Para quem quer acampar com conforto e ainda estar em contato com a natureza.
Fotos: Reprodução/Facebook Banana Bamboo Ecolodge
Já ouviu falar de glamping? É um conceito diferente de acampar com luxo, daí o nome: glam e camping. Imagine-se deitado(a) numa cama, com lençóis de seda olhando a vista do mar diretamente do seu quarto? É assim que o glamping funciona.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana selecionou 8 glampings para você acampar com luxo pelo Brasil. Confira:
Mangarito - Petar, SP
Localizado no Parque Estadual Turístico do Alto Riberia Magarito (PETAR), este glamping é considerado um dos primeiros do tipo no Brasil. No interior de São Paulo, fica entre as cidade de Apiaí e Iporanga.
Já imaginou-se acampando no meio da mata atlântica? Esta pode ser sua oportunidade. O Mangarito oferece quartos e bangalôs para até quatro pessoas, e ainda conta com bar, restaurante, lareira externa e jacuzzi. Nada mais luxuoso, não é mesmo?
Este Glamping localiza-se na Comunidade de Roça da Estância, a 200 quilômetros de Porto Alegre e a 300 quilômetros de Florianópolis, e possui uma paisagem encantadora. São morros, florestas, cachoeiras e piscinas naturais para apreciar a natureza dos arredores do local.
As cabines privadas contam com toda uma estrutura: cama queen, frigobar, ventilador, redes na varanda, além de acesso às trilhas que dão nas piscinas naturais e cachoeiras.
Já se imaginou acampando no meio da floresta amazônica? Pois saiba que é possível! O Anavilhanas Jungle Lodge fica numa região da floresta perto da cidade de Manaus, a 180 quilômetros de distância, próximo ao Rio Negro. São 22 quartos ao todo, contando com 16 chalés, 4 bangalôs e 2 panorâmicos, todos equipados de uma boa estrutura. Possuem ar condicionado, cama box, frigobar e ducha quente ou fria.
Além disso, os bangalôs possuem um extra: paredes de vidro que deixam a experiência de imersão na floresta ainda mais viva. Todo este conforto ainda conta com piscina, redário, bar, restaurante, internet e um mirante de 13 metros para admirar a grande floresta.
E que tal acampar com pé na areia? Esta é a ideia do Rancho do Peixe, na praia do Preá, perto de Jericoacoara, no Ceará. O glamping é puro luxo, com ar de casa na praia, cercada de coqueiros e dunas. O local foi todo planejado de forma sustentável: a matéria prima é local, não há ar condicionado, então aproveita-se a brisa do mar - e também utiliza-se a luminosidade natural.
Um ponto interessante é que artesãos locais participaram na decoração e construção das acomodações. Os 26 bagalôs lembram casas de pescador à beira mar: possuem redes e espreguiçadeiras para quem quer apenas relaxar com a vista para o oceano.
O Glamping localiza-se no Parque Estadual do Jalapão e atrai muitos turistas que procuram o safari pela região. Por isso, toda a decoração lembra a experiência de um safari, com quartos dentro de tendas, cada uma com banheiro privado e camas confortáveis.
Talvez não seja o mais luxuoso da região, mas o glamping oferece passeios cheios de aventura: canoagem no Rio Novo, trekking e passeios de caminhão 4x4 estilo safari pelo Jalapão.
Este é para quem busca um glamping no meio das montanhas. Dali, é possível ter uma vista dos arredores impressionante: a mata de araucárias, os Campos de Cima da Serra e o Rio Camarinhas. Os bangalôs possuem um ar rústico, construído com elementos naturais. O visitante pode escolher ficar no quarto mais luxuoso, com suíte e jacuzzi, ou nos mais simples.
O grande diferencial deste está no SPA L'Occitane, que oferece massagens e vários tratamentos relaxantes. Se o visitante ainda quiser conhecer a região, há uma oferta diversa de passeios, como visitas às cachoeiras, cânions, cavalgadas, passeios de balões e até passeio de helicóptero pelos cânions.
Com design moderno, a Villa Kabru oferece diversas opções de quartos - que vão desde casa na árvore a acomodações à beira do Rio Itacaré. Parte do glamping localiza-se na Península de Maraú, em que há praias paradisíacas, pequenas vilas locais, floresta tropical, rios e reservas ecológicas. A outra parte localiza-se em Itacaré, que atrai muitos pelo ecoturismo da região - desde praias de surfistas à floresta tropical.
Situado ao norte de Ubatuba, em Ubatumirim, uma região pouco explorada pelo turismo local, o glamping possui o intuito de ser sustentável, sem agredir a natureza local - a ideia é crescer de forma harmoniosa com a as comunidades locais. São 10 suítes para três pessoas com banheiros privados e ar condicionado.
O local oferece uma gama de atividades que proporcionam contato com a natureza, como trekking, mountain bike, caiaque, stand-up paddle, surf, e também visitas às comunidades rurais, indígenas e quilombolas. Sobre a estrutura do glamping, há piscinas, saunas, hidromassagem, yoga e restaurante que serve alimentos cultivados na localidade.