6 destinos para se locomover e se hospedar de forma sustentável
Fotos: Shutterstock | Divulgação (via assessoria de imprensa - Edelman)
O melhor jeito de descobrir novos lugares durante uma viagem, interagir com moradores locais e ter uma experiência de viagem autêntica sem deixar o meio ambiente de lado, é a pé ou de bicicleta.
De acordo com uma pesquisa da Booking.com, 8 em cada 10 (79%) viajantes brasileiros querem usar meios de transporte mais ecológicos em suas viagens. Além disso, 86% dizem que estão mais propensos a escolher uma acomodação sustentável.
Pensando nisso, o Guia da Semana pediu ajuda ao Booking.com que compartilhou 6 destinos para se locomover e se hospedar de forma sustentável com base em avaliações de viajantes e que possuem o selo Viagem Sustentável na plataforma. Confira:
Taipei, Taiwan
A agitada capital de Taiwan oferece inúmeras opções gastronômicas saborosas, além de uma linda paisagem natural. Caso o viajante tenha interesse nas artes criativas, na história da cidade ou nos mercados noturnos mundialmente famosos, Taipei tem opções para todos os gostos. A cidade também conta com oito parques nacionais, montanhas imponentes, ilhas no litoral e estações de águas termais. Devido ao sistema de transporte público bem mapeado, fica fácil se locomover pela cidade. Por isso, não é surpreendente que esse seja um dos destinos mais recomendados por viajantes da Booking.com para transporte público acessível.
Onde se hospedar: O CityInn Hotel Taipei Station Branch II é sustentável e oferece quartos modernos e minimalistas no coração da capital de Taiwan. O hotel fica a uma curta caminhada de distância da Estação Central de Taipei, que os viajantes podem usar para se locomover de transporte público pela cidade.
Continua depois da publicidade
Praga, República Tcheca
Esse destino europeu é um ideal para quem gosta de caminhar sem rumo, se perder pelas ruas de paralelepípedos e pátios pitorescos. Os viajantes podem explorar os bairros de um dos destinos mais recomendados na Booking.com para caminhadas urbanas, descobrir o cenário artístico boêmio e provar algumas das melhores cervejas do mundo. Para vivenciar a cidade após o pôr do sol, vale reservar um passeio noturno partindo da entrada da Torre da Ponte na Cidade Velha, no qual os visitantes podem atravessar a Ponte Carlos com vista para o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito, conhecer a história dessa cidade medieval preservada e aproveitar alguns dos melhores locais da cidade para fotografia noturna.
Onde se hospedar: O Hotel Planet Prague fica a uma curta caminhada do centro histórico e proporciona uma estadia confortável e sustentável, pois o hotel evita usar plásticos descartáveis. Certos quartos têm um terraço com vista da cidade, onde é possível sentar e relaxar enquanto saboreia uma bebida gelada depois de passar o dia passeando a pé.
Nova York, EUA
Como as ruas são numeradas e dispostas em formato de grade, é muito improvável se perder em Nova York, destino mais recomendado da Booking.com para caminhar. Vale a pena percorrer Manhattan a pé e descobrir seus diversos bairros, do SoHo até Midtown, passando pelo Central Park. Para conhecer a cena boêmia da cidade, é indicado reservar um passeio a pé pelo Greenwich Village e descobrir as ruas e as casas históricas desse bairro artístico. Também é possível pegar o metrô como um verdadeiro nova-iorquino.
Onde se hospedar: Localizado na famosa (e ideal para pedestres) Times Square, o LUMA Hotel oferece estadias elegantes e sustentáveis no coração de Manhattan. O hotel conta com quartos modernos e espaçosos. O hóspede pode aproveitar o bar e restaurante para fazer uma refeição deliciosa ou tomar um drink criativo. O hotel também fica a uma curta caminhada de distância do Edifício Empire State, então é possível simplesmente andar até o prédio e aproveitar vistas incríveis da Big Apple.
Marrakech, Marrocos
A encantadora e colorida cidade de Marrakech é envolvente e cheia de energia. Vale admirar a arquitetura, os jardins amplos e vivenciar um pouco da antiga riqueza dessa cidade antes de encerrar o passeio com vistas panorâmicas da medina de Marrakesh em um terraço escondido. O Marrocos também costuma ser reconhecido como um dos países mais sustentáveis do mundo. Os esforços do país para evitar as mudanças climáticas por meio do uso de energia renovável e da proibição de sacolas plásticas destacam o Marrocos como um destino ecológico, além de ser reconhecido e recomendado por viajantes da Booking.com por ser sustentável.
Onde se hospedar: O Riad Itrane fica a uma curta caminhada da praça Jemaa el-Fna e conta com terraços ao ar livre e vistas da cordilheira do Atlas e da Medina. O riad tradicional tem uma piscina e serve pratos marroquinos típicos, em sua maioria orgânicos, para os hóspedes saborearem suas refeições nas varandas térreas.
Copenhague, Dinamarca
Copenhague é um destino escandinavo repleto de excelente arquitetura e história. A cidade é conhecida por ser boa para andar de bicicleta e, de acordo com os dados de recomendação da Booking.com, é um dos melhores destinos para praticar ciclismo. A melhor maneira de conhecer a capital da Dinamarca é fazendo um passeio guiado de bicicleta, no qual o viajante vai pedalar por pontos turísticos famosos e outros locais menos conhecidos. No passeio, os visitantes também aprendem a reduzir sua pegada de carbono e sobre como Copenhague se tornou uma das cidades mais sustentáveis e eficientes do mundo no uso de energia.
Onde se hospedar: Vale a pena se hospedar no primeiro arranha-céu de Copenhague, o Radisson Collection Royal Hotel, que oferece aluguel de bicicletas para que o hóspede possa explorar a cidade como um morador local. Localizado perto dos Jardins de Tivoli e da Estação Central de Copenhague, o hotel possui quartos elegantes e uma academia e spa de última geração.
Kyoto, Japão
Kyoto é uma cidade fascinante, que mistura agitação moderna e história antiga, além de ser um dos destinos mais recomendados na Booking.com para viajar de forma sustentável. Conhecida por seus templos históricos, a cerimônia do chá e os tradicionais arranjos florais, Kyoto é uma metrópole próspera e avançada. Os inúmeros pontos turísticos da cidade ficam relativamente distantes entre si, então é preciso precisar pegar o transporte público para ir de um lugar até outro. Porém, o melhor jeito de conhecer cada região é caminhando. A região do templo Kiyomizu-dera é bem interessante para uma caminhada e os santuários e barracas de lanches deixam o lugar bem animado.
Onde se hospedar: Situado a uma curta caminhada do templo Kiyomizu-dera e de muitos restaurantes nas proximidades onde é possível experimentar a culinária japonesa, o Kyomachiya Suite Rikyu é uma casa machiya tradicional, localizada no bairro Higashiyama, em Kyoto. A estadia é autêntica e sustentável, pois a acomodação usa energia renovável em toda a propriedade. Os hóspedes podem relaxar depois de um dia de caminhada.
Guia da Semana Premium - Nossa melhor forma!
Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!