14 destinos pouco conhecidos para visitar na América do Sul
Buscando um destino novo para suas próximas férias?! Então você precisa ver essa matéria.
Viagem
Foto: Shutterstock
A América do Sul é um dos lugares mais surpreendentes de todo o planeta e muitas pessoas subestimam o lugar por pensar que se trata apenas de pontos turísticos muito visitados. Acontece que existem cidades com uma cultura única e milenar que podem surpreender até mesmo os mais viajados.
Para quem quer conhecer o 'lado B' do continente e descobrir lugares que quase nenhum turista conhece, o Guia da Semana fez um roteiro com 14lugares alternativos para incluir na sua viagem da América do Sul! Confira em nossa galeria:
QUEBRADA DE HUMAHUACA (ARGENTINA)
Quebrada de Humahuaca é um vale estreito e montanhoso de 155 km que cruza o noroeste da Argentina, quase na fronteira com a Bolívia e na mesma direção do Deserto do Atacama. O destino é procurado por quem busca por isolamento e aventura! A região é considerada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco desde 2003 e abriga montanhas multicoloridas e estradas que levam a povoados anteriores aos incas. A variedade de cores que o viajante encontra percorrendo suas altas montanhas forma um visual incrível. O vale é formado por pequenos povoados charmosos, como Purmamarca e Tilcara, que são convidativos aos turistas.
Continua depois da publicidade
CABO POLÔNIO (URUGUAI)
A 260 km da capital Montevidéu, se esconde um vilarejo incrivelmente charmoso e sossegado conhecido como Cabo Polônio. Sem asfalto, luz elétrica, água encanada e internet, o lugar é um paraíso isolado. Com praias paradisíacas, é indicado para quem procura um lugar simples e bonito! Possui opções de hospedagens - como hostels - que oferecem toda infraestrutura necessária para bem atender os turistas. O visual é tão inacreditável que dificilmente você sentirá saudades da energia elétrica.
PUCÓN (CHILE)
Pucón, cidade ao Norte do Chile, guarda um verdadeiro tesouro da natureza: Villarica, o maior vulcão em atividade na América do Sul. Durante o verão, o Lago Villarica se transforma em um dos pontos mais concorridos da cidade, já no inverno, a cidade recebe turistas que buscam esquiar em suas estações de neve. Em qualquer época do ano, o Pucón é a pedida certa para praticar atividades ao ar livre e conhecer lugares bem inusitados.
PARQUE NACIONAL MADIDI (BOLÍVIA)
Você sabia que a Bolívia possui uma parte da incrível Amazônia? Considerado um dos maiores ecossistemas do mundo, o passeio no Parque Nacional Madidi, que se localiza em uma área de quase 2 milhões de hectares, é uma ótima opção para quem gosta de conhecer melhor a natureza. O local abriga picos nevados, bosques nublados, selvas tropicais e savanas, em uma das áreas de maior concentração de fauna e flora de toda a Bolívia, com mais de 730 espécies de animais catalogadas.
BAÑOS (EQUADOR)
A cidade cercada por três vulcões é parada obrigatória para os amantes da natureza! Baños está localizada na província de Tungurahua, na parte central do pais. É conhecida como o “Portão para a Amazônia”, por estar situada às margens do rio Pastaza, na bacia do rio Amazonas. Famosa por suas fontes hidrotermais de água mineral, Baños é também um centro de peregrinação religioso católico.
GALÁPAGOS (EQUADOR)
O Arquipélago de Galápagos é composto por 12 ilhas principais e dezenas de outras menores. Além disso, o destino possui um 'hot spot' de onde sai lava vulcânica, que forma novas ilhotas – essas formações desaparecem com o tempo ou migram para leste, de acordo com a maré. Para somar à singularidade do local, os animais que vivem por lá nunca tiveram contato com animais terrestres – por isso que os turistas conseguem transitar livremente (não são considerados uma ameaça).
SUCRE (BOLÍVIA)
Quem gosta de conhecer cidades históricas não pode deixar de visitar Sucre, considerada a capital institucional da Bolívia. Caminhar por suas ruas é como voltar no tempo onde antigos casarões e igrejas históricas dominavam a cidade. O melhor de tudo é que a maioria das construções possui uma peculiaridade: cores brancas e telhados marrons. Estando por lá, aproveite para conhecer seus museus e aprender um pouco mais sobre a história da cidade. Visitar suas igrejas charmosas também é um ótimo passeio.
