Peru em 20 fotos: conheça o melhor do país latino-americano
País concentra uma quantidade surpreende de pontos históricos e naturais.
Fotos: Shutterstock
O nosso pequeno vizinho ao norte pode não ter o tamanho do Brasil, mas concentra uma incrível quantidade de pontos de interesse turístico. Entre os Andes e a Floresta Amazônica, o Peru é um país cheio de história, tradição, cultura, incríveis paisagens naturais e ótima gastronomia. E o melhor de tudo: fica pertinho do nosso país!
Para te convencer a visitar esse incrível destino, o Guia da Semana separou 20 fotos para você conhecer melhor o Peru. Confira:
Plaza Mayor, Lima
A Plaza Mayor, também conhecida como Plaza de Armas, é o coração do centro velho de Lima, capital do país, e, portanto, o lugar certo para começar a explorar a região. A praça foi reconstruída depois de um terremoto em meados do século 18, mas a fonte que se encontra em seu centro sobreviveu, e data de 1651.
O Museo Larco, em Lima, é um importante museo arqueológico que reúne artefatos que datam de mais de cinco mil anos atrás. É um dos melhores lugares da América Latina para se aprender mais sobre cultura e arte pré-colombiana.
O bairro de Miraflores é o bairro mais cosmopolita e um dos mais bonitos, elegantes e seguros da capital peruana, além de possuir diversos atrativos. Dentre os pontos mais famosos estão o Parque del Amor (foto) e o Parque Kennedy, conhecido por ser cheio de gatos.
Construído na região de Lima por volta de 200 d.C., La Huaca Pucllana foi um centro cerimonial de extrema importância por cerca de 500 anos. O sítio arqueológico chama atenção pela construção em forma de pirâmide de 25 metros de altura e conta também com um pequeno museu que guarda peças arqueológicas.
Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, construída há quase 600 anos, atrai muitos curiosos e exploradores. Gentilmente posicionada a 2430 metros de altitude, não há registros de que a cidade tenha sido encontrada por conquistadores espanhóis, e, cercada por extensa vegetação, permaneceu intocada e desconhecida internacionalmente até 1911, quando um historiador estadunidense a encontrou.
A civilização que habitou a região de Nazca é considerada uma das mais importantes do Império Inca. Não é à toa que suas misteriosas linhas em meio ao deserto sejam consideradas um Patrimônio Mundial da Humanidade. Por lá, o turista encontra pirâmides, dunas gigantes, fósseis, ossadas humanas e corpos mumificados.
Construída na costa norte do Peru por volta do ano de 850, a incrível Chan Chan é formada por nove pequenas cidades muradas. O conjunto foi capital do Reino Chimú, que antecedeu os incas. As estruturas da cidade estão muito bem preservadas e incluem muros adornados com figuras espetaculares, assim como estátuas e muito mais.
Outra cidade pré-colombiana fantástica no Peru é Choquequirao. Suas construções estão divididas em diferentes níveis ao longo da montanha Salcantay. Acredita-se que ela funcionava com um ponto de controle de acesso para Machu Picchu, e que foi um dos últimos centros de resistência do povo inca ao genocídio praticado pelos espanhóis.
O Peru tem algumas das rotas de trens mais cênicas da América Latina. Alguns imperdíveis são o Andean Explorer (foto), que vai até Puno passando pelos Andes, e, claro, os trens que levam até a cidade de Machu Picchu. Faça questão de procurar a melhor opção para você quando estiver indo para lá.
Um dos mais famosos festivais do Peru, o Inti Raymi é um festival de origem inca que acontece no fim de junho, em Cusco, e marca o solstícios de inverno no hemisfério sul em homenagem ao deus-sol, Inti. É uma ótima oportunidade de assistir a desfiles com danças e roupas típicas da cultura inca.
310 km ao sul de Lima, Huacachina é um oásis como aqueles quem vemos nos filmes que se passam no Oriente Médio ou no norte da África. Construída em volta de um pequeno lago de cor verde perdido no deserto do Departamento de Ica, a pequena vila tem cerca de 100 habitantes permanentes, mas recebe milhares de turistas todos os anos.
A famosa cidade de Cusco é um dos lugares continuamente habitados há mais tempo no continente americano e porta de entrada para a famosíssima Machu Picchu, mas vale a pena por si só. A cidade reúne igrejas católicas e templos incas, muita cultura e lugares incríveis.
A Cordilheira Branca é um trecho da Cordilheira dos Andes localizado no Peru. É um dos destinos preferidos pelos amantes de natureza que visitam o país. Isso porque as trilhas disponíveis cortam paisagens de tirar o fôlego, entre águas de cor turquesa e picos nevados. A melhor opção para explorar a região é estabelecer-se em Huaraz.
A Vinicunca, também conhecida como Montanha de Sete Cores ou Montanha Arco-Íris, é uma montanha nos Andes que alcança uma altitude de 5200 metros acima do nível do mar. Sua grande variedade de cores se deve à enorme quantidade de minerais que se encontram por ali.
Kuleap é outra cidade de pedra, construída por volta de 500 d.C., que abrigou uma civilização chamada de Chachapoyas. O que restou da cidade está muito bem preservado, fica localizado a cerca de 3 mil metros de altura e revela um passado rico em histórias e paisagens inacreditáveis.
O Peru também guarda um pedaço da Floresta Amazônica e um dos melhores lugares para explorá-lo é Iquitos, no rio Amazonas. Ideal para quem gosta de natureza, o local guarda uma cidade consideravelmente grande, mas não tem acesso por estradas. Isso significa que só se chega lá de barco ou avião.
Huayhuash é outra popular cadeia de montanhas em meio aos Andes. Sua popularidade entre os turistas se deve à beleza de suas paisagens formadas por lagos, geleiras e picos nevados. Trilheiros e aventureiros não podem deixar de planejar um passeio por lá.
A Ilha Taquile fica no centro de um lago, o Titicaca. Seus pouco mais de dois mil habitantes se vestem com roupas extremamente coloridas, são responsáveis por roupas feitas à mão que estão entre os artigos artesanais de maior qualidade do país e, para uma ilha tão pequena, têm uma variedade gastronômica impressionante.
O Vale Sagrado dos Incas é composto por inúmeros rios cercados por montanhas nos Andes que concentram alguns dos principais pontos turísticos do país, incluindo a própria cidade de Cusco. Como o nome sugere, a região era muito importante para os incas e é possível ver até hoje lugares onde eles praticavam agricultura, assim como ruínas de suas cidades.
No estado de Arequipa, você pode visitar esse maravilhoso cânion em meio aos Andes. Para além de paisagens espetaculares, o passeio garante encontros com a fauna local, como lhamas, e com povoados de raízes pré-colombianas. O Colca chega a atingir mais de três quilômetros em suas regiões mais profundas!