10 destinos românticos para conhecer na América do Sul
Confira uma lista com lugares que certamente vão te inspirar a planejar sua próxima viagem.
Fotos: Shutterstock
Paris ou Veneza são realmente cidades muito românticas, mas não é preciso ir até a Europa para curtir uma viagem especial a dois. A América do Sul tem destinos espetaculares que, por conta de paisagens inacreditáveis ou uma gastronomia de ponta, sempre acompanhada de um bom vinho, conseguem ser tão românticas quanto a Cidade Luz ou a cidade das famosas gôndolas.
Pensando nisso, o Guia da Semana separou 10 destinos românticos na América do Sul para inspirar os casais que amam viajar. Confira:
Cartagena | Colômbia
Fundado em 1533, o centro colorido de Cartagena é considerado um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e um dos mais bem preservados exemplares de arquitetura colonial do continente americano. Cercada por belos muros e arcos, essa parte da cidade é um labirinto de cores, sacadas floridas e fantásticas igrejas. Mas a cidade ainda vai além, e é uma ótima opção para quem quer curtir uma bela praia no Mar do Caribe. Em meio a praias, belas ruas e bons restaurantes, poucos destinos na América do Sul são tão românticos.
Outro destino imperdível para os casais que visitam a Colômbia é o arquipélago caribenho de San Andrés y Providencia, que fica bem ao norte do país, no Mar do Caribe. As águas são ideais para mergulho, mas para quem quer tomar sol na praia, a dica é visitar San Luis. San Andrés também tem uma ótima infraestrutura, para quem não consegue ficar muito isolado da civilização. Para os românticos, a dica é visitar a paradisíaca Providencia, que inclusive é ligada à ilha de Santa Catalina pela Ponte dos Apaixonados (foto), posicionada sobre um canal construído por piratas no século 17.
Pouca gente sabe, mas a capital do Equador também é cheia de encantos e certamente é capaz de surpreender os casais apaixonados, principalmente aqueles que amam história e cenários espetaculares. Cravada em meio aos Andes, Quito está cercada por maravilhosas montanhas que garantem uma paisagem incrível de qualquer ponto da cidade e seu centro histórico é um dos mais extensos e bem preservados de toda a América do Sul. Caminhar com aquela pessoa especial em meio a suas basílicas, museus e galerias é como uma viagem no tempo da qual você não se arrependerá, inclusive durante a noite, quando as coisas costumam se iluminar e deixar tudo mais romântico. E o melhor de tudo é que é um destino em conta.
Se vocês são um casal que curte aventura e vida selvagem, Galápagos é o destino certo e uma boa opção depois do passeio em Quito, ainda que não seja dos mais baratos. Esse Patrimônio Mundial da Unesco é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin. O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra, e de lá você pode partir para a exploração de sua ampla biodiversidade, com muitas espécies únicas de lá, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos, além de apreciar paisagens de outro mundo, dentre praias coloridas e antigos vulcões, ao lado de quem você gosta.
Buenos Aires é certamente uma das cidades mais românticas da América do Sul. Isso porque concentra de tudo: incrível arquitetura neoclássica e art déco e amplas avenidas para passeios a dois, deliciosa gastronomia e bom vinho para jantares românticos e o tão famoso tango. Quando estiver na capital argentina, não deixe de visitar lugares como o Teatro Colón, a Recoleta, os Bosques de Palermo e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
Depois de Buenos Aires, uma ótima sugestão de passeio romântico é seguir para oeste até o pé dos Andes, onde você encontrará Mendoza, cidade conhecida por suas carnes, sem falar dos ensopados e as deliciosas empanadas. A região também a famosa pelos seus vinhos, principalmente a cidade de Lujan de Cuyo, que faz parte da província de Mendoza e tem ótimos Malbec. O destino é perfeito para casais que curtem um tour gastronômico e de vinhos, ao pé de uma das maiores cordilheiras do mundo, uma vez que é um dos melhores da América nesse quesito.
Casa de algumas das trilhas mais belas do mundo, a Patagônia, entre a Argentina e o Chile, é destino certo para amantes de paisagens intocadas. Entre as opções de passeios por lá estão trekking na Cordilheira dos Andres, rafting em rios de águas cristalinas, trens que vão até o fim do mundo e observação de baleias ou pinguins em meio a fantásticos fiordes. Você vai precisar de muitos dias apenas para planejar o melhor roteiro, mas não deixe de aproveitar algumas das acomodações mais fantásticas do mundo, com direito a janelas com vista para um dos céus mais estrelados do mundo. Entre as cidades imperdíveis da região estão Bariloche, para quem curte esquiar, e Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo.
O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que visitam o país. Não é à toa, afinal é considerado o deserto mais árido do mundo — algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva desde que se mantêm registros. As regiões mais populares estão no Chile, mas ele se estende também pela Argentina, o Peru e a Bolívia e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados. Acampar por lá com aquela pessoa especial e admirar aquele céu único é certamente uma experiência inesquecível. Uma ótima opção de hospedagem por lá é a bela cidade San Pedro de Atacama.
Fernando de Noronha é certamente um dos destinos mais paradisíacos do nosso país e uma escapada perfeita para os casais que amam natureza. O lugar é um arquipélago formado por diversas ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica na costa de Pernambuco. Não à toa, está na lista de patrimônios da humanidade da Unesco. Para além das praias e paisagens paradisíacas, também vale a pena pela enorme biodiversidade. Por lá não faltam trilhas, ótimos lugares para mergulhos e praias deliciosamente desertas para relaxar.
Um das cidades mais famosas do Brasil é também uma das mais românticas. Não é à toa que Paraty está sempre cheia de gringos — ela é uma cidade única em nosso país. Famosa pela FLIP, um dos maiores eventos de literatura do país, foi fundada ainda no século 16 e teve importante papel nos ciclos do ouro e café no Brasil. Hoje ainda guarda muito de sua arquitetura original, de inspiração portuguesa. Caminhar pelas ruazinhas de pedra decoradas com casas coloridas, ir até o porto para apreciar uma das melhores partes do litoral sudeste do país ou mesmo pegar um barco para explorar uma das praias quase intocadas que ficam ali por perto, como Pouso da Cajaíba, é uma experiência imperdível.