Conheça o Parque Nacional Grand Canyon, um dos cartões-postais dos Estados Unidos
O Grand Canyon é um dos lugares mais visitados dos Estados Unidos!.
Foto: Shutterstock
Um dos lugares mais incríveis dos Estados Unidos é o Parque Nacional Grand Canyon – e uma simples fotografia do local já basta como explicação. Com imponentes cânions inseridos em uma paisagem desértica, o espaço ocupa uma área de mais de 400 quilômetros de extensão com penhascos com mais de 1600 metros de profundidade!
O maior cânion do planeta é a aventura certa para quem gosta de explorar o "lado B" dos Estados Unidos, fugindo do tradicional roteiro de parques e outlets que tanto atraem os turistas. Para quem ama natureza e quer se jogar na estrada, o local é o destino certo.
O Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa saber para conhecer o Grand Canyon nos Estados Unidos:
ENTENDENDO O GRAND CANYON
Por conta de uma grande extensão, esparramado ao longo de 446 quilômetros do Rio Colorado, o Grand Canyon é dividido em três áreas de visitação turística: a borda norte [ou North Rim], a borda sul [South Rim] e a borda oeste [ou Grand Canyon West] que fica fora do parque nacional.
Esses três lugares apresentam uma visão totalmente diferente um do outro. Normalmente, os mais aventureiros decidem explorar toda a extensão, enquanto os que apenas desejam tirar uma casquinha visitam a borda oeste, que é mais próxima de Las Vegas.
Continua depois da publicidade
SOUTH RIM, A VISTA CLÁSSICA
Se você tiver com o tempo apertado e precisar escolher uma dentre as três opções de áreas no Grand Canyon, certamente o South Rim, ou seja, a borda sul, precisa ser prioridade. É lá que estão as paisagens mais bonitas e famosas. A entrada para este espetáculo está a 450 quilômetros de Las Vegas e oferece nada menos que 12 mirantes e dezenas de trilhas dos mais diferentes níveis.
A dica é ir de carro e explorá-la ao máximo, visitando o mesmo lugar mais de uma vez em diferentes horas do dia, uma vez que a luz modifica totalmente a paisagem – lembrando que ela fica aberta durante o ano inteiro. Durante o verão, de junho a agosto, o local costuma estar mais lotado e o ingresso mais caro, por isso, se o objetivo for curtir a paisagem sem muitos turistas, evite essa época.
NORTH RIM, O LUGAR MAIS VAZIO
A área norte do Grand Canyon, ou North Rim, é o espaço menos visitado das três divisões. O local funciona apenas por seis meses e conta com três mirantes e uma estrutura bem básica. É indicado para quem quer fugir dos turistas e ter a sensação de estar em uma área deserta, sem companhias.
A vegetação e a fauna do local são diferentes dos demais já que a borda norte está inserida a mais de 300 metros acima da borda sul. Por lá, o clima é mais frio e o ar é mais rarefeito!
WEST POINT
O Grand Canion West é um dos pontos mais turísticos de toda a extensão do Grand Canion, já que está a apenas 195 quilômetros de Las Vegas, sendo uma ótima opção de passeio bate e volta pela região. Por estar numa reserva indígena, o local não se submete ao regulamento rígido do parque, então é possível observar uma infraestrutura mais bem montada.
Um dos atrativos é o Skywalker, passarela de vidro que dá a impressão de estar flutuando em meio aos precipícios da região. O ingresso para a entrada dá direito ao acesso à passarela e a uma fotografia – os turistas não podem entrar com suas máquinas nessa parte.
BÔNUS: CIDADE DE PAGE
Aproveite a viagem ao Grand Canyon e conheça a charmosa cidade de Page. Localizada a duas horas do North Rim ou a cinco horas de Las Vegas, o lugar é um verdadeiro espetáculo da natureza, já que conta com dois pontos turísticos muito famosos: o Antelope Canyon,Lake Powell e o Horse Shoe Bend.
O Antelope Canyon é um dos cartões-postais dos Estados Unidos: caniôns coloridos que parecem tecidos em movimento. Os visitantes conseguem explorar suas curvas e cantinhos que mudam de acordo com a luz do sol. Já o Lake Powell é um lago que apresenta formações rochosas inusitadas, enquanto o Horse Shoe Bend é onde o Rio Colorado faz uma curva - em uma rocha gigante, o que faz o local ser muito bom para fotografias.