10 lugares fascinantes para explorar na Calábria, a "ponta da bota" na Itália
Região possui uma fascinante combinação de história e natureza.
Foto: Shutterstock
Qualquer um que já tenha olhado um mapa sabe que a Itália pode ser muito bem comparada a uma bota. O que muita gente não sabe é que, apesar de as cidades mais famosas ficarem mais ao norte, a ponta da bota, ocupada principalmente pela Calábria, tem algumas das cidades medievais mais simpáticas e algumas das paisagens mais fascinantes do país.
Sempre pensando em te ajudar a aproveitar o melhor de sua viagem, o Guia da Semana listou 10 lugares incríveis para explorar na região da Calábria. Confira:
Tropea
Tropea é uma pequena cidade na Costa degli Dei, ou Costa dos Deuses, em português. O nome, bastante sugestivo, faz jus às belas paisagens que você vai encontrar por lá. A cidade é um verdadeiro paraíso, cheia de belas praias de areia branca onde você pode relaxar, tomar um sol e se banhar. Mas sua verdadeira estrela é o santuário Santa Maria dell'Isola (foto). Localizada no topo de um monte, é preciso subir uma escadaria para chegar até lá, mas a viagem vale a pena e a vista lá do alto é espetacular.
Continua depois da publicidade
Isola di Dino
No belo golfo de Policastro, na província de Consenza, se localiza uma incrível ilha conhecida como Isola di Dino. É comum fazer escursões até o pequeno pedaço de terra em barcos que circundam a ilha explorando suas várias grutas. A Grotta Azzurra, ou Gruta Azul, costuma ser a mais popular, uma vez que, por volta do meio-dia, é presenteada com uma iluminação que garante um espetácuclo e tanto.
Parco Nazionale della Sila
Amantes de natureza precisam dar uma passada no Parque Nacional da Sila, que possui uma biodiversidade impressionante para níveis europeus e é um ótimo lugar para admirar a vegetação local, assim como a vida selvagem, incluindo lobos e javalis. A região possui algumas das trilhas mais bonitas do sul da Itália e prova que a Calabria não é feita só de praias e cidades medievais.
Capo Rizzuto
A cidade de Isola di Capo Ruzzuto é outro dos destinos pradisíacos na Calábria. A vila possui um belo centro histórico e praias que realmente merecem uma visita, protegidas pela Reserva Marinha de Capo Rizzuto, mas sua estrela é outra: o Castello Aragonese. Localizado em uma ilha, por sua vez ligada ao continente por uma estreita faixa de terra, a fortaleza centenária compõe uma paisagem única que certamente merece estar no seu roteiro.
Parco Nazionale del Pollino
Localizado entre a Calábria e a Basilicata, ao norte, o Parque Nacional do Pollino é outro imperdível, que cobre quase dois mil quilômetros quadrados. A região é marcada por falhas geológicas e montanhas escarpadas que garantem incríveis paisagens dramáticas marcadas por inúmeras faias e pinheiros. Trilhas para cruzar essas espetaculares paisagens certamente não faltam e amantes de ecoturismo precisam incluir o destino em seus roteiros.
Raganello
O Raganello é um espetacular cânion que recebe cada vez mais amantes de ecoturismo e de esportes radicais. Apesar de ser realmente muito fotogênico e garantir paisagens espetaculares, seu principal atrativo é o rio de mesmo nome, ideal para a prática de kayak e rafting. Os melhores meses para visitar a reserva são entre junho e setembro e a melhor cidade para estabelecer sua base é a cidade de Civita, que possui também seus encantos.
Pentedattilo
Já pensou em visitar uma cidade fantasma? Não? Então Pentedattilo vai te convencer de que você deveria. Cravada nas fascinantes rochas do Monte Calvario, a cidade está 250 metros acima do nível do mar e possui paisagens espetaculares. A vila foi fundada por gregos ainda no século 7 a.C., depois foi habitada por diversos outros povos, até que começou a ser abandonada devido a um terremoto no século 18. Hoje, voltou a ser habitada por algumas pessoas.
Stilo
Também na província de Reggio Calabria, a vila de Stilo é um orgulho da região de Calábria e um prato cheio para os amantes de arte e história. A vila é cheia de influências bizantinas, o que pode ser principalmente percebido na estrela do local: a Cattolica di Stilo, uma belíssima igreja construída na costa do monte Consolino. A igreja quadrada foi construída entre os séculos 9 e 10 e ainda possui incríveis afrescos em seu interiror.
Corigliano Calabro
A cidade de Corigliano Calabro fica na região central da Calábria e merece uma visita por conta de seus belíssimos exemplares de arquitetura religiosa e militar. O seu principal atrativo é o Castello Ducale, certamente um dos mais bonitos da Itália. Localizado no topo de uma colina, o castelo foi construído ainda no século 9 e é um incrível exemplar de arquitetura medieval. Seu interior possui diversos salões repletos de artigos de interesse para os amantes de história e arte.
Scilla
Apelidada de Veneza do Sul, Scilla não precisa de muitos outros motivos para ser visitada. Também na região de Reggio Calabria, a cidade possui belas ruas e praças à beira d'água perfeitas para um passeio, além de bons restaurantes para um ótimo jantar com vista para o mar durante o por do sol. Um passeio imperdível é uma visita ao Castello Ruffo de Scilla, que começou a ser construído ainda no século 5 a.C. e posteriormente incorporou diversos elementos medievais.