8 destinos nacionais para fugir do frio nas férias de julho
Confira uma lista de lugares no Brasil que permanecem quentes durante o inverno.
Foto: Shutterstock
É realmente difícil — se não impossível — encontrar alguém que não goste de férias. Encontrar alguém que não gosta do friozinho das férias de julho, no entanto, já é muito mais fácil. Felizmente, o nosso país é muito grande e diverso e possui diversas opções de destinos para quem quer fugir do frio e curtir o inverno brasileiro em um lugar mais quentinho.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 destinos nacionais para fugir do frio nas férias de julho. Confira:
Caldas Novas | Goiás
Localizada no sudeste goiano, a cidade de Caldas Novas é um dos destinos mais populares do estado de Goiás e de toda a região Centro-Oeste. Isso porque guarda um incrível manancial hidrotermal ideal para você relaxar em águas quentinhas. Ainda que a mínima possa atingir cerca de 16°C no mês de julho, a máxima pode chegar a atingir 30°C e, mesmo que o clima esteja fresquinho, você pode se aquecer nas deliciosas piscinas hidrotermais.
As dunas de areia do estado do Tocantins já são bem conhecidas, especialmente pelos aventureiros, mas o Jalapão oferece não apenas isso, como também cachoeiras, trilhas e rios a serem explorados. O mês de julho já faz parte da época de seca — entre maio e setembro —, quando as chuvas são mais escassas e o clima chega a ultrapassar 30°C durante o dia, ainda que caia para cerca de 22°C durante a noite. Sem chuvas, o lugar fica ideal para ser explorado, uma vez que não há lama para dificultar o acesso.
Os famosos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, no Maranhão, têm crescido aos olhos dos turistas, tanto brasileiros quanto internacionais, talvez por oferecerem paisagens de tirar o fôlego e uma experiência única no nosso país. O parque inteiro, com 270 km², está repleto de dunas fascinantes que guardam enormes lagoas da água da chuva. Nas maiores lagoas, é possível mergulhar, relaxar e se refrescar. Julho é o fim do período de chuvas, o calor não é tanto e as lagoas menores ainda não desapareceram, então vale realmente a pena.
Em julho, a famosíssima capital do Ceará tem uma média mínima de 22°C, e máxima por volta de 30°C — frio você não vai passar. O destino também costuma ser menos cheio nessa época do ano, o que garante que você possa curtir a cidade tranquilamente, sem multidões de turistas para atrapalha-lo. O período de chuvas está no fim, e certamente vale a pena correr o risco de pagar uma chuvinha. Além das fantásticas praias, não deixe de se divertir no famoso Beach Park, o maior parque aquático do país, a 26 quilômetros da capital.
Alter do Chão é um distrito do município de Santarém no Pará e tem belas praias de água doce ao longo do curso do rio Tapajós e do Lago Verde. O Caribe Amazônico — como é chamada —, aparece no período de vazante do rio nos meses de agosto a janeiro. Em julho, entretanto, guarda ainda um pouco do cenário florido do período de chuvas e algumas praias já estão aparentes. A média é de cerca de 26°C, mas a temperatura chega a ultrapassar os 30°C.
A capital do Amazonas está muito próxima à linha do equador e, portanto, é quente o ano inteiro. Julho faz parte do período de seca, quando o nível dos rios está diminuindo, mas pode ficar tranquilo, você ainda vai poder navegar por eles e admirar o famoso encontro entre o Rio Negro e o Solimões. Na seca, inclusive, surgem algumas praias de água doce para você curtir em família e até tomar um solzinho.
A capital do Rio Grande do Norte foi abençoada com dias ensolarados durante todo o ano, e em julho não é diferente, quando a temperatura média fica em torno dos 26°C. A cidade tem belíssimas praias para você aproveitar o inverno quente de lá, mas uma boa dica é sair da cidade e ir até a famosa Praia de Pipa, única em nosso país, marcada por falésias fantásticas e incríveis paisagens, além de vida noturna — em noites quentes — e boa comida.
Grande parte do litoral baiano costuma permanecer quente durante as férias de julho, o que atrai bastante gente para lá nessa época. Alguns dos destinos preferidos são Ilhéus, Porto Seguro e Trancoso, mais ao sul, que inclusive ficam mais baratos durante o inverno. Trancoso realmente vale a pena, com belas praias de areias douradas banhadas por águas esverdeadas que entram em contraste com as dramáticas falésias e os coqueiros. E você pode ir certo de que chuva não será um problema.