7 festas tradicionais latino-americanas para curtir uma vez na vida
Confira algumas das melhores festas do continente americano.
Fotos: Shutterstock
Uma das melhores formas de conhecer e experimentar a cultura de um lugar é participar de uma de suas festividades tradicionais. E a melhor forma de curtir uma viagem é se envolver com a cultura local — então por que não planejar sua próxima viagem pela América Latina de forma que você consiga aproveitar e participar de uma festa tradicional?
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 festivais latino-americanos que você precisa conhecer. Confira:
Carnaval | Brasil
O Carnaval brasileiro está entre os mais famosos do mundo e não poderia faltar na lista. A grande festa que acontece cerca de 40 dias antes da Páscoa pode até ter origem em celebrações católicas, mas hoje brasileiros de todas os credos saem às ruas para comemorar. A festa assume algumas diferentes formas ao redor do país. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são famosos pelos exuberantes desfiles nos sambódromos e o crescente número de bloquinhos de rua. Já Salvador é conhecida pelos trios elétricos que arrastam multidões com muito samba e axé e Recife ou Olinda têm como principal característica os enormes bonecos e o frevo. Vale a pena passar a data em todos esses lugares.
Bem menos conhecido na maior parte do país que o Carnaval, o Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece todos os anos no último fim de semana de junho em Parintins, no Amazonas. Durante três dias, a cidade se enche de música e encenações que exaltam a cultura e o folclore local. A principal é composta por um confronto entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, que encantam o público ao som de uma toada tocada por cerca de 400 músicos.
Esse tradicional festival mexicano acontece desde muito antes de os europeus chegarem na América, há mais de três mil anos, e está inscrito na lista de Patrimônios Imateriais da Humanidade da UNESCO. Hoje, o Día de Los Muertos acontece em 2 de novembro, dia em que, segundo a crença local, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. As pessoas então enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam deliciosos pratos, geralmente os preferidos daqueles que se foram. Nas ruas da Cidade do México, por exemplo, acontecem incríveis paradas com pessoas vestidas de caveiras ou da morte, com fantasias e maquiagens fascinantes.
Na cidade de Valdivia, no sul do Chile, acontece uma das mais famosas festas populares da América Latina. O evento celebra a fundação da cidade e o fim do verão. Ao longo de uma semana inteira, diversas festividades tomam as ruas da cidade, mas o grande evento principal acontece na última noite, quando mais de 40 embarcações desfilam pelo rio Calle Calle, com música e fogos de artifício. Os locais e turistas que estiverem lá em fevereiro podem curtir tudo isso, além de experimentar comidas típicas e dançar ao som de músicas locais.
A Feria de Las Flores acontece em agosto na cidade de Medellín, na Colômbia, e é a principal celebração da cidade. A festa tem como objetivo exaltar os costumes e a história local, e representa o florescimento da cultura da região. Ao todo, a data reúne cerca de 450 eventos festivos, que incluem paradas e desfiles com músicas e muitas flores, além de espetáculos de dança e shows musicais.
Uma das mais famosas celebrações do Peru, o Inti Raymi é um festival de origem inca que acontece no fim de junho, em Cusco, e marca o solstício de inverno no hemisfério sul em homenagem ao deus-sol, Inti. As festividades se estendem até a fortaleza de Sacsayhuaman, nos arredores da cidade, onde uma representação que inclui uma invocação ao deus-sol encanta locais e turistas. É uma ótima oportunidade de assistir a desfiles com danças e roupas típicas da cultura inca.
A Fiesta Nacional de La Vendimia acontece anualmente na cidade de Mendoza, na Argentina, e é uma celebração do vinho e do processo de transformação da uva na bebida da região. É um dos principais eventos do país e inclusive é transmitido para toda a Argentina pela televisão. A festa é composta por quatro eventos principais que reúnem apresentações de lux, balé e outros tipos de dança, música, teatro e muito mais — tudo com muito vinho.