8 destinos incríveis ao redor do mundo que recebem corridas de Fórmula 1
Confira uma lista de lugares perfeitos para quem ama automobilismo - e para quem não ama também.
Foto: Shutterstock
A Fórmula 1 é a mais popular dentre as modalidades de automobilismo no mundo. Não à toa, diversas competições desse esporte acontecem anualmente ao redor do mundo. Muitos desses destinos têm o turismo proveniente desses eventos como uma importante fonte de renda e, evidentemente, se preparam com afinco para receber os aficionados que viajam para ver os carros em alta velocidade. É claro que não é muito difícil, pois eles já são turísticos por natureza, cheios de atrativos perfeitos mesmo para quem não curte o automobilismo tanto assim.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 destinos que recebem grandes prêmios de Fórmula 1 e merecem a visita. Confira:
Mônaco
No Principado de Mônacoacontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Mônaco, e você certamente não vai querer perder. O país é famoso por ser sede de um dos principais eventos da mobilidade de automobilismo mais popular do mundo. Todas as ruas da cidade se fecham para a corrida e o país se enche de fanáticos por carros. O evento costuma acontecer durante quatro dias no fim de maio. Nos outro dias do ano, é possível andar pelo trajeto, que acabou se tornando um ponto turístico. Você ainda pode conferir jardins exóticos, belas praias e palácios espetaculares.
Austin, no Texas, é considerado o melhor destino no país para os amantes de automobilismo. É lá que acontece o Grande Prêmio dos Estados Unidos, no começo de novembro, no Circuito das Américas, um modelo de modernidade. Quando não estiver curtindo corridas, a cidade tem muito a oferecer, com uma intensa cena cultural e ótimas opções de passeio. Austin é famosa por seus festivais de música, seus mais de trezentos parques ideais para relaxar e seu espírito gastronômico cheio de influências aleatórias — misturando churrasco e comida mexicana, por exemplo — que o fazem único.
Na Austrália, quem sedia o Grande Prêmio é o Albert Park, em Melbourne. Capital de Vitória, Melbourne é uma das cidades mais bonitas e cosmopolitas do país — está sempre disputando esse título com Sydney. Por lá você vai encontrar gente de todos os cantos, muitos estudantes universitários que agitam a vida noturna, ótimos museus, reservas naturais e muito mais. A cidade também é ideal para os amantes de café: além da Feira Internacional de Café, que acontece anualmente, e de um tour turístico dedicado às lojas de café espalhadas pela cidade, ela tem sua própria publicação dedicada à avaliação das bebidas, a Melbourne Coffee Review.
Sede do Grande Prêmio da Hungria, que acontece em agosto, Budapeste, capital do país, é uma cidade que está no imaginário de qualquer um que sonhe em conhecer o Leste Europeu, e não é para menos. A cidade guarda uma incrível quantidade de história que diz muito sobre o presente do país e da Europa, além de ser palco de grandes eventos culturais e uma intensa cena cosmopolita, como muitas das capitais europeias. Quando lá, você não pode deixar de visitar o espetacular Castelo de Buda e o Parlamento de Budapeste (foto), o maior e mais fotografado edifício da cidade.
Perto da simpática cidade de Spa, a cerca de uma hora de viagem de carro da capital belga, Bruxelas, fica o Circuito Spa-Francorchamps, que é sede do Grande Prêmio da Bélgica. Muito famosa pelo automobilismo, a cidade de Spa é ainda mais famosa por conta de suas águas termais que teriam propriedades únicas — muitos afirmam, inclusive, que o termo spa vem daí mesmo. Com bela arquitetura e bons restaurantes, a cidade não tem tanto a oferecer e, depois que você já tiver visto a sua corrida, vale a pena voltar para a capital e curtir o melhor que ela tem a oferecer, incluindo os famosos crepes belgas e o Parque Mini-Europa — literalmente uma Europa em miniatura para você ver a Torre Eiffel ao lado do Palácio de Westminster.
No fim de setembro acontece o Grande Prêmio de Singapura. O destino é uma cidade-estado diferente de qualquer outra. Antiga colônia britânica, hoje é predominantemente habitada por chineses, mas recebe um grande número de estudantes e profissionais internacionais e não é difícil ouvir quatro ou mais idiomas em um mesmo dia — só de oficiais são quatro: inglês, malaio, mandarim e tâmil. Essa cidade que evoluiu do encontro de culturas guarda impressionantes prédios e monumentos extremamente modernos, jardins espetaculares, museus, bares, lojas e restaurantes e, portanto, é um destino ideal para amantes de automobilismo e de atrações modernas e futurísticas.
Em Montreal fica o único circuito de Fórmula 1 do Canadá, e é lá, portanto, que acontece o Grande Prêmio do Canadá, em junho. Ao lado do Circuito Gilles-Villeneuve, fica o espetacular museu Montreal Biosphère (a esfera da foto), um museu inteiramente dedicado ao meio-ambiente. Para além disso, a cidade é famosa por ser um polo artístico, cheio de festivais e muitas formas de se explorar e apreciar a cultura local. Entre os pontos imperdíveis se encontram a Notre-Dame canadense, o espetacular Porto Velho de Montreal e o mercado Jean-Talon.
A apenas 19 km de Milão, a cidade de Monza é muito famosa pelo seu Autódromo de Monza, que é um ponto turístico e recebe o Grande Prêmio de F1 da Itália, que acontece no começo de setembro. A cidade é um comum destino de bate-volta saindo da capital da moda, mas também tem muitos pontos turísticos interessantes, como seu próprio Duomo, jardins, museus e uma arquitetura exuberante. Se você é uma amante de história e arquitetura tanto quanto automobilismo, pode combinar essas duas cidades em uma viagem que não vai se decepcionar.