessoas ao redor do mundo cresceram junto com a saga Harry Potter, seja vendo os filmes, lendo os livros ou jogando os jogos, vivendo a trama criada pela escritora J.K. Rowling, sempre esperando receber uma carta de Hogwarts ou tentando descobrir algum poder secreto. O fato é que, provavelmente, ninguém recebeu a tão esperada carta, muito menos saiu voando em cima de vassouras por aí. A sorte de todos esses Pottermaníacos é que ainda é possível conhecer e vivenciar muitos lugares que foram usados nas gravações dos filmes ou que se tornaram pontos de encontro mágicos para os fãs da saga.
Sabendo disso, o Guia da Semana listou 13 lugares que todo fã de Harry Potter deveria conhecer. Prepare a vassoura e planeje sua próxima viagem:
Wizarding World of Harry Potter | Orlando, Estados Unidos
O parque temático da franquia fica no Universal Studios, em Orlando, e é uma das vivências mais incríveis para qualquer fã. Você pode visitar Hogwarts e Hogsmeade, experimentar a cerveja amanteigada, comprar sapos de chocolate, feijões de todos os sabores, adquirir uma varinha e se aventurar nas diversas atrações, como a montanha russa Dragon Challenge, o voo do Hipogrifo e a Harry Potter e a Jornada Proibida, que é uma simulação sensacional!
Continua depois da publicidade
The Jacobite | Escócia
Um dos trens mais famosos da Escócia é o mesmo que os alunos pegam para chegar até Hogwarts, no famoso Expresso de Hogwarts. A viagem leva cerca de duas horas e o trem é o único maria-fumaça ainda em operação no Reino Unido. O passeio, além de remeter a várias passagens do filme, também passa por lindos lugares da Escócia. Uma vez conhecida como Estrada para as Ilhas, o Jacobite sai de Fort William e vai até Mallaig, passando por algumas das maiores montanhas da Grã-Bretanha, o lago mais fundo da ilha e seu rio mais curto.
Estação King’s Cross | Londres, Inglaterra
Um verdadeiro fã de Harry Potter não pode ir a Londres e deixar de visitar a Plataforma 9 ¾, de onde os estudantes de Hogwarts pegam o trem para ir à escola. Infelizmente, a plataforma não existe de verdade, mas existe um ponto onde você pode tirar uma foto com um carrinho atravessando a parede, além de uma lojinha com diversos itens da saga que farão qualquer fã gastar muitas libras. A atração fica, claro, na estação King’s Cross, mas não deixe de visitar a St. Pancras International, logo em frente, afinal é dela a fachada que aparece no filme - e não da King’s Cross.
Castelo Alnwick | Alnwick, Inglaterra
Construído no século XI, o Castelo Alnwick,é um famoso castelo inglês. Claro que muitas partes do castelo passaram por efeitos de computações gráficas, mas ele foi usado nos filmes de Harry Potter para filmagens exteriores do famoso castelo de Hogwarts. Os dois primeiros filmes da saga foram filmados lá, e não é difícil reconhecer seu gramado das aulas de voo do primeiro filme.
Loch Shiel | Lochaber, Escócia
Reconhece o local? Ele aparece várias vezes nos filmes da saga. O lago, em Lochaber, foi utilizado nas filmagens para retratar o Lago Negro, aos pés de Hogwarts. A torre que vemos também foi utilizada - no filme, ela representa a Torre de Astronomia da escola.
Black Park | Buckinghamshire, Inglaterra
A famosa Floresta Proibida foi cenário de várias tramas da saga. Proibida para os alunos, a turma de Harry sempre infringia as regras e se aventurava por lá. Se você resolver visitar o parque verdadeiro, o Black Park em Buckinghamshire, pode ficar tranquilo - provavelmente não vai encontrar aranhas gigantes, unicórnios ou outras estranhas criaturas.
Steall Fall | Glen Nevis, Escócia
A Steall Falls, em Glen Nevis, é a segunda cachoeira mais alta da Grã-Bretanha e pode ser vista ao fundo das cenas das partidas de Quadribol. Além disso, foi nesse cenário que Harry derrotou o Dragão Rabo-Córneo Hungaro, durante o Torneio Tribuxo, no quarto filme.
Millenium Bridge|Londres, Inglerra
O quinto filme da franquia passa, em muitos momentos, na cidade de Londres. Uma das cenas mais emblemáticas é quando os comensais da morte destroem a famosa ponte Millenium Brigde. Fique tranquilo, ela ainda está de pé e pronta pra te receber! Inclusive vale muito a pena visita-la, não só pela sua estrutura modernista, mas pela vista sobre o Tâmisa, que é incrível.
Christ Church College | Oxford, Inglaterra
Você se lembra do Grande Salão de Hogwarts? Pois é, ele fica na Christ Church College, na Inglaterra. É lá que acontecem os anúncios de Dumbledore e os jantares dos alunos. A faculdade faz parte da Universidade de Oxford, a mais antiga do mundo, e já foi cenário de vários outros filmes.
The Making of Harry Potter | Londres, Reino Unido
Um dos melhores passeios da lista: visitar o set de filmagem de Harry Potter! Isso mesmo! Muitos cenários foram mantidos, sendo possível ver de perto a casa dos Dursleys, por dentro da Cabana do Hagrid, o salão comunal, entre outros locais. Prepare-se para ser transportado - literalmente - para dentro dos filmes.
Loch Etive | Argyll e Bute, Escócia
No último filme da saga, após escaparem de Gringotes montados em um dragão, Harry, Rony e Hermione pulam dentro do lago Etive, localizado em Argyll and Bute, na Escócia. Perto do local também foram gravadas cenas de As Relíquias da Morte Parte 1, onde Hermione amarra seu lenço em uma árvore, após a discussão entre Harry e Rony.
The Elephant House | Edimburgo, Escócia
O local onde tudo começou! Isso mesmo, neste café foi onde J.K Rowlling começou a escrever toda obra. Não há como fazer um passeio pela Escócia inspirado em Harry Potter sem antes passar por ali. O lugar virou ponto de encontro dos fãs do bruxo mais famoso do mundo.
House of MinaLima
Fundada por dois designers da saga Harry Potter - um deles brasileiro -, a Casa MinaLima, em Londres, é um lugar que expõe diversas das peças que foram desenhadas especialmente para a saga do bruxinho, desde o Mapa do Maroto até livros desconhecidos que apareceram nas prateleiras de Dumbledore. É certamente um passeio imperdível para os fãs.