Equador em 20 fotos: conheça o melhor do destino sul-americano
País latino-americano é destino ideal para os amantes de história e natureza.
Fotos: Shutterstock
O Equador é um dos dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Isso, no entanto, não deve ser impedimento para uma viagem incrível. O país concentra incríveis cidades coloniais, fascinantes destinos naturais, entre florestas, vulcões e praias paradisíacas, e até ruínas de centenas de anos de idade.
Pensando em inspirar a sua próxima viagem, o Guia da Semana separou 20 fotos com o melhor do Equador. Confira:
La Ronda, Quito
La Ronda é uma das ruas mais tradicionais e características da capital do Equador, Quito. A cidade é famosa por suas estruturas coloniais bem conservadas, e um passeio pela colorida La Ronda vai te provar que essa fama não existe à toa.
A Basílica do Voto Nacional começou a ser construída em 1892 e é o maior templo católico neogótico de todo o continente americano. A fantástica estrutura, que certamente merece uma visita, foi inspirada na francesa Notre Dame e perto do Natal se ilumina à noite.
El Panecillo é um monte localizado no centro da capital equatoriana. Depois de explorar a cidade por baixo, vale a pena subir até lá para explorar de cima. No topo também fica a Vírgen del Panecillo, uma estátua de 41 metros de altura (incluindo a base), maior até que o nosso Cristo Redentor.
Também conhecido como TelefériQo, o Teleférico de Quito sobe do centro histórico da cidade até o lado leste do vulcão Pichincha. É um dos mais altos teleféricos do mundo, subindo de cerca de 800 metros de altitude. A viagem dura 20 minutos e garante uma vista espetacular da capital.
Outra cidade, que compete com Quito no quesito preservação histórica, é Cuenca. Localizada no sul do país, as estruturas coloniais da cidade realmente garantem uma viagem no tempo. Fundado no século 16, seu centro histórico é um Patrimônio da Humanidade e é capaz de encantar qualquer um.
Guayaquil é uma cidade mais colorida que Cuenca e Quito, e maior que ambas. A cidade também é famosa por seus prédios históricos, muito coloridos, assim como a zona de compras na rua 9 de Octubre, o calçadão Malecón, e as deliciosas opções de bares, cafés e restaurantes para se deliciar com o melhor da culinária equatoriana.
Localizada nos Andes equatorianos, Tulcán fica na fronteira com a Colômbia e é a capital mais alta do país, com um frio andino cuja média anual não costuma passar de 10°C. A cidade em geral é parada para quem vai para o país ao lado, mas o seu cemitério (foto) com arbustos que são verdadeiras obras de arte vale o passeio.
Mitad del Mundo (Metade do Mundo) é uma cidade cujo nome denuncia sua posição. A cidade, não muito longe de Quito, fica localizada em cima da linha do Equador, que divide nosso planeta em hemisférios norte e sul. Vale a pena ir até lá só pela foto que garante que você esteve nos dois hemisférios ao mesmo tempo, mas a cidade também tem outros encantos.
Otavalo é uma cidade que não teria muito o que fazer, não fosse o maior mercado de artesanatos da América Latina. No Mercado de Otavalo, você pode encontrar todos aqueles artigos famosos produzidos pelo povo local, entre roupas e adornos para a sua casa, todos muito coloridos.
A cidade de Montañita é o destino ideal no Equador continental para quem procura boas praias, tanto para tomar sol sobre suas incríveis areias branquinhas, quanto para surfar em ondas perfeitas para isso. A cidade também tem boas lojas, restaurantes e uma agitada vida noturna.
Baños de Agua Santa é o destino equatoriano ideal para os aventureiros. Por lá você pode balançar sobre um penhasco, fazer trilhas excepcionais, praticar canoagem ou rafting, explorar cachoeiras e muito mais. A cidade em si não tem nada demais, mas não faltam acomodações bem baratas.
Ingapirca é um dos mais bem preservados sítios arqueológicos do país e conta histórias de antes mesmo da chegada do Império Inca por ali. Acredita-se que tenha sido construído pelo povo cañari, posteriormente dominado pelos incas. A arquitetura é espetacular e se assemelha à famosa Machu Picchu em alguns aspectos.
Na região andina do Equador você encontra a cênica Avenida de Los Volcanes, uma rota fantástica cercada por vulcões — alguns ainda bastante ativos — e montanhas surpreendentes. As paisagens, evidentemente, são espetaculares, e algumas cidades andinas pelo caminho encantam qualquer um.
Com quase seis mil metros de altura, o Cotopaxi é considerado um dos vulcões mais ativos do mundo, ainda que a última grande erupção tenha acontecido há mais de cem anos. Mesmo assim, ele é muito visitado, principalmente por fãs de escalada no gelo, ou qualquer um que curta belas paisagens.
Outro vulcão imperdível no Equador é o Quilotoa, o mais ocidental dos vulcões nos Andes equatorianos. O que o diferencia dos outros é uma lagoa de três quilômetros de diâmetro em sua cratera. O ponto é muito popular entre aventureiros e amantes de natureza.
O Equador possui algumas das mais incríveis rotas de trem da América Latina. O Tren Crucero, por exemplo, passa pela Avenida de los Volcanes e tem paisagens incomparáveis, enquanto o Nariz del Diablo (foto) desce em ziguezague em uma viagem emocionante que garante ótimas fotografias.
O enorme Parque Nacional Machalilla, localizado no extremo oeste do país, guarda uma incrível biodiversidade e é um dos melhores lugares para conhecer as espécies de animais e plantas locais. Um passeio popular pelo parque é o passeio de caiaque no mar.
O Equador também tem um pedaço da Amazônia e é um dos melhores destinos para quem quer explorar a floresta por ser mais barato que no Peru ou no Brasil. Diversas empresas organizam tours pelos rios e cachoeiras da floresta, assim como observação de animais.
Esse Patrimônio Mundial da Unesco é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de paisagens espetaculares e espécies de animais únicas. Por lá você pode caminhar, mergulhar e explorar uma ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos.
Puerto Ayora é o maior centro urbano das Ilhas Galápagos e uma surpresa para quem espera encontrar apenas plantas e animais por lá. Ainda que animais selvagens passeiam normalmente pela cidade, ela não é muito diferente de outros centros urbanos portuários, com bons hotéis, restaurantes e pessoas de todos os cantos do mundo.