10 cidades imperdíveis para conhecer no Algarve, sul de Portugal
O sul do país concentra algumas das paisagens mais espetaculares da Península Ibérica.
Foto: Shutterstock
No sul de Portugal, Algarve é uma região que coleciona algumas das mais belas paisagens do país, com espetaculares praias arenosas e formações rochosas naturais. Entre falésias, cavernas e águas de cor turquesa, o destino é também ideal para quem quer conhecer mais da história do país, tanto do período romano, quanto do período mouro ou mesmo da época das Grandes Navegações, que trouxeram os portugueses até o Brasil.
Para te ajudar a explorar o melhor da região, o Guia da Semana listou 10 cidades imperdíveis para você visitar quando estiver por lá. Confira:
Lagos
Apesar de receber muitos turistas, a cidade de Lagos conseguiu manter bastante de sua originalidade e autenticidade. Passear pelo seu centro histórico e pelo seu porto é como viajar à época das Grandes Navegações. Entre seus principais atrativos estão o Castelo dos Governadores, o Forte da Ponta da Bandeira, construído no século 17, e a Igreja de Santo António. Outro ponto imperdível é a Ponta da Piedade (foto), um dos lugares mais lindos da região, com falésias, grutas e outras incríveis formações rochosas.
Faro é um dos principais centros urbanos do Algarve, é lá que os turistas costumam se hospedar para explorar essa região paradisíaca. Frequentemente ignorada como destino turístico em si, a cidade é realmente injustiçada, pois também tem uma boa quantidade de atividades perfeitas para dois ou três dias. Além de seu centro histórico incrível e em geral tranquilo, a cidade fica perto de boas praias e é porta de entrada para o parque nacional Rio Formosa, uma região natural de beleza única, com muitos lagos e casa de diversas aves.
Portimão é uma cidade cheia de história. Entre seus pontos imperdíveis estão o Museu de Portimão, que conta a história do local, a Fortaleza de Santa Catarina, que garante uma vista espetacular, e a Igreja e Colégio dos Jesuítas. Além disso, o local possui ótimas praias e paisagens naturais. A Praia da Rocha, por exemplo, é muitas vezes considerada uma das mais bonitas de Portugal, justamente por unir areia branquinha com águas cristalinas e excepcionais formações rochosas.
Sagres fica na pontinha sudeste do país. A vila é famosa por alguns motivos. Um deles é a espetacular Fortaleza de Sagres (foto), construída no século 15 no alto de incríveis falésias. Além disso, é famosa por ser pacata, sem muitos turistas, apesar de ter ótimas praias quase desertas nas proximidades. O destino também é popular entre surfistas que curtem pegar uma onda nas proximidades do Cabo de São Vicente.
Carvoeiro é certamente uma das cidadezinhas mais bonitas da região, cheia de casinhas brancas no topo de falésias embaixo da qual se encontram praias quase paradisíacas. Sua grande estrela, entretanto, é o famoso Algar de Benagil, uma bela praia que fica dentro de uma gruta, apenas acessível por mar. Não deixe também de visitar alguns monumentos históricos como o Farol de Alfanzina.
Albufeira tem um simpático centro histórico com museus, ótimas lojinhas, bares e restaurantes e até um trem turístico, mas o que realmente leva turistas até o destino são suas incríveis paisagens naturais. A Praia da Falésia, por exemplo, é um passeio imperdível. Com mar tranquilo, a areia dourada fica aos pés de impressionantes falésias. Por lá, ainda estão incríveis mirantes e outras belas praias.
Silves está entre as cidades mais antigas de Portugal. Seu principal atrativo é o incrível Castelo de Silves (foto). Também conhecido como Fortaleza Vermelha, por conta de sua cor, o castelo foi construído entre os séculos 8 e 10 pelos árabes que viviam na região antes de serem expulsos pelos católicos. A cidade também tem igrejas, museus, mirantes e praias que merecem uma visita.
A cidade de Tavira surgiu ainda na época em que os romanos dominavam a região, depois esteve sob o domínio dos árabes e guarda muitas dessas influências em sua história e arquitetura, que é inclusive seu principal atrativo. Para além de passear e se admirar com seu centro histórico, no entanto, vale a pena explorar as suas belezas naturais, que incluem o Rio Gilão, que corta a cidade, e o Pego do Inferno, uma lago natural com uma bela cascata no interior da cidade.
A pequena vila de Aljezur é o destino ideal para quem quer fugir de muitos turistas e movimento. O destino está localizado entre belas montanhas e as águas do mar, o que garante paisagens espetaculares, com direito a praias de areia branca e incríveis falésias. Um de seus principais atrativos é a Praia do Odeceixe, que possui um rio de água doce de um lado e o mar do outro, ideal para surf, tardes com a família e caminhadas.
A cidade de Alte, na região central do Algarve, é uma atração por si só. Com suas típicas casinhas pintadas de branco, a cidade merece um passeio sem rumo. Andando por lá você vai acabar encontrando, por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída no século 13 com um incrível grupo de azulejos em seu interior. Vale a pena sair um pouquinho da cidade para visitar a Fonte Grande, uma região verde ideal para relaxar e com boas opções de restaurantes.