Dunas, vulcões e flamingos: 11 desertos deslumbrantes ao redor do mundo para se aventurar
Para os aventureiros que não tem medo de ousar na hora de escolher um destino.
Foto: Shutterstock
Há uma imensidão de desertos incríveis para conhecer ao redor do mundo e já passou da hora de desmistificar este destino que acaba deixando muitas pessoas por aí com o pé atrás. É claro que existem territórios difíceis e que são perfeitos para os aventureiros de plantão, mas há também desertos acessíveis e deslumbrantes para uma viagem menos cansativa - a verdade é que a paisagem, no fim, faz tudo valer a pena.
Vulcões, flamingos, águas termais e outras atrações imperdíveis que vão mudar o seu conceito sobre os desertos. Vem se apaixonar por esses lugares enigmáticos:
Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama ocupa a região norte do Chile que vai até a fronteira com o Peru e passa por lugares da Argentina e Bolívia. Considerado o deserto mais árido do mundo, ou seja, chuvas por lá são extremamente raras, ele também é o maior depósito salino do Chile. O turismo da região apresenta aos viajantes uma beleza espetacular, além da chance de ver de perto animais como flamingos, lhamas e outras espécies exóticas. O município de São Pedro do Atacama é o point de encontro dos turistas no meio do deserto e um dos poucos lugares habitados por lá. Para os fãs de vulcões, a paisagem conta com alguns deles, como o Licancabur, Lascar e Putana.
Continua depois da publicidade
Deserto do Namibe
Dunas, planícies e encostas que são constantemente modificadas pela ação do vento são as principais características do Deserto do Namibe, o mais antigo do mundo. Com cores contrastantes que se alteram de acordo com a mudança da luz, o território extenso ultrapassa os 30 mil quilômetros quadrados e também faz parte do Parque Nacional Namib-Naukluft, a maior reserva de caça da África.
Deserto do Saara
É impossível nunca ter ouvido falar sobre o Saara, um dos desertos mais famosos do mundo e que passa por cerca de dez países, entre eles, Argélia, Líbia, Marrocos, Tunísia e Sudão. Os passeios turísticos da área não são muitos, isso porque várias partes do deserto do Saara são inacessíveis – mas se prepare para andar de camelo e conhecer o povoado de Merzouga ou a cidade de Zagora.
Painted Desert
Um verdadeiro espetáculo da natureza está presente no Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona. O Painted Desert, também conhecido como Deserto Pintado em português, é uma junção de montanhas que esbanjam cores variadas e formam uma pintura viva. As tonalidades são formadas por conta da quantidade de ferro e magnésio que estão presentes nas rochas.
Salar de Uyuni
Um dos principais pontos turísticos da Bolívia é o seu deserto de sal, o Salar de Uyuni. São mais de 10 mil quilômetros quadrados ao sul do país que oferece um roteiro pra lá de interessante para os viajantes. Alguns dos atrativos da região são a Ilha Incahuasi, conhecida por seus cactos gigantes, o cemitério de trens e o campo geotérmico Gêiseres Sol de Mañana.
Deserto do Thar
O noroeste da Índia esconde paisagens incríveis do Deserto do Thar. O território passa pelo leste do Paquistão e é dominado por imensas dunas de areia. A biodiversidade da região é grande e os turistas costumam se deparar com pássaros, lagartos, cobras e até mamíferos. Jaisalmer, uma cidade medieval que fica no meio do deserto, também é uma ótima pedida para o roteiro.
Deserto de Mojave
A principal rota para chegar até a cidade de Las Vegas de carro inclui uma bela vista do Deserto de Mojave. O lugar abriga um cemitério de aviões, a maior usina solar do mundo e ainda tem uma cidade-fantasma estilo faroeste prontíssima para ser explorada. Suas pedras e montanhas fotogênicas são um convite constante para tirar uma foto memorável.
Deserto Bardenas Reales
O pequeno deserto da região de Navarra é uma boa surpresa presente na Europa. A paisagem enigmática e bela do Deserto Bardenas Reales é formada por areia, cânions e monólitos, que, ao contrário de outros territórios, é fácil de ser visitada - ou seja, até o público que não é muito chegado em viagens cansativas pode dar uma passada por lá!
Deserto Wadi Rum
O Deserto Wadi Rum é um dos principais pontos turísticos da Jordânia e talvez você conheça o lugar pelo nome de Vale da Lua. Suas belas formações rochosas se misturam aos quilômetros de areia laranja que formam uma paisagem infinita. Os passeios no local podem ser feitos através de jeep ou camelos e toda a região é um patrimônio da UNESCO.
Deserto Branco
O Deserto Branco, também batizado de Sahara el-Beida ou Farafra, pode ser comparado a um imenso parque de rochas brancas que lembram formas de cogumelos ou animais. As rotas específicas precisam ser combinadas, pois toda a área é protegida. Os passeios são feitos de carro e um dos momentos mais esperados pelos turistas é o pôr do sol.
Deserto Chihuahuan
O Deserto do Chihuahua está localizado na fronteira com o México e os Estados Unidos. Uma das épocas mais concorridas para turistar por lá é durante o festival anual de Albuquerque, onde vários balões podem ser vistos voando pela região.
10 lugares paradisíacos para se hospedar em bangalôs ao redor do Brasil
Um combo perfeito: uma vista de tirar o fôlego, privacidade pra dar e vender e ótimos passeios
10 destinos paradisíacos do Nordeste que você tem que visitar pelo menos uma vez na vida
De praias que se destacam por suas águas cristalinas a vilas com vida noturna agitada e ilhas paradisíacas
Agência organiza viagens para grupos de solteiros viajarem sozinhos pelo Brasil e outros países; saiba mais!
Os grupos costumam ser pequenos para que todos possam se conhecer e criar novas amizades