12 lugares pouco conhecidos no Brasil que você deveria conhecer
Cansado de ir sempre para os mesmos destinos? Aqui a gente te mostra ótimas alternativas pelo Brasil.
Foto: Shutterstock
Seja por querer explorar lugares novos ou quem sabe fugir dos destinos badalados pelo Brasil, é sempre bom ir a um lugar pela primeira vez e ter mais uma opção de turismo pelo país.
Felizmente, o Brasil conta com diversos destinos incríveis e paradisíacos, que muitas vezes dá de 10 a 0 nos points internacionais – são muitas cachoeiras, montanhas, praias e paisagens naturais que tiram o fôlego até mesmo dos mais viajados.
Para te inspirar a explorar o nosso país e quem sabe descobrir um destino novo para as suas próximas férias, o Guia da Semana fez uma lista com 12 lugares pouco conhecidos no Brasil que você deveria conhecer. Confira:
Foto: Shutterstock
GALINHOS, RIO GRANDE DO NORTE
A charmosa cidade de Galinhos e sua vizinha Galos ficam a apenas 160 km de Natal em um território ainda desconhecido por grande parte dos turistas. Os vilarejos rústicos guardam todo charme e calmaria que só o Nordeste pode te proporcionar. Carros não circulam por lá, fazendo com que o local se torne ainda mais incrível e isolado - o trajeto é feito através de balsa. O farol desativado é um dos charmes de lá, além do pôr do sol irresistível.
Continua depois da publicidade
Foto: Shutterstock
CONDE, PARAÍBA
Parece o Caribe, mas na verdade o lugar da foto é Conde, no litoral da Paraíba. A região é conhecida por abrigar praias de águas cristalinas, sendo o lugar certo para quem quer curtir um cenário paradisíaco sem gastar pequenas fortunas. Com uma paisagem paradisíaca, a Praia de Coqueirinho é a mais famosa da cidade. O cenário é formado por coqueiros e falésias, onde surfistas e banhistas dividem o mesmo espaço
Foto: Shutterstock
ICARAI DE AMONTADA, CEARÁ
A apenas 220 km da badalada Fortaleza está um paraíso de águas cristalinas. Estamos falando de Icaraí de Amontada, pequeno povoado simpático que acolhe muito bem os turistas que procuram sossego e paisagens novas em meio ao litoral cearense. Por lá é possível encontrar de tudo um pouco: desde esportes aquáticos impulsionados pela força do vendo a até mesmo piscinas naturais refrescantes durante a maré baixa. O estilo rústico molda as hospedagens e os poucos restaurantes de lá, sendo um destino perfeito para descansar e curtir a paisagem.
Foto: Shutterstock
POUSO DO CAJAIBA, RIO DE JANEIRO
Se você quer conhecer lugares quase desconhecidos, precisa visitar Pouso da Cajaíba, no litoral sul de Paraty. A Enseada do Pouso, a cerca de 2 horas de barco de Paraty, possui belas praias e uma região totalmente preservada por uma Reserva Ecológica. Dentre essas praias destaca-se a Praia do Pouso da Cajaíba, que possui mais infraestrutura, apesar de ser uma das menores, com pouco mais de 300 metros de extensão.
Foto: Shutterstock
AIURUOCA, MINAS GERAIS
Aiuruoca está localizada no Sul do Estado de Minas Gerais em meio a Serra da Mantiqueira e o Parque Estadual Serra do Papagaio, sendo considerado um destino incrível de ecoturismo no Brasil. Dentre as atrações imperdíveis de lá estão visitas a cachoeiras, grutas, trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Agências de turismo no local realizam tours guiados pelos principais pontos turísticos da região! Além disso, a cidade conta com pousadas e hotéis charmosos no melhor estilo mineiro.
Foto: Shutterstock
ALTER DO CHÃO, PARÁ
Alter do Chão, em Santarém, fica bem próxima a Amazônia e é um dos destinos mais conhecidos da região. Parte de sua popularidade se explica por suas águas doces, que formam a maior praia de água doce do mundo! O local, que recebe águas do rio Tapajós, foi apelidado de Caribe Amazônico. A praia aparece no período de vazante do rio, entre os meses de agosto e janeiro. Por isso, durante o verão, o local se torna um verdadeiro point, atraindo pessoas do mundo inteiro e de diferentes idades.
Foto: Shutterstock
JALAPÃO, TOCANTINS
O Tocantins é aquele destino perfeito para quem gosta de conhecer paisagens naturais, praticamente intocadas pelo homem, e de quebra se surpreender com a beleza e diversidade do Brasil. É lá que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. Comáguas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é o principal destino turístico da região.
Foto: Shutterstock
NOBRES, MATO GROSSO
Nobres, localizado a aproximadamente 130 km de Cuiabá, é um incrível destino de ecoturismo - uma alternativa para aqueles que buscam lugares novos em contramão daqueles batidos! Com grutas inexploradas, cachoeiras, balneários e água em inacreditáveis tons de azul e verde, a cidade de 15 mil habitantes recebe os visitantes com muita hospitalidade. Além disso, o destaque é a Serra do Tombador, que esconde uma infinidade de paisagens de encher os olhos, muitas delas inexploradas.
Foto: Shutterstock
JACIARA, MATO GROSSO
Amantes de aventura precisam conhecer Jaciara, considerada a capital dos esportes radicais da região. A apenas 145 quilômetros de Cuiabá, é para lá que os mato-grossenses vão quando querem praticar canoagem ou rafting, descendo a toda velocidade pelas corredeiras. Como se isso tudo já não fosse suficiente, as paisagens são espetaculares, com diversas piscinas naturais de águas de cor esmeralda e vistas verdejantes de mata nativa, isso sem falar das grutas, cânions e até inscrições rupestres.
Foto: Shutterstock
NOVO AIRÃO, AMAZÔNIA
Novo Airão, a cerca de 180 quilômetros de Manaus, costuma fazer parte do roteiro turístico de quem vai explorar a região. É que lá está um dos passeios mais procurados: flutuante dos botos. A concentração de botos-cor-de-rosa dóceis que interagem com os turistas fez do lugar um sucesso. O destino se torna ainda melhor por ser porta de entrada para dois lugares incríveis: o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú.
Foto: Shutterstock
MORRETES, PARANÁ
A cidade de Morretes foi fundada em 1733 e recebeu a visita de Dom Pedro II! Hoje em dia, quem visita o lugar encontra casarões coloniais, igrejas, ruas portuguesas e muitas histórias. Seu centro histórico é a principal atração da cidade, já que tudo é muito bem preservado - principalmente a natureza. Um dos passeios mais agradáveis que tem para fazer na região é a viagem de trem que percorre o trecho deCuritiba até Morretes e atrai diversos turistas.
Foto: Shutterstock
CAMBARÁ DO SUL, RIO GRANDE DO SUL
Localizada no Rio Grande do Sul, mais precisamente a 980 metros de altura, a cidade de Cambará do Sul se destaca por conta de seu valioso tesouro nacional: imponentes e belíssimos cânions. Cenário de inúmeras novelas brasileiras, o local está caindo no gosto dos turistas que buscam uma viagem incrível em meio a um lugar ainda desconhecido por muitas pessoas. Os cânions de Itaimbezinho e da Serra Geralsão os mais conhecidos por lá.