8 destinos incríveis para aproveitar o feriadão prolongado de novembro fora de São Paulo
Feriado da Proclamação da República (15) e o Dia da Consciência Negra (20) rendem uma folga estendida ao paulistano.
Fotos: Shutterstock
O ano de 2018 trouxe uma coincidência que pode render para muitos uma folga estendida durante o mês de novembro: o feriado da Proclamação da República (15), que neste ano cai numa quinta-feira, tem a possibilidade de se emendar com o Dia da Consciência Negra (20), comemorado na terça-feira seguinte. Ou seja, quem não for trabalhar nas pontes vai poder aproveitar uma folguinha de 'apenas'seis dias!
E que tal aproveitar essa folga para viajar? Confira 8 destinos incríveis para aproveitar o feriadão prolongado de novembro fora de São Paulo:
*Clique nas imagens abaixo para abrir a nossa galeria
Praia do Rosa - Imbituba (SC)
Localizada a cerca de 70 km de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, a Praia do Rosa é procurada por gente do mundo todo por sua característica rústica, paradisíaca e preservada. Ela faz parte do município de Imbituba, embora esteja mais próxima do município vizinho, Garopaba.Apesar de toda beleza natural, quase intocada, o local oferece boa infraestrutura para turistas, com bares e restaurantes ladeando a orla. O acesso é feito por pequenas trilhas que partem do estacionamento ou do final das ruas da cidade.
Continua depois da publicidade
Praia da Lagoinha do Leste - Florianópolis (SC)
A Praia da Lagoinha do Leste é considerada por muitos a mais bela praia de Florianópolis, na região sul do Brasil. Para chegar a este paraíso é preciso encarar uma longa trilha (partindo da Praia do Matadeiro ou Pântano do Sul) ou seguir em um passeio de barco. A faixa de areia fofa e branquinha é banhada por um mar agitado e de águas cristalinas, abrigando também um riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o seu nome). Subindo pelo costão direito da praia o visitante pode contemplar uma vista panorâmica do local.
Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo (RJ)
O Pontal do Atalaia, localizado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, conta com uma paisagem de tirar o fôlego. A faixa de areia branca e fina é dividida em duas (dependendo do nível da maré), o que faz com que o local também seja conhecido como "prainhas". O acesso é feito por essa longa escadaria de madeira, que leva a uma praia preservada e de águas cristalinas. Além do trajeto de carro, também é possível chegar às prainhas a pé ou de barco, a partir da Praia dos Anjos.
Praia da Ferradura - Búzios (RJ)
Localizada na cidade de Armação de Búzios (mais conhecida apenas como Búzios), a Praia de Ferradura foi assim nomeada por conta do seu formato arredondado, quase que como uma baía. Essa característica faz com que seu mar seja bem calmo e quase sem ondas, ideal para quem quer relaxar e para praticar Stand Up Paddle, caiaque, pedalinho, entre outras atividades aquáticas. A água azul e cristalina, rodeada por vegetação, é o toque que faltava para completar a paisagem incrível.
Praia do Cachadaço, Vila de Trindade - Paraty (RJ)
A rústica Vila de Trindade, localizada no litoral de Paraty (RJ), abriga a famosa Praia do Cachadaço. A larga faixa de areia, emoldurada por árvores, é banhada por um mar de águas preservadas e claras. Mas a principal atração se encontra ao final da praia: uma trilha de 20 minutos leva os visitantes a uma piscina natural de águas cristalinas e rasas (com profundidade que não costuma ultrapassar um metro), rodeada por grandes rochas, perfeita para mergulhar ou apenas relaxar.
Praia do Pouso da Cajaíba, Pouso da Cajaíba - Paraty (RJ)
A Praia do Pouso da Cajaíba é a principal da região (de mesmo nome), ao sul da cidade de Paraty. Caracterizada por uma vila de pescadores, a praia conta com uma faixa de areia estreita, com pouco mais de 300 metros de extensão, que só pode ser acessada por barco - o que garante o sossego deste paraíso. É aqui que se concentra a maior infraestrutura para turistas, com restaurantes, barzinhos pé na areia e campings. Vale lembrar que o local fica numa região totalmente preservada, sem energia elétrica e sem rede de telefonia, perfeito para quem quer se desconectar.
Lagoa Azul, Ilha Grande - Angra dos Reis (RJ)
Localizada entre duas ilhotas próximas à Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), a Lagoa Azul é uma piscina natural paradisíaca que faz jus ao seu nome. Sua água azul-turquesa atrai muitos visitantes, fazendo deste o ponto turístico mais badalado da região durante a alta temporada. Em meio a tanta natureza e preservação, você pode praticar mergulho ou snorkeling em águas rasas e cristalinas. Além disso, peixes e tartarugas costumam aparecer para nadar com os turistas. O acesso é feito apenas por barco.
Cachoeira Santa Bárbara, Chapada dos Veadeiros - Cavalcante (GO)
Os paredões rochosos e as quedas d'água da Chapada dos Veadeiros são a maior atração turística do estado de Goiás. A Cachoeira Santa Bárbara, localizada no município de Cavalcante, é uma das mais famosas da região, por contar com uma piscina natural de águas translúcidas, esverdeadas e preservadas. Para chegar neste paraíso, só por uma trilha de intensidade média, com 10 km (ida e volta) de caminhada pela mata.