Confira algumas das arenas imperdíveis do nosso país.
Foto: Shutterstock
Como todo brasileiro sabe, o futebol é um esporte de extrema importância na consituição da cultura e da identidade nacional. Sendo assim, os palcos onde acontecem esses grandes jogos não são menos importantes. Desde estádios que fazem parte da história da cidade onde estão até arenas de ponta capazes de impressionar até quem não gosta do esporte — visitar essas espaços pode ser um ótimo passeio turístico.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 6 estádios incríveis para visitar ao redor do Brasil. Confira:
Mané Garrincha | Brasília
O Estádio Nacional de Brasília "Mané Garrincha", ou só Mané Garrincha, foi fundado em 1974 com capacidade para pouco mais de 45 mil pessoas, mas passou por importantes reformas para a Copa do Mundo de 2014, quando passou a acomodar mais de 72 mil pessoas, se tornando o segundo maior do país e um dos maiores da América. O estádio é aberto para visitação todos os sábados.
O Mineirão é o quinto maior estádio de futebol do Brasil e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer. Apesar de ter sido palco da maior derrota da nossa seleção, o famoso 7 a 1, o estádio merece uma visita também por sediar o Museu Brasileiro do Futebol, que pretende expor, pesquisar e preservar artefatos do futebol brasileiro e promover uma imersão dos visitantes no universo desse esporte.
A Arena da Amazônia chama atenção por seu design ousado, cercado por enormes placas brancas. Fundado em 2014 para a Copa, a bela arena tem capacidade para pouco menos de 45 mil pessoas. Apesar de não muito grande, está adaptada para receber uma série de outras atividades esportivas além do futebol e recebe visitas guiadas de terça a sábado.
O maior estádio do Brasil não poderia faltar na lista. Inaugurado em 1950 na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, tem capacidade para 78.838 espectadores e já foi palco de duas finais de Copa do Mundo e de atividades dos Jogos Olímpicos. O tour, que é um dos passeios mais procurados pelos turistas que visitam o Rio, leva os visitantes para conhecer o vestiário, o gramado, sentar nos bancos de reserva e conferir itens de jogadores que fizeram história, como a rede do jogo do milésimo gol de Pelé.
Outro estádio brasileiro feito exclusivamente para a copa do mundo, a Arena das Dunas, em Natal, tem capacidade para pouco mais de 30 mil pessoas e é um dos estádios mais bonitos do país — e não à toa, afinal sua arquitetura é inspirada nas incríveis dunas pelas quais o estado do Rio Grande do Norte é tão famoso. Além das partidas de futebol, o espaço pode receber eventos como exposições. É possível participar de um tour diariamente, que vale a pena inclusive para quem não gosta tanto assim de futebol.
O Estádio do Pacaembu é um importante marco histórico de São Paulo, tombado como patrimônio por ter importante papel na história do esporte mais popular do nosso país. Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte, abaixo de suas arquibancadas.