10 festas tradicionais da Alemanha para curtir em sua viagem ao país
Saiba quais são as festas típicas do país e quando acontecem.
Foto: Shutterstock
Muitos conhecem a Alemanha por alguns motivos: cerveja, linguiça e o fatídico 7x1. Mas, poucos sabem que para os alemães, tudo é motivo de festa regada à boa comida e bebidas típicas. Das homenagens à cebola e ao Carnaval de Colônia, a Alemanha tem muitas outras festas diferentes, além da internacionalmente conhecida Oktoberfest.
Quer saber mais? O Guia da Semana selecionou 10 festas típicas alemãs para você aproveitar em sua viagem ao país. Confira!
CANNSTATTER WASEN DE STUTTGART
Bem semelhante ao Oktoberfest de Munique, Stuttgart tem sua própria festa típica: a Cannstatter Wasen. A festa acontece no final de setembro e início de outubro, e dura duas semanas. Ela acontece uma semana após a concorrente, a Oktoberfest de Munique, e um mês depois da Festa do Vinho de Stuttgart. Na festa há diversas atrações, tendas para comer e beber cerveja e vinho. Além disso, as pessoas se vestem com roupas típicas alemãs. Não há nada mais tradicional que esta festa.
Continua depois da publicidade
QUERMESSE DE CRANGE
A festa da Quermesse de Crange é a segunda maior festa do estado de Renânia do Norte-Vestfália, e acontece na cidade de Herne, no bairro de Crange. São 50 atrações e um total de cinco quilômetros de barraquinhas. A festa dura dez dias, iniciando na primeira sexta-feira de agosto. Na véspera da abertura, acontece uma feira de cavalos com torneios de montaria.
SUPERFESTA JUNTO AO RENO
Os habitantes da Bavária são bem conhecidos por suas festas, mas poucos sabem que em Düsseldorf o agito rola solto. A superfesta junto ao Reno (grösste kirmes am rhein) trata-se de uma grande quermesse ao lado do Rio Reno, que atrai cerca de 4 milhões a cada ano. As festividades acontecem durante dez dias, a partir da terceira semana de julho, e oferecem diversão com montanha russa, roda gigante e splash para a família inteira.
FEIRA DA CEBOLA DE WEIMAR
A festa da cebola acontece na cidade de Weimar, e é considerada a maior festa do estado de Turíngia. Dedicada à cebola, a brincadeira começou em 1653, e recebe anualmente cerca de 300 mil pessoas que querem experimentar novas receitas com o ingrediente. Além disso, a festa possui até um símbolo: a Rainha da Festa da Cebola.
FESTA DO VINHO DE STUTTGART
E não é só de cerveja que vivem os alemães: a festa do vinho de Stuttgart é uma grande celebração que ocorre por 12 dias, desde a última quarta-feira de agosto até o início de setembro. Fundada em 1976, a festa recebe cerca de um milhão de visitas anualmente. A região é conhecida por suas vinícolas. Para celebrar a produção, o centro histórico da cidade fica repleto de atrações e decorações para a época da festa.
SWABIAN-ALEMANNIC FASNACHT
Este nome esquisito é o semelhante ao Carnaval brasileiro para os alemães. A partir do dia 6 de janeiro, os moradores do estado de Baden-Württemberg saem às ruas usando máscaras folclóricas e tocando músicas típicas.
CARNAVAL DE COLÔNIA
O Carnaval de Colônia é um dos eventos mais animados da Alemanha. Trata-se de um Carnaval de rua de longa duração - começa no dia 11 de novembro e termina apenas na quarta-feira de cinzas. Entretanto, o ápice da festa é na semana da quaresma, quando as pessoas saem fantasiadas nas ruas, apreciando os carro alegóricos enquanto aproveitam uma boa cerveja.
OKTOBERFEST DE MUNIQUE
Não podemos falar sobre festas típicas da Alemanha sem falar sobre a Oktoberfest. Para quem pretende visitar Munique, a dica é ir no período do final de setembro, quando, por duas semanas, o parque de Theresienwiese, em Munique, fica repleto de pessoas se divertindo e bebendo cerveja até cair. A festa atrai cerca de 6 milhões de pessoas todos os anos e é uma das maiores festas da Alemanha.
MERCADO ABERTO DE BREMEN
Esta celebração, também conhecida como Bremer Freimarkt, é muito parecida ao Oktoberfest, pois conta com a mesma empolgação e festividade. O mercado aberto de Bremen costuma receber anualmente quatro milhões de visitantes que buscam música, comidas típicas e muita cerveja. A celebração ocorre por 17 dias em Bremen, e trata-se de uma tradição milenar.
FESTA DO TIRO DE HANNOVER
Também conhecido como Schützenfest Hannover, em alemão, trata-se da maior festa de atiradores do mundo e marca o fim dos concursos de tiro na cidade da Baixa Saxônia. O evento reúne cerca de um milhão de pessoas na praça principal de Hannover, há 500 anos. A festa mistura parque de diversão com muita música, dança, comidas e bebidas típicas, além do desfile de atiradores.