7 destinos perfeitos para velejar ao redor do mundo
Confira uma lista que vai te inspirar a navegar por aí.
Foto: Shutterstock
Velejar não é algo novo, nossos ancestrais estavam aí usando a força do vento para atravessar mares e oceanos já há milhares de anos. A diferença é que eles faziam isso porque precisavam, enquanto nós podemos fazer isso pelo simples prazer de navegar sobre águas cristalinas admirando paisagens naturais ou cidades à distância ao som do vento, das ondas e eventualmente de um pássaro lá longe.
Que aventureiro nunca sonhou em pular em um veleiro e navegar por aí? A boa notícia é que você não necessariamente precisa ter um barco ou saber velejar. Existem diversas agências de turismo ao redor do mundo que podem te levar nessa aventura. Justamente pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 dos destinos mais populares para velejar ao redor do mundo. Além de paisagens espetaculares e condições de clima adequadas, eles também possuem ótima infraestrutura para atender turistas interessados. Confira:
Dalmácia | Croácia
O litoral croata é frequentemente tido como um dos mais lindos do mundo, e a região da Dalmácia croata é a que concentra a maior quantidade de paisagens paradisíacas cheias de ilhas perdidas em meio a águas inacreditavelmente cristalinas. O vento durante a tarde é confiável, e a cidade de Dubrovnik é um ótimo ponto para encontrar um veleiro e partir para explorar as mais de 1100 ilhas da região. Quando não estiver no mar, você certamente não estará entediado, com uma grande quantidade e atrações históricas para admirar e explorar.
Não é possível citar o litoral croata e não falar das fascinantes ilhas gregas. Barcos têm navegado aquela região há milhares de anos, pulando de ilha em ilha e deixando história a ser conhecida em cada uma delas. Se você é amante de natureza e história clássica, esse é o destino certo para você. Por lá, você pode visitar ilhas famosíssimas — não por acaso —, como Mykonos e Santorini, lugares que não param nem sequer durante a noite, quando a cena de bares e restaurantes é ideal para relaxar depois de um dia velejando por águas de cor turquesa e admirando costas de pedra branca. Um dos melhores lugares para partir em sua aventura marinha é a própria Atenas, e certamente vale a pena sair para conhecer as ilhas depois de usufruir do melhor da capital.
Zanzibar é um verdadeiro paraíso na costa oriental da África. O arquipélago, pertencente à Tanzânia, tem um pequena área de pouco mais de 1600 km² mas é repleta de opções de acomodação perfeitas, tendo inclusive ganhado fama por seus bangalôs construídos sobre as águas de um azul tão cristalino que permite admirar corais sem que seja necessário se molhar. Existem opções turísticas para quem quer velejar por um dia ou por vários — e talvez valha a pena escolher a segunda opção, pois a ilha tem muito mais do que cenários paradisíacos, afinal foi casa de árabes, europeus e outros povos e tem também uma grande quantidade de história e cultura.
A Nova Zelândia tem um dos litorais mais cênicos do mundo — com cerca de 15 mil quilômetros de perímetro —, e é difícil discordar quando você vê coisas como o fascinante Milford Sound, fiorde que é um dos principais pontos turísticos do país. Não é por acaso, portanto, que a cultura do velejar seja tão forte por lá. Um dos melhores lugares para explorar velejando é a Baía das Ilhas, na costa norte da Ilha Norte, um dos destinos preferidos por quem entende do assunto. Isso porque, entre mais de 140 ilhas — onde você inclusive pode parar para escalar, caminhar ou relaxar —, a região concentra uma impressionante biodiversidade e, portanto, as chances de você ver um pinguim ou um golfinho são realmente grandes.
As Ilhas Virgens Britânicas, território britânico ultramarino, são um dos pontos preferidos no Caribe entre aqueles que amam velejar, e não é difícil entender o porquê. O arquipélago, composto por cerca de 40 ilhas, com apenas onze habitadas, é um destino ideal para quem gosta de combinar luxo e aventura. Por lá, é possível encontrar incríveis resorts, assim como algumas das melhores praias do mar do Caribe, muitas escondidas em alguma pequena ilha. Assim como nos outros itens da lista, existem empresas que organizam excursões em veleiros para quem quer explorar a região. Em geral, elas saem da maior ilha, Tortola — que por si só já valeria a pena. O arquipélago faz parte das Pequenas Antilhas, que incluem também países como Barbados e Antígua e Barbuda, outras ótimas opções.
A Polinésia Francesa é um conjunto de cinco arquipélagos no Oceano Pacífico dependentes da França que juntos constituem um verdadeiro paraíso para os amantes de praia, sol e natureza. Ainda que grande parte de seus mais de quatro mil quilômetros quadrados de território, incluindo a parte marítima, seja espetacular, a ilha de Tahiti e aquelas ao seu redor, que incluem a famosa Bora Bora ou Moorea, são as imperdíveis. As águas costumam ser cristalinas e quentes o ano inteiro e a quantidade de animais mesmo perto da costa é impressionante.
A Austrália é mais famosa pela bela cidade de Sydney ou seus icônicos cangurus, mas uma pesquisa um pouco mais aprofundada antes de viajar pode garantir que você não cometa o erro de ignorar o fantástico arquipélago de Whitsunday. Ao todo, são mais de 70 ilhas não muito conhecidas por quem não vive no estado de Queensland. As ilhas estão bem pertinho da famosa Grande Barreira de Coral, o que garante um dos cenários mais cênicos para um passeio de veleiro — não à toa, a região está cheia deles.