Passado e futuro coexistem na incrível capital japonesa, um destino fascinante.
Foto: Shimokitazawa/Shutterstock
A capital japonesa é uma cidade única em todo o mundo. Tóquio consegue reunir, em um só lugar, as famosas tradições japonesas, tanto em sua cultura quanto em sua arquitetura ou gastronomia, sem ficar presa ao passado. A cidade está sempre evoluindo e é também sinônimo de tecnologia e futurismo. Amantes de arte, história, comida, natureza, ciência ou vida noturna: todos vão encontrar o que amar nessa metrópole cosmopolita.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 lugares imperdíveis para conhecer em Tóquio. Confira:
Museu Nacional de Tóquio
O Museu Nacional de Tóquio é o museu certo para visitar no Japão se você só tiver tempo para visitar um. Fundado em 1872, o mais antigo museu nacional do Japão guarda a maior coleção de arte japonesa do mundo, entre cerâmica, espadas de samurai, quimonos impressionantes e esculturas budistas. O museu fica na região central de Tóquio e costuma organizar exposições temporárias espetaculares. Se você tiver tempo para outros, no entanto, não deixe de visitar o Yayoi Kusama, de arte moderna e contemporânea, e o Ghibli, dedicado ao Studio Ghibli, famoso pelo filme de grande sucesso A Viagem de Chihiro.
Ginza é o destino certo na capital japonesa se você quer ir às compras — e tem dinheiro para gastar. É lá que você vai encontrar marcas de luxo e restaurantes e bares gourmet, sem falar de uma loja de roupas gigante — de 12 andares — da fast-fashion japonesa Uniqlo, a terceira maior do mundo, atrás apenas da Zara e da H&M. Entre lojas de rua e shoppings, o bairro vale o passeio, mesmo que seja só para tomar um café ou conhecer um dos principais distritos de compra do mundo.
O Senso-ji é o templo mais visitado de Tóquio e não é difícil entender o porquê. O complexo inclui o incrível templo vermelho em si, uma pagoda, um altar e um caldeirão onde devotos do budismo acendem seus incensos para pedir por algo. Além disso, o templo fica em Asakusa, um bairro que vale a pena por si só, cheio daquelas famosas lanternas japonesas de papel vermelho e diversas lojinhas que valem uma explorada.
O Mercado de Peixe de Tsukiji é um dos pontos turísticos visitados em Tóquio. O lugar é, na verdade, um dos mais famosos mercados de pescados do mundo. Lá ocorrem leilões de peixes enormes inteiros, mas é possível fazer uma visita apenas para provar delícias feitas com peixe fresco. Apesar de ainda ser conhecido com esse nome, justamente por conta de sua tradição e importância, o mercado mudou de lugar e agora se chama oficialmente Mercado de Peixe de Toyosu.
Você não pode ir até o Japão e não assistir a uma luta de Sumô, o tradicional esporte japonês. O melhor lugar para conferir uma competição é o Ryoguku Kokugikan, uma enorme arena esportiva dedicado à atividade, ainda que também seja usada para outros esportes como boxe e até eventos musicais. O estádio suporte onze mil pessoas e é o destino certo para assistir a uma luta quando você estiver por lá.
Tóquio tem muitos parques, mas o Yoyogi é um dos preferidos entre os locais e os turistas. Localizado no badalado bairro de Shibuya, o Yoyogi é cheio das famosas cerejeiras rosas japonesas, artistas, atletas e famílias fazendo piqueniques. Com mais de 540 mil metros quadrados, o parque tem um pouco de tudo, desde bosques mais densos para uma caminhada até deliciosos lagos para relaxar ao redor.
Sobre um dos maiores shoppings da capital japonesa se encontra a maior estrutura do Japão, a Tokyo Skytree, inaugurada em 2012 com 634 metros de altura. O seu principal deque de observação fica a 350 metros de altura, o que já garante uma vista fantástica de Tóquio, mas cem metros mais acima é possível visitar a Tembo Galleria, uma estrutura tubular transparente que promete uma incrível experiência de andar no céu.
O Shimokitazawa é um bairro cool. Por lá, você vai encontrar bares alternativos para tomar drinks ou uma cerveja com amigos, um número surpreendente de lojas vintage, cafés dos mais variados estilos e marcas de roupa independentes. Pergunte para qualquer local e ele provavelmente vai dizer que um passeio por Shimokitazawa é quase obrigatório para quem está visitando a capital japonesa.
Odaiba é uma ilha artificial que fica a apenas seis quilômetros de Tóquio, com direito até a uma praia artificial muito usada para banhos de sol. A região também é conhecida como uma zona futurística, lá você vai encontrar robôs, arte feita por computadores, uma roda gigante com 115 metros de altura, shoppings, parques e até uma réplica, um pouco menor, da Estátua da Liberdade estadunidense, em Nova York.
O Fuji é a montanha mais alta do Japão, com quase quatro mil metros de altitude, e está entre as principais atrações no roteiro dos turistas que visitam o país. A apenas cem quilômetros de Tóquio, ele pode até ser visto da capital em dias com bom tempo, e é um passeio de bate-volta. Musa de muitos trabalhos artísticos do país, a bela montanha nevada cercada por denso bosque e flores rosadas mal parece ser de verdade e certamente vale a visita.