10 fascinantes destinos internacionais que combinam cultura e natureza
Confira uma lista de lugares capazes de agradar qualquer tipo de viajante.
Foto: Shutterstock
Cidades históricas atraem um determinado tipo de turistas, enquanto parques nacionais atraem outro e grandes cidades como São Paulo ou Londres atraem ainda outro tipo. E ainda que alguns viajantes possam se interessar por diferentes variedades de viagens, algumas cidades ao redor do mundo conseguem reunir cultura fascinante e natureza exuberante e certamente são capazes de agradar todos os tipos de turistas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos que conseguem reunir em um só lugar cidades vibrantes, com arte e cultura, e muita natureza. Confira:
Cidade do Cabo | África do Sul
Marcada pela famosa Montanha de Mesa em seu centro, a Cidade do Cabo é uma das capitais da África do Sul e um dos destinos preferidos de qualquer um que visita o país. Aos pés da montanha você encontra de tudo em uma cidade que é feita de um encontro de gastronomias, arte e cultura. Subir a gigante é um passeio essencial, e você pode fazê-lo a pé ou de teleférico. De lá, você vai poder apreciar uma vista fascinante, uma mistura de cenários naturais e urbanos que compõem paisagens mais cênicas do que muitas outras grandes cidades.
Queenstown é conhecida pelos locais como capital de aventura do mundo. Por lá, você pode praticar o bungee jumping no lugar onde ele nasceu, além de se arriscar com esquis nos Alpes do Sul ou em algumas das tirolesas mais radicais do planeta. Depois que o seu coração já tiver se acelerado o bastante, você não pode deixar de explorar a incrível cena de bares, restaurantes, arte e as vinícolas da região. A cidade também tem uma importante herança cultural maori — o povo que já estava ali antes da chegada dos europeus —, o que se reflete em sítios históricos ou mesmo na culinária local.
Vancouver é uma grande cidade na Columbia Britânica, no Canadá. A cidade é famosa por sua ótima cena de cafés, geralmente preparado com selecionados grãos orgânicos e frescos, além de um grande número de inesquecíveis atividades culturais, entre festivais, museus e galerias de arte, e ótimos restaurantes, que configuram uma fascinante cena gastronômica. Tudo isso, claro, marcado por espetaculares paisagens naturais, compostas por incríveis montanhas cheias de pinheiros e lagos que são tão belos quanto congelantes.
Difícil conhecer alguém que não tenha ouvido falar da extravagante Cartagena das índias, capital do departamento de Bolívar. Fundada em 1533, é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos mais bem preservados exemplares de arquitetura colonial do continente americano. Ainda cercada por belos muros e arcos, essa parte da cidade é um labirinto de cores, sacadas floridas e fantásticas igrejas. Por lá, você pode curtir muito da cultura colombiana, incluindo festivais e deliciosa gastronomia, mas o que a coroa como uma joia colombiana são suas fantásticas praias no maravilhoso Mar do Caribe.
Difícil encontrar alguém que, quando o assunto é a Indonésia, não se lembre de Bali. Suas incríveis praias fazem qualquer um se apaixonar, mas a cidade também conta com impressionantes terraços de arroz onde se pode aprender muito sobre a espiritual cultura hindu e simpáticas cidades cheias de cultura para se conhecer. Dentre os melhores locais para visitar estão a Praia de Uluwatu, Padang — do filme Comer, Rezar E Amar —, e a cidade de Ubud, conhecida por suas artes.
Interlaken é o destino na Suíça para amantes de aventura. Como se as paisagens incríveis dos picos nevados de Jungfrau, Eiger e Mönch não fossem suficientes, a cidade é porta de entrada para um dos melhores destinos de aventura do mundo. Por lá você pode esquiar dos picos mais altos, fazer rapel em cachoeiras incríveis e muito mais. Para além das paisagens cheias de lagos, montanhas, cavernas e picos nevados, você também pode aproveitar para conhecer melhor a cultura suíça, que vai além da aventura local, com bons museus e restaurantes.
Dubrovnik é certamente uma das cidades mais bonitas da Croácia. Fundada no século 7, a cidade velha é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seus muros e fortes que se levantam das águas azuis do Mar Adriático e envolvem as casinhas medievais impressionam qualquer um já à primeira vista. Tome tempo para explorar a cidade, que possui palácios e museus excepcionais, que contam muito da história e apresentam muito da arte croata, mas não deixe de navegar pelas fascinantes águas azuis ou subir ao topo dos picos que cercam a cidade.
Em meio aos famosos fiordes noruegueses que, por si só, já garantem paisagens dramáticas de tirar o fôlego, fica uma simpática cidade chamada Bergen, com um belo porto cheio de casinhas coloridas conhecidas como o Bryggen, Patrimônio da UNESCO com algumas fundações que datam do século 12.Muita gente visita a cidade para subir até o alto das montanhas de teleférico e, com sorte, apreciar a aurora boreal. Além das fascinantes paisagens tipicamente norueguesas que a cercam, a relativamente grande cidade é também um polo de música e gastronomia no país.
Cairo é a capital do Egito e, portanto, uma cidade grande e caótica como muitas ao redor do mundo. A diferença é que ela ainda guarda resquícios de épocas passadas, mercados de rua que conquistam pelos aromas e, claro, fica a apenas alguns minutos de distância das tão famosas Pirâmides de Gizé, um dos grupos de monumentos mais famosos do mundo e a única sobrevivente das Maravilhas do Mundo Antigo, tendo suportado quase quatro mil anos de história. Entre o Museu Egípcio ou o Museu de Arte Islâmica, as pirâmides são só uma pequena parte de toda a história que você pode encontrar por lá, e entre o rio Nilo, praias e desertos, você vai ter muita natureza para admirar.
Essa maravilhosa cidade no norte da Tailândia foi fundada no século 13 e é considerada um relevante centro de tradição cultural do país. A região guarda mais de 300 templos e tem crescido como uma vibrante cidade, ainda que mantenha muito de seu caráter histórico. Chiang Mai é mum ótimo lugar para relaxar, comer comida típica e fazer compras no famoso mercado noturno de artesanatos. A paisagem verdejante que a cerca e interage com ela, entre belas montanhas e amplas plantações de arroz, é ideal para quem gosta de caminhadas em meio á natureza.