Roma em 20 fotos: conheça o melhor da capital italiana
Confira uma seleção que vai te convencer a colocar o destino em seu roteiro.
Foto: Shutterstock
Roma é hoje a capital e maior cidade da Itália e um dos principais destinos turísticos do continente europeu. Mas a importância dessa cidade tem seu início ainda muito antes de grande parte das capitais europeias que conhecemos hoje. Sua relevância para a história do mundo ocidental é inigualável, basta uma breve caminhada pelas suas ruas, cheias de ruínas centenárias, museus e igrejas, para verificar isso.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 20 fotos que vão inspirar sua viagem a Roma. Confira:
Coliseu
Construído entre os anos de 70 e 80 d.C., o famoso Coliseu é um anfiteatro oval que recebia até 80 mil pessoas para batalhas entre gladiadores e espetáculos como caça a animais, execuções, peças baseadas em mitologia clássica, encenação de batalhas famosas e até falsas batalhas navais — nesse caso, o espaço se enchia de água e recebia barcos. Hoje, é um dos principais cartões-postais da Itália.
Logo ao lado do impressionante Coliseu, o Arco de Constantino é outra enorme estrutura que merece um tempo de contemplação. O arco foi inaugurado em 315 a mando do Senado Romano para comemorar a vitória do imperador Constantino na Batalha da Ponte Mílvia.
Construído há pouco menos de dois mil anos, o Pantheon é uma das mais bem preservadas estruturas romanas, tendo permanecido em uso por toda a sua história. Primeiramente, acredita-se que tenha funcionado como um templo aos deuses romanos, mas hoje é uma igreja católica. Ali estão enterrados nomes importantes da história, como o grande artista do Renascimento Raffaello.
Piazza Navona é, provavelmente, a mais célebre entras as praças romanas. Construída no século 15, a praça guarda maravilhosos exemplares de arquitetura barroca e três belas fontes. Hoje, é um espaço compartilhado por estabelecimentos comerciais que fazem do lugar uma ótima opção para um café ou um gelato à tarde.
A Cidade do Vaticano é um estado independente localizado dentro do território romano. É lá que vive o Papa, líder da Igreja Católica Romana e bispo de Roma. É lá também que você encontra os Museus do Vaticano, um complexo de museus e galerias que reúne diversas obras apropriadas pela Igreja Católica ao longo dos séculos, além da famosa Capela Sistina, com pinturas de Michelangelo.
A Basílica de São Pedro, também no Vaticano, é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. Construída ao longo de 20 anos e inaugurada em 1626, a basílica é de fato impressionante, cobre cerca de 23 mil metros quadrados e possui, em sua cúpula, 340 estátuas de anjos, santos e mártires.
Outra praça muito famosa é a Praça de São Pedro, localizada em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A praça foi projetada por Gian Lorenzo Bernini, um importante artista barroco, no século XVII. Em seu centro, ergue-se um obelisco do Antigo Egito desde 1585. Ali se realizam missas e encontros religiosos no Natal, por exemplo. É muito comum também que, depois de uma visita à basílica, os turistas passeiem pela praça e almocem por ali.
Erguido às margens do Rio Tibre, o Castelo Sant’Angelo é uma fortaleza construída pelo imperador romano Adriano para ser o mausoléu de sua família no século 2 d.C. Por sua proximidade com o Vaticano, foi posteriormente utilizado por Papas. Atualmente, é um museu e seu terraço superior garante uma incrível vista da cidade.
O Palatino é um monte que se eleva 40 metros acima do Fórum Romano, em plano centro de Roma. É nele que se originou Roma e ainda hoje podem ser vistas ruínas de séculos de história, entre templos, palácios e casas dos aristocratas romanos de mais de dois mil anos atrás.
O Fórum Romano é uma praça pública repleta de algumas das mais antigas estruturas da cidade. O lugar era o principal centro comercial, religioso e cultural da Roma Imperial e, portanto, guarda ruínas de importantes prédios administrativos e corredores das casas da elite da época. Algumas das estruturas têm mais de 27 séculos de idade.
Outro monumento que comemora vitórias romanas e você pode visitar na cidade é a Coluna Trajana. Com 38 metros de altura e uma estátua de São Pedro no topo (colocada em 1588), a coluna foi construída a mando do imperador Trajano para comemorar a vitória contra os dácios.
Como o nome sugere, as Termas de Diocleciano constituíam um espaço para banhos públicos construído entre 298 e 306 a mando do imperador Maximiano em homenagem ao imperador Diocleciano. É possível ver banheiras e outras estruturas originais.
As Termas de Caracala eram o segundo maior complexo de banhos públicos da cidade. O espaço foi construído no século 2 d.C. e permaneceu em uso até aproximadamente 530. É possível visitar o lugar para ver estruturas originais e incríveis estátuas.
A Piazza di Spagna, ou Praça de Espanha, foi conhecida até o século 17 como Praça de França. Em seu centro está a bela Fontanna dela Barcaccia, um exemplar barroco, e ela é famosa pela Escadaria Espanhola, que a liga à Piazza Trinità dei Monti, através de mais de 130 degraus. Por conta da concentração de estabelecimentos comerciais, é uma ótima região para um café ou um gelato.
Talvez a mais famosa fonte do mundo, a Fontada di Trevi foi construída no século 18 e planejada pelo arquiteto Nicola Salvi na confluência de três estradas que costumavam trazer água para a cidade. Hoje, já foi cenário de diversos romances e filmes e é um dos mais belos exemplares de arquitetura barroca do mundo.
Se você é amante de cinema, não deixe de visitar a Cinecittà, um complexo de estúdios por onde passaram os maiores nomes do cinema italiano. Ali foram gravados clássicos como Ben Hur. É possível fazer tours para conhecer os sets de filmagem e apreciar antigos figurinos.
Óstia é um enorme bairro e única parte da comuna de Roma a ter saída para o mar Mediterrâneo. O lugar, além de belíssimas vistas para o mar, guarda a Óstia Antica, restos de uma cidade portuária fundada há mais de 2500 anos para ser porto de Roma.
A Galleria Borghese tem uma das coleções consideradas as mais bonitas do mundo. Distribuídas em vinte salas estão esculturas, mosaicos, pinturas e esculturas antigas e dos séculos 15 a 19. Entre os destaques estão obras de artistas como Caravaggio e Raffaello. O espaço fica em uma área verde tão incrível quanto, o parque Villa Boeghese.
O Trastevere é um bairro famoso pelas apertadas e coloridas ruas de paralelepípedo, que parecem ter saído de um filme. Ali, a comida é mais barata e os restaurantes, menos cheios. Por lá você também encontra a famosa Basilica de Santa Maria em Trastevere, uma das mais antigas igrejas de Roma.
Campo de’ Fiori é outra praça romana imperdível, ainda que por outros motivos. Lá acontece, diariamente, exceto aos domingos, um enorme mercado de rua que merece uma visita e umas comprinhas. Em seu centro está uma impressionante estátua de Giordano Bruno, um filósofo morto naquele local por afirmar que a Terra girava ao redor do Sol, no século 15.