5 lugares que vão te convencer a explorar o Tocantins
Você já pensou em conhecer o Tocantins? Esses lugares vão te surpreender!.
Foto: Shutterstock
Já pensou em explorar o cerrado brasileiro? O Tocantins, na região norte do Brasil, é um dos lugares mais surpreendentes e únicos do país. Por sua localização privilegiada, fazendo fronteira com diversos estados, seu território é formado por chapadas, planícies infinitas e serras.
Para quem ama natureza e quer fugir dos lugares óbvios, o destino é a pedida certa. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 lugares para conhecer no Tocantins:
PALMAS
Construída em 1989,Palmas, a capital do Tocantins, é uma das cidades mais novas de todo o país e foi planejada para abrigar cerca de um milhão de moradores. Atualmente com cerca de 300 mil habitantes, o local é considerado uma verdadeira 'cidade adolescente'. Com muitas áreas verdes, pouco trânsito e largas avenidas, o destino é a escolha certa para quem quer sossego na hora de conhecer lugares diferentes.
Continua depois da publicidade
JALAPÃO
É em Tocantins que está um dos tesouros mais incríveis do país: o Parque Estadual do Jalapão. Com águas cristalinas, chapadões e um clima único de Savana, o local é um verdadeiro oásis em meio ao cerrado brasileiro. O destino é conhecido por seus Fervedouros, que, em tese, são formações naturais de água provenientes dos lençóis freáticos. Dessa forma, eles estão localizados em meio à natureza e ao redor de muitas árvores, deixando tudo ainda mais incrível! Ao mergulhar nessas piscinas naturais, acontece em um fenômeno incrível: é impossível afundar.
ILHA DO BANANAL
A maior ilha fluvial do mundo fica em Tocantins. A Ilha do Bananal é cercada pelo Rio Araguaia e oferece um ótimo roteiro para quem curtir o lado selvagem do estado. São mais de 25 mil quilômetros quadrados que abrangem os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Por lá, é possível curtir as praias de água doce, praticar pesca esportiva ou simplesmente relaxar com a tranquilidade da natureza.
AURORA
A cerca de 580 km de Palmas está um escondido destino do cerrado brasileiro: Aurora. O nome da cidade se justifica pelo fato da cidade ser aonde o sol chega por último, nascendo mais tarde devido às elevações rochosas das Serras Gerais. Um dos cartões-postais de lá [e o lugar mais procurado pelos turistas] é o Rio Azuis, considerado um dos menores do mundo, que encanta por suas águas de cor turquesa.
NATIVIDADE
A cidade de Natividade, a cerca de 300 km de Palmas, é conhecida por receber grandes festas religiosas como a Romaria de Nosso Senhor do Bonfim e a Festa do Divino Espírito Santo. Os turistas visitam a região em busca de lugares para fugir do óbvio, já que lá estão incríveis conjuntos arquitetônicos tombados e cachoeiras refrescantes, ou seja, oferece um roteiro completo para qualquer tipo de viajante.