10 destinos europeus perfeitos para conhecer em um dia
Confira uma lista de cidades famosas que você pode aproveitar em menos de 24h.
Foto: Shutterstock
Muitos concordam que cidades como Londres, Paris, Roma ou Madri precisam de no mínimo uma semana para serem exploradas minimante. Outras cidades, como Dublin ou Amsterdã, podem não precisar de tudo isso, mas certamente pedem por algumas noites por lá, já que são elas quem fazem tanto sucesso entre os turistas. Algumas famosas cidades, no entanto, são perfeitas para serem exploradas em um dia: com suficientes atrações para te manter ocupado, você pode parar por lá no caminho para outro lugar ou mesmo fazer um bate-e-volta de cidades maiores.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 cidades e 2 países europeus perfeitos para você conhecer em um dia — mas a verdade é que você vai acabar querendo voltar. Confira:
Nice | França
Nice é uma das maiores cidades da Riviera Francesa, mas seus principais atrativos podem ser conhecidos em um dia — ainda que você certamente vá se sentir tentado a voltar para lá. A cidade é famosa por suas belas praias e tem atraído muita gente graças à sua perfeita combinação de elementos mediterrâneos que datam desde o século 18, mas a cidade vai além disso. Para os amantes de cultura italiana, ainda guarda muitos resquícios da influência do país a leste, principalmente em sua arquitetura. Nice também foi um importante polo de atração de artistas e por isso guarda grandes museus como o Matisse, Chagal e d’Art Moderne. É possível passar a manhã na praia, almoçar bem, visitar alguns museus e seguir sua viagem França adentro ou para a Itália.
Salzburgo recebe sua fama principalmente por ter sido berço de ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart. Muitos dos turistas que visitam a Áustria param por um dia na quarta maior cidade do país para admirar as belas paisagens que certamente inspiraram essa música que mudou o mundo. O fascinante horizonte da cidade conta com fortes, belos domos e majestosas montanhas. Entre seus principais pontos turísticos estão o Festung Hohensalzburg, um forte de 900 anos de idade no topo de uma colina, e o Museu de Salzburgo.
Na Zona Metropolitana de Lisboa, Sintra certamente pode ser conhecida em um bate-e-volta da capital portuguesa. A vila está na lista dos patrimônios da Unesco e conta com jardins espetaculares, densos bosques, palácios e castelos. Entre os principais estão a Quinta da Regaleira, um castelo que parece ter saído de um filme de terror, e o Palácio Pena (foto), construído no século 19 como uma grande mistura de estilos que funciona ainda hoje como hospedagem para o Presidente da República e outros funcionários do governo.
A famosa cidade de Romeu e Julieta é capaz de nos fazer sentir o amor no ar e, de fato, é uma das mais encantadoras cidades italianas. A boa notícia é que você não precisa de mais de um dia para conhece-la. No caminho entre cidades grandes como Milão e Veneza, Verona é uma ótima parada. Entre seus principais atrativos estão, claro, a Casa da Julieta, onde você pode deixar uma cartinha com um desejo romântico, a Arena Romana, construída, como o nome sugere, pelos romanos, e o Museo di Castelvecchio, um forte que hoje funciona como um museu onde estão guardados incríveis afrescos, joias e artefatos medievais.
Ao sul da Inglaterra, Bath é uma bela cidade a pouco mais de duas horas de Londres, a caminho de outras cidades famosas como Bristol ou Cardiff. A cidade foi um spa dos romanos no século 1 a.C. por contar com águas naturalmente aquecidas — algo raro para a região. Hoje em dia, o banho romano é o passeio preferido dos turistas, já que ainda existe uma casa específica para isso na cidade. Passear pelas ruas e observar suas construções históricas são atividades perfeitas para quem ama arquitetura. Parques, restaurantes charmosos e um passeio de barco pelo Rio Avon são alguns dos passeios imperdíveis por lá.
Ninguém precisa de muito tempo para conhecer os principais pontos de interesse da Bélgica, a verdade é que você provavelmente pode separar a mesma quantidade de tempo para Paris ou Londres e a Bélgica inteira. Se você vai passar alguns dias em Bruxelas, precisa planejar algumas viagens de um dia para as cidades ao redor, e a mais popular é Bruges, a uma hora de distância de trem da capital. A pequenina cidade de arquitetura medieval tem catedrais, museus e belos canais — que não ficam atrás dos famosos de Amsterdã. É também o lugar perfeito para um dia romântico com direito a passeio de barco.
A capital da Estônia é certamente uma das poucas capitais da Europa que pode muito bem ser conhecida em um único dia. Tallinn já esteve sob o poder de soviéticos, dinamarqueses, suecos, poloneses e alemães. Hoje, guarda um pouco de cada um dos povos que estiveram por ali. Suas ruas e porto, extremamente envolventes e fotogênicos, valeriam a pena por si só, mas a cidade ainda guarda uma grande quantidade de atrações como museus e monumentos. Seu centro histórico, que parece ter saído direto de um conto de fadas, é um Patrimônio da Humanidade da Unesco. Carregue com você uma listinha dos principais atrativos, mas também permita se perder por suas fantásticas ruas.
A Espanha tem muito a oferecer e é um país que demanda alguns muitos dias só para ela. Suas maiores cidades, como Barcelona, Madri ou Sevilha, merecem algumas noites de estadia, mas outras podem ser muito bem exploradas em apenas um dia. É o caso de Toledo. A cidade está a apenas 30 minutos de distância de Madri com o trem de alta velocidade e é genuinamente espanhola. Cheia de pontos turísticos, Igrejas Católicas, Sinagogas e Mesquitas, você consegue conhece-los todos em um dia e a pé! Completamente diferente da grande cidade que é a capital espanhola, com certeza merece uma visita.
San Marino é considerado a república mais antiga do mundo, tendo sido fundado por volta do ano 300, quando se tornou independente do Império Romano. Com apenas 61 quilômetros quadrados e 30 mil habitantes, ele se encontra completamente envolvido por território italiano e o único jeito de chegar lá é passando pela Itália, de carro ou ônibus. Algumas cidades famosas por perto são Florença ou Bolonha, mas o acesso ao país se dá pela cidade de Rimini. O país tem diversos pontos turísticos, com belas paisagens, torres e museus. Você consegue ver tudo em um dia e quando estiver satisfeito pode pegar o ônibus de volta para jantar na Itália.
Cercado pela França e pelo Mar Mediterrâneo, o pequeno Principado de Mônaco é uma cidade-estado soberana, assim como Singapura ou o Vaticano. O país tem apenas 2 km² (maior apenas que o Vaticano) e, portanto, merece uma visita por quem estiver passando pelo sul da França, seja em direção à Itália ou à Espanha. Um ponto imperdível é La Rocher, a única parte de Mônaco que manteve a arquitetura da cidade velha, no topo de um rochedo à beira-mar.