8 lugares pouco conhecidos no Chile que merecem entrar no seu roteiro
País tem diversos tesouros escondidos e destinos pouco explorados.
Foto: Shutterstock
O Chile é famoso por possuir grande parte do deserto mais seco do mundo – o Deserto do Atacama, as fantásticas paisagens da Patagôniae as cênicas montanhas daCordilheira dos Andes. Mas o país possui diversos outros tesouros escondidos, desde cavernas que parecem de conto de fadas até desertos de sal espetaculares, capazes de conquistar qualquer amante de aventura natureza.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 lugares pouco conhecidos para você colocar no seu roteiro quando for ao Chile. Confira:
Cifuncho
Quem pensa que o Chile não tem praias espetaculares está muito enganado. Localizada ao sul da comuna de Taltal, Cifuncho é um conjunto de quilômetros e quilômetros de areias brancas espetaculares e únicas. Por estar na região do deserto do Atacama, por lá você não vai encontrar nenhuma das vegetações que estamos habituados a ver em nossas praias, e essa paisagem tão peculiar certamente vai te impressionar.
O pequeno Puerto Río Tranquilo ficou famoso por suas maravilhosas formações naturais. A mais conhecida entre elas é a espetacular Catedral de Mármore (foto), uma fascinante caverna formada por milhares de anos de erosão das ondas, responsáveis pelas belas curvas que garantem ao espaço a semelhança com o mármore. As águas coloridas do Lago Carrera destacam ainda mais as cores das paredes. Em dias de águas calmas, é possível alugar um caiaque e navegar por ali.
Futaleufú é uma comuna chilena não muito fácil de ser alcançada, mas chegar lá certamente vale a pena. A região é um ótimo destino para amantes de aventura, principalmente por conta do Rio Futaleufú, considerado um dos melhores para a prática de rafting e outros esportes radicais aquáticos no mundo inteiro. Para aqueles que preferem não se arriscar nas águas revoltas, as paisagens também valem a pena.
Humberstone e Santa Laura são duas cidades chilenas que foram habitadas por mineradores, que trabalhavam em minas de salitre, e suas famílias. Em 1958, ela foi abandonada. Seus prédios, que incluem um teatro, uma piscina e um hotel, permanecem quase inalterados, mas as cidades estão completamente vazias, o que garante um passeio um tanto quanto macabro, ideal para quem curte cidades-fantasma.
Essa ilha no extremo sul do Chile, já mais perto da Antártica do que do Brasil, é famosa por ter as trilhas mais ao sul do mundo. Nem duas mil pessoas vivem na região, mas muitos a visitam para apreciar suas belas e incríveis paisagens, que incluem espetaculares montanhas, conhecidas como Dentes de Navarino, por seu formato, lagos fascinantes e muito mais. Se você gosta de caminhar, esse é o destino certo para você — só tente evitar o inverno se o frio não é a sua praia.
Três horas de avião separam a capital chilena de um dos destinos mais incríveis do Chile. A Ilha de Chiloé é uma enorme ilha na costa central do país e faz parte de um arquipélago com outras dezenas de ilhas menores. O destino é ideal para amantes de paisagens rústicas, história, arquitetura simples e férias de relaxamento e contemplação. A gastronomia, o artesanato e a cultura local são outro atrativo.
O da Bolívia ganha toda a atenção internacional, mas o nosso continente tem alguns outros desertos de sal fascinantes. No Chile, o Salar de Surire garante paisagens únicas, principalmente por conta das simpáticas vicuñas, os animais da foto, primas das lhamas e alpacas, que passeiam sobre o solo branco. A cidade mais próxima é Arica. Uma vez lá, vale a pena visitar também as termas de Pollorquere para tomar um banho em águas termais.
O Chile tem muitas geleiras e, portanto, nem todas recebem a atenção que merecem. Localizado no famoso Parque Nacional Torres del Paine, o Glaciar Grey garante uma paisagem única por conta da enorme ilha rochosa em seu centro, que o divide em dois. É possível chegar até lá de barco ou caminhando – para os mais aventureiros. Ao todo são cerca de seis quilômetros de geleira, além de trinta metros de altura e uma paisagem inacreditável.