8 cidades que vão te convencer a visitar a costa do Mar Negro
Que tal planejar uma viagem para lugares menos explorados da Europa?.
Foto: Shutterstock
O Mar Mediterrâneo, mais ao sul, leva toda a fama, mas o Mar Negro, entre o Leste Europeu e a Ásia, também possui ótimos destinos litorâneos, com incríveis vilas históricas e cidades cheias de bons museus, restaurantes e agitada cena cultural. A principal vantagem do Mar Negro em relação ao Mediterrâneo, no entanto, é o fato de que recebe muito menos turistas e, portanto, é muito mais tranquilo e possui muito mais tesouros inexplorados para você conhecer.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 destinos incríveis que vão te convencer a visitar o litoral do Mar Negro. Confira:
Sochi | Rússia
Sochi é uma cidade litorânea que ficou famosa durante a Copa do Mundo 2018, quando sediou alguns dos jogos do torneio. O destino tem ótimas praias, que atraem muitas famílias e jovens russos e, no verão, fica consideravelmente agitada. No entanto, para quem quer algo mais calmo, a cidade também possui belas áreas verdes e regiões montanhosas que podem ser apreciadas pelo viajante que não abre mão de ter aqueles momentos de contato com a natureza.
A região central da cidade de Odessa é cheia de pérolas: fascinantes palácios e uma espetacular mistura de estilos arquitetônicos. Mas o que realmente dá fama ao destino é seu litoral, que atrai diversos banhistas no verão para um mergulho no Mar Negro, assim como fanáticos por esportes aquáticos. Amantes de história e praias certamente sairão de Odesa apaixonados. Não deixe de visitar pontos turísticos icônicos, como a Escadaria de Potemkin, que até já estrelou filmes famosos, no caso O Couraçado Potemkine, e que garante uma bela vista do porto.
Apelidada de Pérola do Mar Negro, Nessebar é uma cidade com mais de três mil anos de idade, o principal destino de veraneio da Bulgária e um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade é, na verdade, uma pequena ilha conectada ao continente por um istmo artificial e certamente garante paisagens de cartão postal. Além dos ótimos resorts para quem quer mergulhar e tomar um sol, Nessebar guarda alguns bons museus e muitas igrejas — e ruínas de igrejas — centenárias para serem visitadas. Não deixe de tomar sol na famosa Sunny Beach.
Também chamada de Bourgas, Burgas é uma cidade muitas vezes ignorada por quem visita a Bulgária. Mas se você decidir parar por lá, vai encontrar um destino digno de seu tempo. Com um belo centro, uma ótima — e consideravelmente vazia — praia, parques e até alguns bons museus, isso sem falar dos ótimos restaurantes. Não deixe de visitar lugares como o Parque Marítimo e o Museu Arqueológico. A cidade também é uma boa opção para estabelecer uma base e explorar a belíssima região.
Balchik é uma pequena e inexplorada cidade litorânea marcada por penhascos de pedra branca capaz de encantar até o mais difícil dos turistas. O destino é mais autêntico que muitos da região, uma vez que manteve muito de seus edifícios e características búlgaras, enquanto seus vizinhos se encheram de grandes resorts. Alguns pontos turísticos imperdíveis incluem os fascinantes Palácio de Balchik (foto) e o Jardim Botânico de Balchik, um prato cheio para amantes de história e arquitetura. Depois de uns bons dias de praia, vale a pena seguir para norte e visitar a Romênia, a cerca de uma hora de distância.
Sozopol é outro dos destaques da costa da Buglária. Às margens do Mar Negro, a cidade de ruas de pedra e encantadoras casinhas de madeira é um lugar que vale por si só, mas também costuma ser base para quem quer explorar a região de Burgas. Além de ótimos resorts, Sozopol tem uma intensa vida cultural e costuma estar menos lotada de turistas do que cidades como Nessebar.
O Mar Negro também banha uma grande extensão do território turco e Sinop, a cidade mais ao norte da costa turca, é um dos principais destinos por lá. Muitos turcos passam o verão na cidade, que já tem ares bastante cosmopolitas. Além das belíssimas praias, a cidade também possui importantes atrativos para amantes de história e cultura, como museus e fortalezas. O que vale muito a pena, no entanto, é passear sem rumo por suas encantadoras ruas históricas.
Apesar de Sinop ser muito popular, Amasra é muitas vezes considerada a mais bonita cidade da costa turca no Mar Negro. O destino é cheio de casinhas de tijolos espalhadas entre simpáticas ruas e becos apertados, o que garante fotografias únicas. O principal atrativo turístico é a cidadela bizantina ao lado de um pequeno porto, assim como o museu da cidade. É claro, no entanto, que não faltam ótimas praias, ideais para mergulhar ou só passar o dia tomando sol.