10 destinos ideais para praticar esportes que usam a força do vento
Confira uma lista de lugares de tirar o fôlego — figurativa e literalmente.
Foto: Chiyacat/Shutterstock
Ainda que muitas pessoas não achem esportes radicais nada divertidos, poucas coisas conseguem garantir tamanha sensação de liberdade quanto os windsports, esportes que usam a força do vento. Seja o windsurf, também conhecido como prancha a vela, ou o kitesurfing, que acopla um tipo de pipa ao atleta sobre a prancha, praticar esses esportes é certamente uma experiência única na vida.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos ideais — com paisagens espetaculares — para a prática de esportes radicais que usam a força do vento. Confira:
Fuerteventura, Ilhas Canárias | Espanha
A ilha de Fuerteventura, parte das Canárias, na Espanha, é um dos principais destinos do mundo quando o assunto é esportes aquáticos. Entre eles, claro, os que precisam do vento para funcionar, principalmente o kitesurfing. Para quem está começando, a dica é visitar a Flag Beach. Por lá, os ventos nunca param e as paisagens são espetaculares.
É claro que as ilhas paradisíacas do Havaí não poderiam faltar na lista. Maui, inclusive, é conhecida por ter popularizado o kitesurfing e é até hoje um popular destino entre aqueles que procuram por um bom ponto para praticar esportes que usam a força do vento. E já que você está em um dos pontos mais espetaculares do mundo, aproveite para praticar outros esportes como caminhada e escalada ou explorar a cultura e gastronomia locais.
Não deve ser surpresa para ninguém que as ilhas Gregassão destino favorito e insubstituível para muitos amantes do mar. Entre aqueles que curtem velejar ou praticar windsurfe, por exemplo, o sentimento não é diferente. Praticar esportes em meio às paradisíacas ilhas já seria bom o suficiente, mas toda a cultura e a gastronomia que você pode descobrir por lá tornam o destino indispensável. Uma das ilhas preferidas para quem está começando é a Rodes, principalmente pelas manhãs, quando o mar é mais calmo.
A simpática cidade de Essaouira é uma das mais populares de Marrocos, talvez por seu belo centro murado ou sua fascinante cultura, mas também por seus muitos quilômetros de costa ideais para a prática de esportes aquáticos. O kitesurfing é muito popular na cidade, onde convivem iniciantes que estão apenas aprendendo a ficar em pé sobre a prancha até os mais aventureiros que buscam ondas mais agressivas.
No Brasil, um dos destinos preferidos para a prática desse tipo de esporte, tanto por brasileiros quanto por turistas, é a pequena cidade de Cumbuco, a apenas 35 km de Fortaleza, no Ceará. Quem curte velejar não vai ficar decepcionado, pois o vento lá é constante e as paisagens são as nossas já conhecidas e amadas paisagens nordestinas. A região também concentra alguns outros bons destinos, como Icapuí e Lagoa de Cauípe.
No fantástico mar do Caribe, a cidade de Cabarete, na República Dominicana, é um dos principais destinos entre os amantes de windsports. Talvez justamente porque, apesar de atrair muitos visitantes internacionais, consegue manter sua atmosfera local. Ainda que seja, por vezes, consideravelmente lotada, os ventos são tão favoráveis que vale realmente a pena.
Outro destino no Caribe popular entre os amantes de esportes radicais é Bonaire, uma pequenina ilha e território especial da Holanda, apesar de ter seu próprio governo. O clima por lá é estável — mais do que nas regiões mais ao norte do Caribe —, o que garante bons ventos e boas ondas, além de sol o ano inteiro. A Atlantis Beach é o destino preferido pelos praticantes de kiteboarding.
Próximo dos Estados Unidos, La Ventana, no México, é um dos principais destinos de windsports no país. A região possui águas quentes e ventos ideais durante todo o ano e por isso atrai pessoas em todas as estações. Uma vez por lá, não deixe também de praticar mergulho, caiaque ou tomar um banho de sol na praia.
Nem só de praias paradisíacas vivem os amantes de windsports. Também é possível surfar na neve e, portanto, também é possível praticar kiteboarding na neve. Na verdade, o esporte é conhecido como snowkiting ou kite skiing. A geleira Langjokull, na Islândia, é um bom lugar para praticar o esporte, principalmente por conta de suas paisagens únicas no mundo, que incluem dramáticas montanhas nevadas e até cavernas de gelo.
Outro lugar ideal para a prática de esportes na neve são os clássicos Alpes Suíços, um popular destino para iniciantes, principalmente por conta da existência de escolas, sendo a mais famosa no monte Simplon Pass, já na fronteira com a Itália. Que tal tentar essa modalidade esportiva em uma das paisagens mais famosas do mundo?