6 festas populares imperdíveis para curtir na Espanha
Confira uma lista de festas que você não vai querer perder quando estiver no país.
Foto: Jarno Gonzalez Zarraonandia/Shutterstock
A Espanha consegue ser vários países em um só: são diversas línguas, diversas danças e diversos pratos típicos. É de se esperar que um país cheio de tantas culturas tenha ótimas festas tradicionais espalhadas por todo o seu território. De gigantes estátuas de madeiras a espetaculares desfiles a céu aberto, o país mostra que realmente sabe festejar.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 festas tradicionais imperdíveis para você curtir na Espanha. Confira:
La Tomatina | Buñol, Comunidade Valenciana
O município valenciano de Buñol tem um festival anual um tanto quanto inusitado e sem origem definida, mas extremamente divertido: uma guerra de tomates. La Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto, quando, por volta das 10 da manhã, caminhões entram na cidade e espalham tomates pelas ruas — é quando as pessoas saem de suas casas e começam a atacar tomates umas nas outras, e sempre tem algum local amigável que vai colocar mangueiras à disposição para você se lavar. Existem recomendações oficiais da prefeitura, como levar óculos de natação para proteger os olhos, amaçar o tomate antes de jogar para não machucar ninguém e usar roupas velhas, pois elas certamente vão acabar no lixo.
Março é um dos melhores momentos do ano para visitar a cidade de Valência, pois é quando ocorre a famosa festa popular Las Fallas — ou Les Falles, em valenciano. O evento é uma tradição na cidade e uma das maiores festas de todo o país, inclusive figurando na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade da UNESCO. O festival consiste na construção de fallas, incríveis estátuas de madeiras que são espelhadas pela cidade. Entre os dias 15 e 19 de março, as pessoas festejam, soltam fogos e comemoram enquanto visitam essas estátuas. No fim do dia 19, todas são queimadas.
Carnaval de Santa Cruz de Tenerife | Santa Cruz de Tenerife, Canárias
O nosso Carnaval pode ser mais famoso por aqui, mas o de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, certamente vale a pena, justamente por ser considerado um dos maiores do mundo, ao lado da festa do Rio de Janeiro. Assim como acontece por aqui, existem basicamente dois carnavais distintos, um acontece nas ruas, com pessoas fantasiadas que festejam a céu aberto, e outro é oficial, que conta com desfile de carros e eleição da Rainha do Carnaval, que é eleita por sua performance e fantasia.
Sevilha é uma das cidades mais famosas da Espanha, foi naquela região que nasceu o famoso flamenco. Essa dança, parte da identidade local, é uma das coisas celebradas durante a Feira de Abril, que acontece, como o nome sugere, em abril, e enche a cidade de cores, com pessoas usando vestidos e outros trajes tradicionais, andando de carroças e festejando pelas ruas enquanto comem comidas típicas e exaltam a cultura sevilhana.
No norte da Espanha, a celebração mais famosa é a Semana Grande de Bilbau, capital da região conhecida como País Basco. A festa rola por nove dias a partir do sábado seguinte ao dia 15 de agosto e conta com atrações das mais diversas, como esportes rurais, shows de música tradicional gratuitos que adentram a madrugada, bonecos enormes espalhados pelas ruas e muitas imagens da Marijaia, uma mulher com os braços levantados para o alto, símbolo do festival. O início da festa é anunciado com o lançamento de um txupinazo, um tipo de foguete que abre as festividades e leva as pessoas às ruas.
Fiestas de Moros y Cristianos | Alcoy, Comunidade Valenciana
A Espanha tem, em sua história, uma forte presença dos árabes conhecidos como mouros. Para relembrar essa história e celebrá-la, diversos lugares ao longo da costa do país realizam as chamadas Festas de Mouros e Cristãos. A mais famosa e popular delas acontece em Alcoy, na província de Alicante, que acontece entre os dias 21 e 24 de abril, quando milhares de pessoas desfilam vestidas de mouros ou cristãos e reencenam, nas ruas e de forma fantasiosa, a batalha entre esses dois povos, levando quem estiver por lá em uma incrível viagem no tempo à Idade Média.