Um contraste entre natureza e história na Serra da Mantiqueira. Esse é o Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal. Criado em 1941, o parque é uma remanescente importante da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular.
Mas além de paisagens exuberantes, o local conta com diversas atrações para crianças, jovens, adultos e idosos. Tirolesa, trilhas, cachoeiras, restaurantes, cervejaria artesanal, viveiro, loja de artesanato e até hospedagem em casas históricas construídas há pelo menos 80 anos fazem parte deste cartão-postal único.
Ficou curioso(a) para conhecer? O Guia da Semana te conta um pouco mais sobre todas as atrações do Parque Estadual Horto Florestal de Campos do Jordão. Confira:
O Aventoriba Lodge nasceu em 2021, em meio à pandemia, trazendo de volta a possibilidade de dormir e acordar no Horto Florestal, visando a aproximação das pessoas com a natureza. Os lodges Sanhaço, Tico Tico, Tangará e Pavó são casas históricas construídas há pelo menos 80 anos. Reformados e redecorados, os espaços permitem o uso por uma família, grupo grande de amigos ou casais.
São acomodações de um, dois, três e quatro quartos com mini cozinha, conforto de camas, colchões e travesseiros com enxoval de alta qualidade, uma generosa ducha a gás, cuidados na decoração com elementos regionais e o parque como quintal! Como o Aventoriba Lodge se preocupa com a sustentabilidade, não há reposição de toalhas, pois estimula-se reuso das mesmas, com a consequente redução do consumo de água. O serviço de alimentação fornecido pelos restaurantes parceiros é feito integralmente em recipientes não apenas recicláveis, mas biodegradáveis. Também é feita a coleta seletiva do lixo acumulado.
O Restaurante Dona Chica é atração no Parque Estadual Campos do Jordão desde 2013. Visitantes são levados a uma experiência rica em sabores, conceitos sobre sustentabilidade e resgate da memória afetiva através da gastronomia. Imagine o prazer de almoçar num restaurante em meio às araucárias, margeado por hortênsias onde os únicos ruídos provêm de um rio e do canto de dezenas de pássaros?
Para o proprietário e chef Anderson Oliveira, a ideia de ter um restaurante dentro de uma reserva ambiental é uma forma de educação, ativação da agricultura familiar e encadeamento produtivo. Por isso, o restaurante rejeita produtos industrializados e prestigia produtos da Mantiqueira, visando fortalecer a economia local, com um cardápio cuidadosamente elaborado e focado na gastronomia de resgate. De uma horta no próprio espaço do restaurante são colhidos os ingredientes para as receitas, como por exemplo o peixinho da horta e o tomate de árvore.
Mediante reserva, é possível curtir a experiência do Chef na Floresta, quando Oliveira prepara pratos especiais na parrilla e no fogão a lenha para um número de pessoas previamente definido. São pratos como Paella da Montanha feita com Truta, Arroz Caldoso com Filet Serenado, Leitão Caipira, entre outras delícias.
O cardápio do bar conta com drinks coloridos e divertidos feitos com produtos da Serra. Um deles é o drink Papagaio do Peito Roxo, com Gin e Kiwi, que foi criado para apoiar o projeto de conservação da espécie do papagaio em extinção e muitas das famílias em observação que residem nos “ocos” das árvores do Gravatá no parque.
O Dona Chica conta ainda com um charmoso empório onde são vendidos produtos exclusivamente da Serra da Mantiqueira e que são servidos no restaurante. Geleia, azeite, licor, queijos finos, mel, cogumelos, vários tipos de arroz e uma grande variedade de cervejas artesanais estão por lá.
Outra operação do Dona Chica Alimentação é o Restaurante Prato da Floresta, também dentro do Horto Florestal. O local é um low cost em sistema de buffet carinhosamente chamado de PF. De terça a quinta o sistema é a la carte, enquanto de de sexta, domingo, feriados prolongados e férias funciona em sistema de buffet - por quilo ou para servir à vontade. Neste restaurante também são realizadas festas, confraternizações e encontros como de carros antigos e motos. Para aniversariantes, o bolo de aniversário é presente da casa. É preciso reservar com antecedência.
Também localizada dentro do Parque Estadual de Campos do Jordão - Horto Florestal, a GARD é uma microcervejaria de produção artesanal que faz cervejas de estilos clássicos e criações autorais. Fabio, o mestre cervejeiro, possui ampla formação técnica e, aficcionado pelos estilos clássicos, busca sempre produzir receitas de cervejas fiéis às suas origens históricas.
“O conceito de cozinha experimental e a localização privilegiada na Mantiqueira foi um convite a utilizar ingredientes regionais diferenciados, como a grumixama, o tomarilho, ou a rapadura. Das criações autorais, destacam-se a Ajdovo Pivo, feita com lúpulos eslovenos e trigo sarraceno, e a nossa mais recente Rugbrod, inspirada no pão dinamarquês de mesmo nome, em homenagem às origens da família”, explica Fabio.
As cervejas podem ser consumidas no local ou levadas para casa, nas já tradicionais latas de 710ml ou nas garrafinhas de alumínio de 473ml, lançadas recentemente. A estrutura da GARD, em meio à mata, é um convite para saborear as cervejas - que também são servidas em régua de degustação – e conta com um Food Truck onde são servidos hambúrgueres artesanais elaborados cuidadosamente com produtos de extrema qualidade.
@gardcervejaria horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 11h às 17h
A Zoom tem sua história ligada ao Parque Estadual de Campos do Jordão desde 1999. É uma das empresas pioneiras no Brasil na criação de atrativos de ecoturismo e aventura.A missão é proporcionar descobertas e crescimento pessoal através do turismo, esportes, aventura e contato com a natureza, instigando o olhar atento para o meio ambiente.
São três atividades no parque: arborismo, com travessias lúdicas entre árvores por pontes suspensas construídas de cabos de aço, madeira e cordas; aluguel de mountain bikes; e tirolesas.