Descubra alguns dos melhores atrativos do país da América Central.
Foto: Shutterstock
Assim como seus vizinhos, Guatemala e Nicarágua, Honduras não tem uma das melhores reputações internacionais quando o assunto é turismo. Mas apesar de seu passado conturbado, o país tem crescido como destino e não é difícil entender o porquê: praias paradisíacas banhadas por águas cristalinas do Caribe, a segunda maior barreira de coral do mundo, fascinantes cachoeiras e ruínas maias são apenas alguns de seus atrativos.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 lugares incríveis que vão te convencer a visitar Honduras. Confira:
Útila
A ilha de Útila é um paraíso tropical muito popular entre mochileiros e quem viaja com pouco. Isso porque é um dos mais baratos destinos no mundo para mergulhar ou mesmo aprender a mergulhar. Com belíssimos corais e uma grande biodiversidade marinha — incluindo incríveis tubarões-baleia —, mergulhar por lá é certamente uma experiência única. Sobre a terra, a ilha é cheia de pequenas praias desertas e a única cidade do local, também chamada Útila, onde é possível encontrar hotéis e restaurantes.
A cerca de 30 km de sua pequena irmã Útila, a ilha de Roatán não é tão amigável para quem quer gastar pouco quanto a anterior, mas certamente também merece uma visita. A ilha é a maior e mais desenvolvida das Islas de la Baía, como é conhecido o departamento ao qual pertencem, e, portanto, ideal para quem quer contato com a natureza em um cenário paradisíaco, mas também não abre mão de alguns luxos. Suas praias são populares paradas de cruzeiros, mas continuam surpreendentemente intocadas, com mares ótimos para mergulhos. A comunidade de Sandy Bay é o lugar certo para um intercâmbio cultural e o interior da ilha possui verdejante vegetação ideal para quem quer fazer trilhas.
Quem busca algo ainda menos explorado por turistas vai se encontrar no arquipélago de Cayos Cochinos, um conjunto de ilhas pouco desenvolvidas e cheias de paisagens espetaculares. As ilhas e os corais que a cercam são uma reserva biológica marinha, graças à sua impressionante biodiversidade. As opções de acomodação são mais rústicas e indicadas para quem realmente quer contato com a natureza. Entre as principais atividades da região estão mergulho e caminhadas certamente inesquecíveis.
O Parque Nacional Pico Bonito é o destino para quem quer explorar florestas, se deparar com cahoeiras e curtir as águas de um fantástico rio. O parque está localizado na cadeia de montanhas conhecida como Nobre de Díos, cercada de plantações de abacaxi e os belos rios Santiago e Cangrejal. O ponto mais alto do parque atinge mais de 2400 metros de altitude e garante caminhadas espetaculares com vistas fascinantes. Por lá, você também vai poder praticar esportes como kayak e rafting. Não à toa, ele é muitas vezes considerado o melhor parque do país para a prática de atividades ao ar livre.
O Lago Yojoa é cada vez mais uma parada popular entre aqueles que viajam dos principais pontos turísticos do país, como as Islas de la Baía, para Nicarágua. O lugar é um paraíso para os amantes de vida selvagem, especialmente pássaros, uma vez que quase quinhentas espécies de aves já foram vistas sobrevoando o maior corpo de água doce do país. Além de admirar os animas, você pode fazer passeios de barco e praticar kayak ou visitar plantações de café, simpáticas vilas e fazer caminhadas até cachoeiras na região.
Localizado no extremo oeste do país, Copán é um importante sítio arqueológico e Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar foi uma cidade-estado maia que prosperou entre os séculos 5 e 9, ainda que resquícios indiquem povoamento no local cerca de setecentos anos antes. Por lá, você pode encontrar incríveis estátuas e totens maias, assim como construções com inscrições e até um estádio que, acredita-se, era usado para a prática esportiva.
Tegucigalpa é a capital do país. Em geral, a cidade é apenas ponto de partida para explorar as maravilhas naturais ao redor, mas certamente merece dois ou três dias de exploração. Ainda que a cidade em si não seja especialmente bonita, as paisagens que a cercam dão conta do recado. Por lá, você vai encontrar bons restaurantes e alguns dos melhores lugares para conhecer a cultura local. Um dos pontos imperdíveis é o Museo para la Identidad Nacional, que oferece um incrível panorama sobre a história e a cultura do país.