O país tem incríveis parques naturais e cidades cheias de cultura.
Fotos: Shutterstock
Apesar de ter um passado recente difícil, Ruanda é um país africano que tem se desenvolvido com grande velocidade e atrai cada dia mais turistas de todo o mundo. E esse interesse não é à toa, afinal o destino é repleto de maravilhas naturais, incluindo florestas cheias de animais como o famoso gorila, de museus fascinantes com muita história para contar, de uma ótima gastronomia e de um povo hospitaleiro, além de ser um local consideravelmente seguro para viajantes.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou alguns lugares que vão te convencer a colocar Ruanda na sua lista próximas viagens. Confira:
Kigali
A capital do país, Kigali, impressiona pelo rápido desenvolvimento e tem atrações suficientes para manter um viajante ocupado por duas ou três noites. Convenientemente localizada bem no centro do país, ela definitivamente não chama atenção por sua beleza, mas se destaca pela organização e hospitalidade, além de possuir bairros centrais como Kacyiru e Kiyovu que garantem uma agitada cena de restaurantes para você experimentar o melhor da gastronomia local. A cidade também guarda ótimos museus, incluindo o Memorial do Genocídio de Kigali, que conta a terrível história recente do país.
O Parque Nacional dos Vulcões de Ruanda é especialmente famoso por uma coisa: gorilas. Na fronteira com o Congo e Uganda, a região é uma das melhores de toda a África para admirar de perto o grande primata, que ali já está consideravelmente acostumado com a presença humana. Mas o parque vai além disso, como o próprio nome sugere. Ele guarda os Virungas, uma cadeia de vulcões que oferecem incríveis paisagens, ótimas caminhas e até a possibilidade de encontro com outros primatas raros e impressionantes.
Outro parque nacional imperdível é o Akagera. Com vegetação menos densa que o anterior, o parque é o lugar certo para quem quer ver os famosos grandes mamíferos das savanas africanas. Ainda que Ruanda não seja o destino preferido para quem vai ao continente buscando um safari, no Akagera você pode ver leões, elefantes, girafas, zebras, búfalos, antílopes e muito mais. São mais de 1100 km², incluindo um trecho do belo rio Akagera, que dá nome à zona de preservação ambiental.
Um terceiro parque nacional que merece uma visita é o Nyungwe. Com mais de 1000 km², esse parque se destaca por concentrar um número impressionante de primatas raros, incluindo chimpanzés e os simpáticos colobos. Além disso, é um paraíso para as aves, com mais de 300 espécies, incluindo 16 que só podem ser vistas ali. O parque é composto por uma fascinante e densa floresta tropical, que possui ótimas trilhas, pontes para você andar no topo das árvores e ótimas cachoeiras para você relaxar.
Butare, ou Huye, é a capital do distrito de Huye e uma das maiores cidades do país. Com importantes universidade e instituições de pesquisa, é um destino com muitas opções culturais a serem exploradas, incluindo diversos museus. Um dos imperdíveis é o Museu Etnográfico, antigo Museu Nacional de Ruanda, dado à cidade pela Bélgica, como um presente de 25 anos do aniversário de independência, em 1989. O prédio do museu já vale a pena por si só, mas ele de fato recebe pontos pelo ótimo acervo de peças etnográficas e arqueológicas, um dos melhores da região.
Nyanza é considerada uma capital histórica. A cidade já foi o centro do antigo Reino de Ruanda e, portanto, casa do Rei de Ruanda, antes da colonização europeia. Por lá você pode encontrar uma coleção de cabanas e palácios, conhecida como Palácio do Rei, um museu que conta a história dos tempos monárquicos do país. No ápice da cidade, cerca de duas mil pessoas viveram ali, em cabanas feitas de blocos, madeira e fibras vegetais cujas reproduções ainda podem ser vistas. Lá também se encontram bois únicos de chifres enormes, que costumavam ser os animais do rei. A cidade fica próxima de Huye, o que garante uma boa combinação de passeios.
Ruanda não tem mar, mas tem ótimas cidades para descansar à beira de um incrível lago para quem não consegue ficar longe da água. O Lago Kivu é um dos maiores da África, com uma área de 2700 km² e possui algumas cidades imperdíveis ao longo de seu perímetro. Entre elas estão Kibuye e Gisenyi, que são mais desenvolvidas e estão preparadas para receber turistas, com ótimas opções de atividades e acomodação, incluindo resorts. Por lá você encontra praias e ótimas opções de trilhas, incluindo a famosa Congo-Nilo, que se estende por 227 km e é também popular entre ciclistas, com ótimas paisagens.