10 incríveis festivais de comida ao redor do mundo que valem a viagem
Competições de pizza e paradas em homenagem a peixes — confira uma lista com incríveis festas tradicionais que acontecem pelo mundo!.
Foto: Amy Sheehan/Shutterstock
Comida e cultura andam lado a lado e, portanto, uma das melhores formas de verdadeiramente conhecer um destino novo é experimentado sua culinária. E existe jeito mais fácil de fazer isso do que participar de festivais de comida? Pois saiba que existem inúmeros festivais gastronômicos ao redor do mundo que realmente valem a viagem, uns mais estranhos que outros, mas todos únicos!
Pensando em quem ama tanto viajar quanto comer, o Guia da Semana listou 10 incríveis festivais de comida ao redor do mundo. Confira:
Wildfoods Festival | Hokitika, Nova Zelândia
A Nova Zelândia é famosa por ser um destino para aventureiros, e isso se reflete também nos seus festivais. O Wildfoods Festival, que pode ser traduzido para Festival de Comidas Selvagens, acontece todo mês de março, na cidade de Hokitika. O nome não é suficiente para dar uma ideia do que acontece por lá durante o festival, quando barracas tomam as ruas e vendem iguarias das mais bizarras, como escorpiões, olhos de peixe, vinho de tojo, também conhecido como mato, entre outros. Os menos aventureiros podem apenas experimentar o melhor da culinária do povo local, os maori, ou um tradicional escargot. O festival também inclui um concurso de fantasias selvagens.
Poutine é um tradicional prato canadense que certamente deve ser evitado por aqueles que estão dando um tempo nos carboidratos. O prato consiste em batatas fritas cobertas com queijo coalho e molho de churrasco. Diversas variações são permitidas, como inclusive você pode perceber se passar por Ottawa durante o PoutineFest, em abril, quando barracas tomam as ruas e vendem mais de cem tipos de poutines dos mais variados, criando o que é hoje o maior festival de poutine do mundo — é uma parada imperdível para os amantes de batata frita.
É claro que um festival onde nasceu a pizza não poderia faltar na lista. Nápoles, inclusive, teve a honra de ter o seu método de preparo de pizzas napolitanas incluído na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da Unesco, tão grande é a sua importância. O Pizzafest, portanto, não poderia acontecer em outro lugar. Durante uma semana de setembro, a cidade é tomada por centenas de milhares de turistas que vão consumir milhares de pizzas e participar de diversas atrações, como o campeonato da melhor pizza, em que pessoas se reúnem em grupos — geralmente caracterizadas com ótimas fantasias — para preparar a pizza vencedora.
Toda primavera, o fiorde de Ringkøbing, na Dinamarca, se enche daqueles pequenos peixes conhecidos por aqui como arenques. E, como para o ser humano tudo é motivo para festejar, a cidade de Hvide Sande recebe admiradores de peixes e frutos do mar de todo o mundo prontos para comer muito. Dentre as atrações do festival estão competições de pesca, corte e preparo do peixe, degustações de receitas como bolo de peixe, peixe frito, peixe em conserva e muito mais. Para completar, um concurso de beleza avalia homens com roupas tradicionais e elege o mais belo Sr. Arenque.
O Maine Lobster Festival, ou Festival da Lagosta de Maine, acontece toda primeira semana de agosto da capital da lagosta dos Estados Unidos, Maine, e certamente merece uma viagem só para ela, principalmente se sua paixão são os frutos do mar. Durante cinco dias, os visitantes podem provar lagostas nas mais variadas formas, desde o prato tradicional com a lagosta cozida até hambúrguer de lagosta, rolinhos de lagosta, macarrão com molho de lagosta e salada de lagosta. Outros frutos do mar também podem acompanhar a estrela da semana. É claro que toda essa comida é acompanhada por exposições de quadros e esculturas protagonizadas pelo crustáceo, assim como paradas em homenagem a eles, com direito à coroação da Rainha do Mar de Maine, corridas e shows de bandas locais.
O festival conhecido como Salon du Chocolat, do francês, Salão do Chocolate, acontece anualmente no mês de outubro e costuma mudar de sede, tendo já acontecido em Bruxelas e Paris, por exemplo. Vale a pena conferir o site para saber onde será o próximo. Durante cinco dias, o evento reúne em um só lugar centenas dos maiores especialistas em chocolate do mundo, todos prontos para mostrar suas habilidades para que o público possa degustar doces deliciosos. Além de apreciar esses saborosos frutos do cacau, o festival também promove competições de escultura de chocolate, desfiles de moda com roupas de chocolate e outras apresentações artísticas.
Corrida do Queijo | Inglaterra
A Corrida do Queijo é um evento tradicional da pequena vila de Brockworth, na Inglaterra. Em maio, os locais se juntam e organizam uma série de corridas que tem atraído cada vez mais turistas. A corrida, no entanto, é um pouco inusitada: os participantes precisam descer a colina Cooper atrás de uma peça redonda do delicioso queijo de Gloucester, fabricado na região desde o século 16 e não muito barato. Aquele que primeiro conseguir pegar o queijo, ganha a peça e pode se deliciar com ela. O evento costuma terminar com algumas pessoas levemente machucadas, mas é sempre divertido. Como o queijo era muito pesado e podia causar acidentes, recentemente ele tem sido trocado por uma peça falsa na hora da corrida.
Os amantes de melancia não podem deixar de visitar a autoproclamada Capital da Melancia do Mundo, a cidade de Chinchilla, na Austrália. E se você é um deles, faça questão de visita-la em fevereiro, quando acontece o incrível Chinchilla Melon Festival. Durante três dias, você vai encontrar pessoas vestidas de melancia, pessoas literalmente usando melancias na cabeça, vai poder participar de corridas de melancia, esqui de melancia, competição de cuspe de caroço de melancia e tudo mais que você puder imaginar relacionado à fruta.
Às vezes comer não é exatamente a sua praia — essas pessoas existem —, então que tal separar os três dias que precedem a terça-feira de Carnaval para participar de uma guerra de laranjas? A Batalha das Laranjas acontece na cidade de Ivrea, no norte da Itália, e consiste, como o nome sugere, em uma batalha na qual diversos times atiram laranjas uns nos outros. Não se sabe exatamente de onde surgiu esse costume, mas muitos acreditam que ele acontece desde a Idade Média. Será um Carnaval no mínimo único.
Se você curtiu a ideia de participar de uma batalha com frutos, talvez devesse também incluir na sua lista a guerra de tomates que toma conta da cidade de Buñol, na Espanha, toda última quarta-feira de agosto. La Tomatina começa quando, por volta das 10 da manhã, caminhões entram na cidade e espalham tomates pelas ruas, e as pessoas saem de suas casas e começam a atacar tomates umas nas outras — sempre tem algum local amigável que vai colocar mangueiras à disposição para você se lavar. Existem recomendações oficiais da prefeitura, como levar óculos de natação para proteger os olhos, amaçar o tomate antes de jogar para não machucar ninguém e usar roupas velhas, pois elas certamente vão acabar no lixo.