8 lugares incríveis ao redor do mundo para visitar embaixo d'água
Confira uma lista de passeios submarinos para inspirar suas próximas férias.
Fotos: Shutterstock
Conhecer lugares novos, visitar museus, comer em restaurantes de ponta, apreciar estátuas ou explorar ruínas é sempre uma experiência inesquecível. Mas quando tudo isso é feito embaixo da água, essas experiências ganham um caráter mais único e um tanto inusitado — e saiba que você pode, de fato, fazer tudo isso citado acima abaixo do nível do mar.
Pensando em inspirar sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 7 lugares para você visitar embaixo d'água. Confira:
Museu Subaquático de Arte (MUSA) | Cancun, México
Que tal visitar um museu em que, para entrar, você precisa vestir uma roupa de mergulho, colocar um tanque de oxigênio nas costas e mergulhar? Visitantes desse museu, fundado em 2009 em Cancún, podem apreciar mais de 500 esculturas de pessoas em tamanho real. Uma boa notícia é que todas as obras são feitas com um material amigável ao ecossistema oceânico, o que significa que, um dia, ele será tomado pela vida marinha, entre peixes e corais, sem prejudica-los. Para os menos aventureiros, existe a opção de apreciar a galeria subaquática através do fundo de vidro de um barco.
O Caribe é famoso por suas águas, então não é de se espantar que ele tenha mais de uma galeria submarina para você explorar. Localizado peto da costa da ilha de Granada, pertencente ao país homônimo, se encontra o Molinere Underwater Sculpture Park, ou Parque Subaquático da Escultura de Molinere. As esculturas foram feitas pelo britânico Jason deCaires Taylor e o espaço foi aberto para visitação, na baía de Molinere, em 2006. A maior parte das peças à mostra são formas humanas, entre indivíduos solitários e crianças de mãos dadas.
Dentro da área de proteção marítima de Portofino, a 17 metros de profundidade, se encontra uma espetacular escultura do Cristo. A estátua de bronze, de 2,5 metros de altura, foi esculpida em 1954 pelo italiano Guido Galletti, a mando de Duilio Marcante, que teve a ideia depois que um amigo morreu em um acidente de mergulho naquela região em 1947. A estátua, a princípio, pretendia ser uma homenagem, mas acabou se tornando um ponto turístico e inclusive ganhou algumas cópias ao redor do mundo, como na Flórida.
Florida Keys Shipwreck Trail | Flórida, Estados Undidos
Dentro do santuário marinho nacional da região do arquipélago Florida Keys, na Florida, se encontra uma zona conhecida como Shipwreck Trail, onde nove navios históricos naufragados se encontram perdidos em meio a fascinantes corais. É possível mergulhar na região e explorar essa trilha de naufrágios com a ajuda de guias, que também podem contar mais sobre a história de cada embarcação. Algumas regiões são mais próximas à superfície e ideais para os mergulhadores iniciantes.
O Shanghai Ocean Aquarium, em Xangai, na China, pode até parecer um aquário comum, mas possui uma importante diferença em relação a outros aquários ao redor do mundo. Inaugurado em 2002, o enorme aquário possui um túnel de 168 metros de comprimento que adentra o mar, levando visitantes até o recife costeiro, oceano aberto, corais e até cavernas. É o maior túnel do tipo no mundo e é uma ótima opção para quem ama o fundo do mar mas não sabe mergulhar.
Hotel e restaurantes das Maldivas | Ilhas Maldivas
As Ilhas Maldivas são um paraíso para quem deseja experiências embaixo d’água. O país concentra uma enorme quantidade de restaurantes com espaços construídos abaixo da superfície marinha, além do primeiro hotel submarino do mundo, para você pode apreciar a vida subaquática enquanto come ou dorme. O restaurante Ithaa (foto), por exemplo, foi construído cinco metros abaixo do nível do mar com um telhado transparente em forma de arco que garante uma vista 180º dos arredores. O restaurante foi o primeiro estabelecimento do tipo completamente de vidro a ser construído no mar.
Outro lugar onde você pode se hospedar embaixo d’água e dormir com os peixes é o Manta Resort, no arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia. O resort possui apenas um, mas fascinante, quarto submarino. O espaço fica dentro de uma pequena estrutura com três andares ancorada a 250 metros da costa da ilha onde fica o resort. Para chegar até lá, é necessário subir no barco do hotel. O andar onde você chega é um deck fascinante com lounge e banheiro. Uma escada sobe até o terraço, onde você pode tomar sol ou ver as estrelas durante a noite. Já o andar submarino é onde você vai dormir. Graça s a sua localização, em meio a corais, a vida marinha é abundante, e você não vai ficar sozinho.
O inusitado Underwater Post Office, ou, em português, Agência de Correio Submarina, fica próximo à paradisíaca ilha Hideaway (foto), em Vanuatu, na Oceania, e é a única agência de correio submarina do mundo. Você pode, de fato, levar cartas e postá-las lá embaixo. Quando houver um funcionário por lá, uma bandeira estará hasteada, e ele poderá carimbar sua correspondência com um mecanismo especial à prova d’água. Caso não tenha ninguém por lá, você pode deixar seu cartão postal na caixinha de correio. Os correios de Vanuatu garantem que sua carta será entregue, em qualquer lugar.