HUACACHINA (PERU)
A cidade Hinca no Peru esconde um verdadeiro Oasis! Mais precisamente no bairro de Huacachina, encontram-se dunas com um incrível lago natural. A lenda diz que a lagoa foi criada quando uma jovem princesa foi pega durante seu banho por um caçador e então a piscina se tornou lago, e o véu de suas roupas tornaram-se dunas. É possível andar de buggys - equipados especialmente para esse tipo de passeio pelas dunas -, sandboard e um incrível por-do-sol.
CERRO COLORADO (PERU)
Conhecido como "Rainbow Mountain", Cerro Colorado é uma daquelas atrações surpreendentes que muita gente não conhece, mas deveria. Localizado nos arredores de Cusco, é uma ótima opção de passeio bate e volta para quem não quer gastar tanto. Trata-se de uma montanha com diversas cores, posicionada há mais de 4 mil metros de altitude! Uma trilha de fácil acesso leva os turistas ao monte – é possível estender o passeio e conhecer antigas ruínas Incas, localizadas próximas ao ponto turístico. Para quem não quer preocupações, a dica é fechar o roteiro com alguma agência turística de Cusco.
CUENCA (EQUADOR)
Patrimônio Cultural da Humanidade e dona de um centro histórico em melhor estado de preservação da América do Sul, a cidade de Cuenca, no Equador, é um dos mais belos destinos em todo o país. Localizada a 50 minutos de avião da capital Quito, a cidade guarda inúmeras esculturas históricas e uma arquitetura colonial incrível. É também o ponto de partida para atrações como o Parque Nacional Cajas, uma área de mais de 28 mil hectares com diversas lagoas que podem ser visitadas por trilhas; e a zona rural como Sigsig, área que produz a palha toquilla, utilizada na fabricação do chapéu Panamá.
SAN AGUSTÍN (COLÔMBIA)
O parque arqueológico de San Agustín, na Colômbia, faz parte da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995. Neste parque, há marcas de uma cultura de mais de 3.000 anos! Um dos passeios é a visita ao Bosque de las Estatuas, uma trilha autoguiada que passa por conjuntos funerários, decorados com 39 figuras em pedra que combinam características humanas e animais. Além disso, o parque possui lindas cachoeiras e cânions. Perfeito para quem gosta de contato com a natureza e conhecer uma cultura nova!
SANTUÁRIO LAS LAJAS (COLÔMBIA)
O Santuário colombiano que recebe inúmeros devotos de peregrinação está entre as Igrejas mais bonitas do mundo! Dá para entender o porquê: o Santuário de Las Lajas é de uma beleza extrema, seja pela sua construção seja pelo cenário natural onde está inserido - em cima de uma pedra com 50 metros de altura! O lugar se torna ainda mais incrível já que o rio que passa por baixo do santuário mesclado com as quedas d'água naturais formam uma paisagem de tirar o fôlego.
KULEAP (PERU)
Alguns podem até torcer o nariz, mas o Peru é um dos países sul-americanos mais bacanas para conhecer. Se você se interessa por Machu Picchu, cidade inca, provavelmente deveria conhecer ruínas tão incríveis quanto o local famoso. Estamos falando de Kuleap, cidade de pedra construída por volta de 500 d.C e que abrigou uma civilização chamada de Chachapoyas. O que restou da cidade fica localizado a cerca de 3 mil metros de altura, ao topo de uma montanha, e revela um passado rico em histórias e paisagens inacreditáveis.
CÓRDOBA (ARGENTINA)
Considerada a segunda cidade mais importante da Argentina, Córdoba pode não ser tão famosa como as cidades de Buenos Aires e Bariloche, mas com certeza tem atrativos que merecem a atenção do turismo! Lá, encontramos a clássica e charmosa mistura de dois grandes opostos: o velho com o novo. É que seu centro histórico, fundado por jesuítas no século 17, se mistura com os grandes arranha-céus e edifícios mais modernos.
Veja mais dicas de viagens internacionais no Guia da Semana: