Conheça sete tipos de intercâmbio e escolha o melhor para você
High School, Au Pair e cursos de idiomas estão entre os preferidos.
Turismo
Reprodução
Entre mochilões e viagens a turismo, o intercâmbio é uma das opções mais procuradas como forma de conhecer um outro país. Escolhido geralmente por jovens, os programas oferecem as mais diversas experiências, do estudo de idiomas ao trabalho remunerado.
Conheça sete tipos diferentes de intercâmbio e escolha o melhor para você!
High School
Tipo mais comum de intercâmbio, o estudo de idiomas é procurado por jovens de todas as idades. O inglês é a língua mais comum a ser estuda e os top destinos são: EUA, Canada, Irlanda e Austrália. Em segundo lugar está o espanhol, sendo a Argentina o país mais procurado pelos viajantes. Por último está o francês e, além da França, as províncias do Canadá também estão entre as opções.
Continua depois da publicidade
Idiomas
Devido ao alto investimento, não são todos que optam pelo High School para o intercâmbio. Entretanto, passar um ano em colégio no exterior coloca o estudante em contato imerso com outras culturas e idiomas. A hospedagem em casa de família completa a experiência: adaptar-se aos costumes faz com que o jovem melhore o amadurecimento e independência.
Acadêmico
Bolsas de estudo, parceria com universidades brasileiras e programas do governo facilitaram o estudo acadêmico fora do país, colocando esse tipo de intercâmbio como opção viável. Porém, o processo seletivo é rigoroso e burocrático, já que são garantidos o curso, a moradia e a alimentação.
Curso Livre
Àqueles que possuem um hobby, como gastronomia ou artes, cursos livres no exterior são ótima alternativa, já que não é difícil encontrar universidades e escolas que ofereçam módulos de curta duração. Porém, além de arcar com os custos do estudo, o viajante deve ficar atento à acomodação, alimentação e lazer.
Au Pair
Para quem deseja estudar fora do país, mas não possui o dinheiro necessário, o au pair é a melhor oportunidade. No programa, comum em países como os EUA, França e Holanda, o viajante trabalha como babá em casa de família. Em troca, recebe moradia, alimentação e, às vezes, ajuda de custo para estudos ou até um salário.
Estágio
Outro serviço oferecido pelas agências de intercâmbio é a oportunidade de estágio. Entretanto, o processo não é fácil: é necessário estar cursando graduação e ter experiência na área escolhida. Além do mais, é exigido certo nível de domínio da língua estrangeira e certificado de comprovação. Uma opção mais fácil, porém com limite de idade, é o trabalho em parques temáticos, como a Disney ou estações de esqui.
Voluntariado
Além do estudo e trabalho remunerado, o voluntariado é um tipo de intercâmbio altamente procurado, no qual o foco é mais na experiência do que no idioma em si. Para isso, agências brasileiras facilitam o processo, indicando vagas em organizações nas atividades que mais lhe interessem. Entre os destinos mais procurados estão os países da América Latina, Ásia e África.