Repleto de história e maravilhas naturais, país merece estar em seu roteiro pelo Leste Europeu.
Foto: Shutterstock
Fora dos roteiros mais badalados do Leste Europeu, a Ucrânia ainda permanece um tanto inexplorada por turistas - que não sabem o que estão perdendo. O país é uma nação rica em cultura e natureza, com um povo muitas vezes acolhedor, ótimos museus, sítios e monumentos que contam a história recente (e nem tão recente assim) do país, além de diversas outras experiências inusitadas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares imperdíveis para visitar na Ucrânia. Confira:
Kiev
A capital ucraniana, Kiev, é uma cidade cheia de edifícios grandiosos adornados com ouro, arquitetura eclética, uma antiga história a ser contada e uma vida noturna que não costuma parar. Não à toa, a cidade é casa para dois Patrimônios da Humanidade da UNESCO: a espetacular Catedral de Santa Sofia de Kiev, templo de arquitetura bizantina e barroca construído no século 11; e o fascinante Mosteiro de Kiev-Petchersk, do mesmo século. Outros pontos turísticos incluem a famosa rua Andriivs'kyi e suas casinhas em estilo art nouveau. A cidade também é popular, já que de lá saem tours para conhecer Chernobyl.
A Usina Nuclear de Chernobyl, a 120 km de Kiev, é famosa pois foi lá que aconteceu o maior desastre nuclear da História, em 1986, quando houve uma explosão em um dos reatores. O governo, à época da URSS, tentou abafar o caso, o que se tornou inviável devido a suas proporções, causando, inclusive, a evacuação de dezenas de milhares de pessoas que viviam na cidade de Pripyat, ali do lado. Desde 2002, é possível visitar a chamada Zona de Exclusão, uma região de 2600 quilômetros quadrados ao redor do ponto onde ocorreu o desastre. Tours guiados costumam sair da capital.
Uma das mais antigas cidades ucranianas, Chernivtsi é um destino elegante e ideal para quem quer descobrir mais sobre a história medieval da região. Um de seus mais cobiçados pontos turísticos é o prédio da universidade (foto), um Patrimônio da UNESCO que atrai curiosos e fotógrafos de toda a Europa e do mundo, por motivos óbvios. O principal atrativo da cidade, no entanto, é a cidade em si: passeie por suas ruas e explore sua eclética arquitetura, você certamente não vai se arrepender.
A região central da cidade de Odesa é cheia de pérolas: fascinantes palácios e uma espetacular mistura de estilos arquitetônicos. Mas o que realmente dá fama ao destino é seu litoral, que atrai diversos banhistas no verão para um mergulho do Mar Negro, assim como fanáticos por esportes aquáticos. Amantes de história e praias certamente sairão de Odesa apaixonados. Não deixe de visitar pontos turísticos icônicos, como a Escadaria de Potemkin, que até já estrelou filmes famosos, no caso O Couraçado Potemkine, e que garante uma bela vista do porto.
Cárpatos é um sistema de montanhas que cobre grande parte do Leste Europeu, mas apenas uma pequena parte da Ucrânia. Vale muito a pena visitar esse território, apesar de seu pequeno tamanho. Por lá, você vai encontrar algumas das melhores paisagens naturais do país, incluindo colinas verdes e nevadas, belos rios e fantásticas pontes bucólicas. Uma dica é começar a explorar a partir da cidade de Yaremche.
Lviv é bastante diferente do resto da Ucrânia. A cidade é certamente a menos soviética do país e se assemelha bastante a cidades famosas e cobiçadas do Leste Europeu, como Praga ou Cracóvia. O destino é considerado a capital cultural do país e o lugar certo para explorar a gastronomia ucraniana. Por lá você vai encontrar simpáticos cafés, ótimos restaurantes e muitos bares que agitam a vida noturna local. Os pontos turísticos incluem museus e até um castelo, mas o verdadeiro motivo para visitá-la são os surpreendentes passeios por suas ruas.
Kamianets-Podilskyi é um destino cheio de vistas fantásticas e o aconchego de uma cidade pequena, com direito a um cânion e um belo rio, mas seu verdadeiro atrativo é seu espetacular castelo medieval. É possível contratar tours a bordo de balões para apreciar tanto o castelo quando os fantásticos arredores. Outro atrativo do destino é o festival anual Kozats'ki zabavy, que inclui música, teatro e muito mais.