8 lugares incríveis para conhecer no norte de Portugal
Confira uma lista com alguns dos melhores destinos portugueses.
Foto: Shutterstock
Portugal, apesar do pequeno tamanho, é um país diverso e cheio de segredos. Na região norte, por exemplo, você encontra centros históricos medievais, castelos com mais de mil anos, vinhedos com alguns dos melhores vinhos da Europa, centros urbanos cosmopolitas e paisagens naturais de tirar o fôlego.
Pensando em deixar a sua viagem pelo país lusitano ainda melhor, o Guia da Semana listou 8 lugares imperdíveis para conhecer no norte de Portugal. Confira:
Porto
A famosa cidade de Porto é certamente um destino imperdível. Às margens do rio Douro, Porto encanta por seu fantástico centro histórico, sua comida, seu vinho e os locais, famosos por serem mais simpáticos que a média. A cidade é cheia de vida, arte e cultura, e seus principais atrativos são lugares como a Igreja de São Francisco, o badalado bairro da Ribeira, lotado de casinhas do século 18, e os Jardins do Palácio de Cristal. Não deixe de pegar um teleférico para ver a cidade do alto.
Continua depois da publicidade
Braga
Braga é a terceira maior cidade de Portugal e muitas vezes um ponto de partida para quem quer explorar o norte do país. A cidade, cheia de elegantes ruas apertadas, praças antigas e igrejas barrocas, é famosa por sua Semana Santa, mas vai muito além disso. Seu centro é cheio de bons cafés e restaurantes, inclusive alguns dos melhores do país. Isso sem falar dos bares, cheios de estudantes universitários. Lugares imperdíveis incluem a Sé de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte (foto).
Ponte de Lima
Ponte de Lima é o nome de uma simpática cidade cuja principal atração é, de fato, uma incrível ponte medieval. Por lá você também encontra museus, torres e capelas. O destino enche aos finais de semana, quando portugueses vão para lá para relaxar, mas não deixe de visitá-la em uma segunda, quando um famoso mercado acontece às margens do cênico rio Lima.
Vila Real
Vila Real é uma charmosa cidade universitária cravada na face de uma colina com vista para os rios Corgo e Cabril. Seu centro, com algumas interessantes igrejas, vale a visita, mas seu principal atrativo é o que está ao redor. Por lá, você vai poder explorar o Parque Natural do Alvão e apreciar paisagens cheias de colinas ou visitar a Casa de Mateus, uma elegante casa rural cercada por vinhedos dos mais belos. Não se esqueça de beber o famoso vinho da região.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Se tiver que escolher um parque nacional para visitar no norte de Portugal, escolha o Peneda-Gerês. Indica-se que você dedique três dias de sua viagem para apreciar as belezas naturais da região, que incluem montanhas, rios, vales, riachos e muito mais. Por lá, você vai poder apreciar a vida selvagem, praticar atividades como arvorismo, andar a cavalo e muito mais.
Guimarães
Guimarães é apelidado de o berço de Portugal, isso porque foi lá que nasceu, em 1110, Afonso Henriques, o primeiro rei independente do reino de Portugal. Ainda hoje, a cidade conserva grande parte de sua história por meio de museus e edifícios muito bem preservados. Seu centro medieval mais parece um labirinto de ruas apertadas e algumas de suas praças datam do século 14. Na colina ao lado, você não pode deixar de visitar o Castelo de Guimarães, do século 11. Não à toa, a cidade figura na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.
Rio Douro
O rio Douro nasce no norte da Espanha e corre por 850 quilômetros até o Oceano Atlântico, cortando todo o norte de Portugal. É no país lusitano que ele se torna um popular destino turístico. Passear por ele é se deparar com bucólicas paisagens naturais, pequenas cidadezinhas históricas, igrejas barrocas e cenários cheios de vinícolas — onde você certamente pode parar para provar deliciosos vinhos. O cruzeiro pelo rio também é muito popular e certamente vale a pena.
Viana do Castelo
Localizado na Costa Verde, Viana do Castelo é uma cidade cujo principal atrativo é seu impressionante centro medieval. Outras atrações incluem a orla do rio Lima e até algumas praias nas proximidades. Por lá, você também encontra enormes avenidas do século 19, assim como palácios de estilo rococó. Sua estrela, no entanto, é a catedral neo-bizantina Santa Luzia (foto), no topo de uma colina com vista para toda a cidade. A cidade é também um ótimo ponto para estabelecer uma base e explorar a região.