Apesar do pequeno tamanho, o destino possui uma boa variedade de atrativos.
Foto: Shutterstock
Cercado pela França e pelo Mar Mediterrâneo, o pequeno Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana, assim como Singapura ou o Vaticano. O país tem apenas 2 km² — o único país menor, no mundo, é o Vaticano — e certamente merece uma visita por quem estiver passando pela França ou o norte da Itália. A língua oficial das quase 40 mil pessoas que vivem ali é o francês, o visto de turismo é dispensado aos Brasileiros e a moeda é o euro.
Para te convencer de que vale a pena passar ao menos um dia explorando o pequenino país, o Guia da Semana listou 8 passeios que você pode fazer por lá. Confira:
Palácio do Príncipe de Mônaco
Construído no século 13, esse incrível palácio é a residência privada da família Grimaldi, a família real do país. Grande parte do palácio não pode ser acessada por turistas, mas você pode fazer uma visita guiada para alguns quartos, onde pode ver móveis luxuosos e incríveis obras de arte. Também é possível assistir à troca da guarda, que acontece às 11h55 da manhã e é um evento imperdível para quem está por lá. Mesmo se você não conseguir fazer nenhuma dessas coisas, admirar o prédio por fora já vale realmente a pena.
Já incrível por fora, na beira de um penhasco, o Museu Oceanográfico de Mônaco foi fundado em 1910 a mando do príncipe da época. Lá dentro você encontra um aquário de seis metros de profundidade que guarda corais e peixes dos mais variados, além de espaços que contam a história da área e muito sobre biologia através de algumas espécies, mostras interativas, fotografias e mais.
Com seu fascinante estilo que remete à belle époque, o famoso cassino Monte Carlo, que ostenta em mármore e ouro, é uma visita imperdível mesmo para aqueles que preferem não apostar suas fichas. Para aqueles que querem tentar a sorte, no entanto, é válido ressaltar o que o espaço está aberto diariamente.
Larvotto é a principal praia de Mônaco. Ainda que não seja a mais bonita da famosa Côte D'Azur — ou seja, o sul da França e Mônaco — ela ainda é parte da Côte D'Azur, o que por is só já justifica uma tarde de sol na praia. Afinal, quem não quer se banhar nas azuis águas do Mediterrâneo?
Construída em 1875 em estilo romanesco e bizantino, a espetacular Catedral de Mônaco é um dos principais pontos turísticos do país - e dada a sua beleza, não é difícil entender o porquê. Apesar de já ser magnífica por fora, vale a pena fazer uma visita à parte de dentro do edifício, que possui mosaicos, estátuas, paredes de mármore e um vitral medieval. Além de ser palco dos casamentos da família real do país, é lá também que eles são sepultados, e você também pode ver seus túmulos.
Monaco-Ville, ou Le Rocher, é a única região do país que manteve a cidade velha original. Passear por lá, portanto, é um passeio imperdível para descobrir como costumava ser o lugar. Para chegar até lá, é necessário subir escadarias que realmente valeriam por si só. Já lá no alto, além de casas, edifícios antigos e muitas árvores, você também vai poder apreciar a incrível vista para o Mar Mediterrâneo.
O Jardim Exótico é, como o nome sugere, bastante exótico. Por lá você pode encontrar a maior coleção de cactus e suculentas do mundo, desde os pequenos até alguns de dez metros de altura, espalhados em meio a pontes, caminhos apertados e escadarias. Por lá você também pode se aventurar na Grotte de l'Observatoire, uma fantástica caverna, e conhecer o Museu de Antropologia, com peças arqueológicas encontradas em Mônaco.
Em Mônaco acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco, e você certamente não vai querer perder. O país é famoso por ser sede de um dos principais eventos da mobilidade de automobilismo mais popular do mundo. Todas as ruas da cidade se fecham para a corrida e o país se enche de fanáticos por carros. O evento costuma acontecer durante quatro dias no fim de maio. Nos outro dias do ano, é possível andar pelo trajeto, que acabou se tornando um ponto turístico.