Destino é perfeito para quem quer mergulhar na natureza.
Foto: Shutterstock
Manaus é um dos destinos mais exóticos do Brasil, perfeito para os turistas que querem desbravar locais que promovam interação e conexão com a natureza. Localizada no Amazonas, a cidade é porta de entrada para um dos biomas mais importantes do mundo: a Floresta Amazônica, que ocupa cerca de 40% de todo o território brasileiro.
Tamanha dimensão faz de lá um dos lugares mais indicados para curtir o ecoturismo e para mergulhar na cultura local. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis para conhecer em Manaus:
LARGO SÃO SEBASTIÃO
O Largo São Sebastião, no centro histórico de Manaus, é a região mais turística da cidade. Além de abrigar o Teatro Amazonas, o lugar oferece outros pontos turísticos bem bacanas, principalmente para quem gosta de uma arquitetura diferente. No entorno da praça estão bares e restaurantes, mas a atração principal é a Igreja de São Sebastião, que se destaca por sua construção cheia de detalhes.
Continua depois da publicidade
TEATRO AMAZONAS
O Teatro Amazonas é o cartão-postal de Manaus. Trata-se de um edifício construído em 1896, na época da Belle Époque, quando a extração da borracha era muito forte na região. Desde a sua inauguração, até os dias atuais, é possível assistir a espetáculos dos mais diferentes estilos, que vão desde concertos a apresentações de dança. Nos dias em que não há eventos, é realizada uma visita no edifício.
MERCADO ADOLPHO LISBOA
Outro cartão-postal de Manaus é o Mercado Municipal Adolpho Lisboa. A construção no estilo Art Noveau, que foi construída na época em que a cidade era conhecida como 'Paris dos Trópicos', chama a atenção dos turistas. Além de ser lugar para comprar tudo quanto é coisa, o espaço abriga vitrais coloridos que são tombados como Patrimônios Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN.
PONTA NEGRA
Ao contrário do Centro Histórico, Ponta Negra é a parte mais moderna de Manaus. O Rio Negro é o cenário da região que possui uma orla bem iluminada, espaço para realizar esportes e uma charmosa praia de água doce. Para completar o roteiro, vale a pena ir ao local durante o pôr-do-sol, quando se tem uma visão da segunda maior ponte de água doce do mundo: a Ponte do Rio Negro.
MUSEU DA AMAZÔNIA [MUSA]
O Museu da Amazônia, conhecido como MUSA, é um espaço cultural a céu aberto localizado em uma reserva florestal dentro da cidade de Manaus. Por lá, há trilhas guiadas pelo meio da floresta, com explicações sobre fauna e flora local, além de espaços onde é possível conhecer mais sobre a cultura e histórias da região. A principal atração do museu é uma torre de 42 metros de altura, de onde é possível ter uma vista panorâmica da floresta.
ENCONTRO DAS ÁGUAS
Um dos passeios imperdíveis para fazer em Manaus é ver de perto o Encontro das Águas. Trata-se de um roteiro de barco que leva o turista ao ponto exato onde o Rio Negro, com águas escuras, se encontra com o Rio Solimões, que tem a água cor de barro, formando, então, o Rio Amazonas. O fato relevante dessa junção de águas é justamente a dificuldade que as águas dos rios possuem para se misturar. Por quilômetros é possível ver nitidamente o Rio Negro de um lado e o Solimões do outro.
ALDEIA INDÍGENA DESSANA TUKANA
Outro passeio bem característico de Manaus é a visita à Aldeia Indígena Dessana Tukana. Localizada nas margens do Rio Negro, o lugar é acessível apenas em um passeio de barco [que costuma ser organizado pelas agências de turismo local]. A visita busca apresentar aos turistas o estilo de vida de uma aldeia indígena que possui contato com a civilização, mas que ainda consegue manter seus costumes [culinária, danças e cerimônias]. No final do passeio, é possível comprar lembrancinhas e ajudar no sustento da aldeia.
NOVO AIRÃO
Novo Airão, a cerca de 180 quilômetros de Manaus, costuma fazer parte do roteiro turístico de quem vai explorar a região. É que lá está um dos passeios mais procurados: flutuante dos botos. A concentração de botos-cor-de-rosa dóceis que interagem com os turistas fez do lugar um sucesso. O destino se torna ainda melhor por ser porta de entrada para dois lugares incríveis: o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú.
PRESIDENTE FIGUEIREDO
Para quem quer fazer um passeio bate e volta partindo de Manaus, a dica é conhecer a charmosa cidade de Presidente Figueiredo, a 120 quilômetros da capital. A pequena região é uma opção de roteiro para quem quer curtir a natureza e se refrescar em um banho de cachoeira, uma vez que são mais de 100 quedas d'água disponíveis para os turistas.
Veja mais dicas de viagens incríveis pelo Brasil e mundo: