Chapada Diamantina, Maraú, Morro de São Paulo, Pelourinho e Trancoso estão na lista.
Fotos: Shutterstock
Com praias maravilhosas, vilarejos de pescadores, uma cultura rica e paisagens espetaculares, a Bahia é um dos estados brasileiros que mais atrai turistas – sejam eles visitantes que buscam as belezas naturais ou visitantes que querem experimentar a gastronomia baiana e descobrir músicas e danças. O fato é que lugares como Maraú, Salvador, Trancoso e Corumbau vão encantar qualquer um.
Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou 10 lugares da Bahia para você conhecer online. Confira:
PARQUE NACIONAL MARINHO DOS ABROLHOS
Mergulhar e descobrir os mistérios da vida marinha é um dos passatempos preferidos dos turistas que buscam como destino de férias uma praia paradisíaca. A Bahia, com sua imensa costa, é recheada de pontos perfeitos para o mergulho e observação de peixes, entretanto, tem um lugar que ganha destaque especial: o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Trata-se do primeiro Parque Marinho do Brasil, localizado a 75 km da costa brasileira. O arquipélago abriga dezenas de tipos de peixes e diversas espécies de corais, sendo uma ótima oportunidade para quem quer conhecer melhor a vida marinha. Não é para menos que o destino é um dos mais cotados por agências de mergulho e principalmente por aqueles que querem se aventurar.
A Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil! O passeio é obrigatório para todos que passam pela região e amam conhecer lugares surreais. Para chegar até lá, o visitante pode escolher carro, barco ou uma trilha de cerca de 9 km (indicada para quem tem prática e condicionamento físico). Com enormes falésias em volta e em alguns pontos com piscinas naturais de um azul sem igual, essa praia vai deixar qualquer um encantado!
A Praia de Corumbau é um daqueles destinos em que o mar apresenta uma cor sem igual, encantando todos os visitantes. Localizado no extremo sul da Bahia, o seu acesso é um pouco mais difícil, o que resulta em praias e belezas naturais completamente preservadas. São mais de 15 km de praias cercadas com areias brancas e coqueiros.
Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Pelourinho é um dos lugares mais conhecidos de Salvador. É cheio de casarões coloridos e de ruas de paralelepípedo – foi ali que Michael Jackson gravou o clipe 'They Don’t Care About Us'. É o coração da cultura baiana; por lá há muitos bares com caipirinhas, lojas de objetos de origem afro-baiana, música e dançarinos pelas ruas. Além disso, também é uma viagem direto ao passado colonial do Brasil. Neste bairro, também se encontram a Igreja e Convento de São Francisco, a Casa do Carnaval e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro.
Com casinhas coloridas, pequenas e grudadas em si, a vila de Trancoso é um tesouro escondido no sul da Bahia. O estado já guarda paisagens exuberantes, mas Trancoso é de tirar o fôlego de qualquer um. O vilarejo à beira-mar localiza-se a uma hora de Porto Seguro e mistura o estilo rústico da vila de pescadores com a beleza do litoral baiano. Além disso, a cidadezinha também possui seu agito com restaurantes, bares com música ao vivo e comércio de souvenirs.
A Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, também conhecida como Igreja do Bonfim, é uma das igrejas mais conhecidas e visitadas de toda a cidade de Salvador. Sua construção é datada de 1746 (aproximadamente) e foi construída para abrigar a imagem do Nosso Senhor do Bonfim, trazida de Portugal, em 1745. O santo é o padroeiro da Bahia, e a devoção do povo baiano ao santo é muito forte. Por isso, é um dos lugares mais respeitados e visitados de toda a cidade. É lá que estão as centenas de fitinhas coloridas do bonfim.
Quem se interessa por lugares rústicos e quase isolados vai se apaixonar pela famosa Península de Maraú, na Bahia. O destino conta com praias paradisíacas e uma paisagem praticamente intocada, sendo perfeito para quem ama conhecer lugares naturalmente bonitos.
As praias são rodeadas por algumas barracas e bares de frente para o mar! Dentre os destinos mais visitados da Península estão Barra Grande e Taipu de Fora, uma das maiores barreiras de corais do país e um destino perfeito para um mergulho nas piscinas naturais. Junto à areia, você vai encontrar cabanas de alto nível, que oferecem uma gastronomia bastante requintada.
Morro de São Paulo, na Bahia, possui espaço para todo tipo de turista: desde os mais festeiros até os mais sossegados, que buscam apenas relaxar. Com suas praias de água cristalina e suas festas agitadas, é comum encontrar turistas do mundo inteiro caminhando por suas ruas de paralelepípedos. O destino é a pedida certa para quem quer conhecer um vilarejo animado, recheado de praias bonitas e gente feliz.
O Elevador Lacerda é um dos cartões-postais de Salvador e um meio de transporte para a parte Alta e parte Baixa da cidade. O transporte é barato, por isso, muitas pessoas escolhem utilizá-lo e de quebra ver a linda paisagem que ele proporciona: uma vista panorâmica da Baia de Todos os Santos.
No passado, a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina era uma grande mineradora de diamantes, por isso seu nome. Hoje, atrai turistas que gostam de aventura, natureza e ecoturismo. Afinal, o parque possui de tudo um pouco: cachoeiras, vales, chapadões, cânions, grutas e mais! Com paisagens de tirar o fôlego, a Chapada Diamantina é um destino diferente para quem quer se aventurar para além das praias do Nordeste brasileiro.