As Ilhas Maurício são um pequeno país no Oceano Índico perto de Madagascar. Além da ilha principal, conhecida como Maurício e cercada por outras bem menores, o país inclui outras três ilhas um pouco distantes: a Rodrigues, a Agalega e a Saint-Brandon. As Maurício foram uma colônia holandesa, depois francesa e depois britânica. Dessa forma, ainda que a língua principal seja o crioulo mauriciano, você vai encontrar pessoas que falam inglês e francês. Hoje, o país é um verdadeiro paraíso, com incríveis paisagens naturais, flora e fauna únicas, um alto índice de desenvolvimento humano e uma deliciosa gastronomia.
Para te inspirar a conhecer esse pequeno paraíso perdido no Oceano Índico, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para visitar por lá. Confira:
Port Louis
A capital do país não poderia ficar de fora. Com menos de 200 mil habitantes, Port Louis não é exatamente o que entendemos por cidade grande, mas tem alguns atrativos para os turistas mais curiosos. Seu principal atrativo é a mistura de culturas únicas do país: por lá você vai encontrar influências europeias, chinesas, africanas, indianas e árabes. O Mercado Central é um passeio imperdível para quem quer experimentar iguarias e levar lembrancinhas. Já o Blue Penny Museum é ideal para quem quer saber tudo sobre Maurício.
Continua depois da publicidade
Île aux Cerfs
Localizada à leste do país, a Île aux Cerfs é uma espetacular ilha de areias brancas e um dos principais destinos para quem visita o país. Ao todo são 87 hectares de praias paradisíacas e vegetação verdejante que vão fazer você se sentir em outro planeta. A ilha também tem bons restaurantes, um famoso campo de golfe e lagoas para serem exploradas.
Parque Nacional Gargantas do Rio Negro
O Gargantas do Rio Negro é o mais popular dos parques de preservação ambiental do país. Localizado no sul da ilha principal, é destino certo para quem curte belas trilhas, com paisagens espetaculares que incluem mirantes únicos e cachoerias espetaculares. Lá você também pode encontrar animais únicos como o falcão de Maurício, uma pequena e simpática ave de rapina.
Trou aux Biches
Trou aux Biches é uma comunidade na costa norte da ilha principal, considerada por muitos a dona de uma das praias mais bonitas do país. O destino é ideal para quem curte mergulhar e admirar a vida marinha, graças a suas águas clarinhas e à biodiversidade do local. Suas praias também são convidativas e uma ótima opção para quem quer curtir um dia tranquilo com a família, em um lugar bonito e de fácil acesso.
Chamarel
Chamarel é uma vila localizada no sudoeste da ilha que concentra um grande número de paisagens cênicas e únicas no país. Uma delas são as Terras de Sete Cores (foto), uma área de grande importância turística que concentra um conjunto de dunas de areia de diferentes cores próximas ao vermelho, marrom, verde, violeta, azul, roxo e amarelo. Além das dunas, lá ficam também as belas Cataratas de Chamarel, que também valem a visita.
Jardim Botânico Pamplemousses
O Jardim Botânico Pamplemousses ou Jardim Botânico Sir Seewoosagur Ramgoolam é considerado um dos mais belos jardins botânicos do mundo e está entre os principais pontos turísticos do país. Acessá-lo é consideravelmente fácil de qualquer ponto da ilha. Por lá você encontra diversas espécies de plantas locais e internacionais. Sua grande estrela é o lago cheio de vitórias-régias (foto), planta nativa da América do Sul.
Eureka
Para saber mais sobre a história colonial das Ilhas Maurício, você precisa visitar Eureka. Esse é o nome de uma mansão colonial perfeitamente preservada localizada em meio a uma fazenda do século 19. O espaço funciona hoje como um museu e é uma ótima opção para quem quer ver como era a vida naquela época. Além disso, fica muito próxima de uma cachoeira, a Ravin, que também vale a pena.
Grand Bassin
Localizada perto de Port Louis, Grand Bassin é um dos lugares mais sagrados para os hindus. O espaço é um lago onde um dia ficou um vulcão, a cerca de 550 metros acima do nível do mar. Às suas margens, está um magnífico templo dedicado ao Lorde Xiva, uma estátua de mais de trinta metros de altura representando a divindade e ainda outros templos menores.
Rodrigues
Rodrigues é uma pequena ilha vulcânica a 560 quilômetros da costa da ilha principal. O destino, de fato isolado, é ideal para quem quer dar um tempo da civilização, entrar em contato com a natureza e relaxar. Além de praias espetaculares e trilhas perfeitas para os amantes de natureza, o destino é ideal para quem quer explorar o melhor da culinária local. Não à toa, Rodrigues é conhecida como as Ilhas Maurício de vinte anos atrás.
Le Morne
Le Morne Brabant é uma península no extremo sul da ilha principal. A paisagem, que inclui um pico de 556 metros de altura, vale a pena por si só, mas o lugar é também um Patrimônio da Humanidade da UNESCO por sua importância cultural, uma vez que foi refúgio para povos escravizados, que se escondiam ali e estabeleceram comunidades em cavernas e aos pés do monte. Além disso, é um ótimo destino para quem curte praticar esportes aquáticos, sendo famoso por suas ondas.