Conheça o incrível Parque Nacional Anavilhanas, no Amazonas
8 passeios para fazer no meio da Floresta Amazônica.
Foto: Shutterstock
O Parque Nacional Anavilhanas é um paraíso em meio à Amazônia. É o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, com 400 ilhas e 60 lagos - um labirinto que pode ser apreciado de diversas formas. No parque, o visitante pode desfrutar das maravilhas da região, como o Rio Negro, a vegetação de igapós gigantes e uma fauna composta por mamíferos, aves, peixes, anfíbios e répteis.
Ficou curioso(a) para conhecer este paraíso? Então, saiba que o Parque Nacional Anavilhanas possui uma estrutura de ecoturismo que atrai muitos visitantes. Confira um roteiro de passeios na região e deslumbre-se com as belezas da natureza local.
Voo panorâmico
Este passeio possui um custo maior, por isso é um pouco restrito, mas se tiver oportunidade, não deixe de vivenciar essa experiência inesquecível. A vista do arquipélago é deslumbrante, com seu verde vívido e azul que escorre na superfície. O passeio de hidroavião abriga quatro pessoas e sai de Manaus. É uma oportunidade única de ver a floresta de cima!
Continua depois da publicidade
Interação com botos vermelhos
O passeio existe a mais de 20 anos e é uma das principais atrações do local. Chamado Flutuante dos Botos, fica localizado na Praia da Orla de Novo Airão e o ingresso custa R$15 por pessoa. Antes do passeio, há uma palestra breve sobre as características desse mamífero aquático e depois é feita a sessão de alimentação, em que os visitantes podem interagir e tocar nesses animais simpáticos.
Praias
Na época de seca, de setembro a fevereiro, as praias emergem à superfície na Orla de Novo Airão e ao longo das margens do Rio Negro e ilhas do arquipélago das Anavilhanas. O contraste entre a areia branca e as águas negras cria um paisagem belíssima e irresistível a um mergulho. As praias mais visitadas são a da Orla, Aracari, Bararoá, Camaleão, Folharal/Canauirí, Iluminado, Meio, Sobrado e Tiririca. A maioria delas são acessíveis apenas de barco, com exceção da praia da Orla, em que é possível chegar via terrestre.
Trilhas aquáticas de Igapó
Este passeio é feito na época das cheias, de abril a setembro, em que o visitante passeia de barco entre a floresta de igapós – também conhecida como floresta encantada. São feitas pelos rios do arquipélago, apenas com embarcações pequenas, e o visitante pode observar a fauna e flora deslumbrante da região.
Passeio náutico
Outro tipo de passeio muito interessante na região é através de navegações náuticas, motorizadas ou não. Pode ser feito com canoas, esqui aquático, Stand Up, banana boat, remo e mais, a fim de proporcionar um aventura nas águas do Rio Negro. As atividades são organizadas pelos hotéis e pousadas de Novo Airão, e geralmente são feitas na Orla da cidade.
Visita a cidade de Novo Airão
A dica é hospedar-se na cidade de Novo Airão, onde há hotéis, campings, glampings, hostels e pousadas de valores variados. No parque de Anavilhanas não há banheiros ou opção de restaurante, portanto, programe-se. Entretanto, esta estrutura turística é encontrada na cidade, que possui boas opções gastronômicas e comerciais. Em Novo Airão, o turista pode marcar os passeios turísticos pelo parque, através de condutores cadastrados ou mesmo através de seus hotéis.
Além do passeio em Anavilhanas, você pode também procurar por atividades em outras unidades de conservação como o Parque Nacional do Jaú e Parque Estadual do Rio Negro. Não deixe de conferir as lojas de artesanato em Novo Airão, e também as localizadas nas comunidades ao redor do parque como Tiririca, Santo Antônio, Tumbira e Três Unidos.
Escalada em árvore
Um passeio divertido e para quem gosta de aventura. É preciso agendamento prévio com um instrutor, em que o visitante será instruído sobre como escalar os Macucus gigantes até seu topo e, assim, avistar uma paisagem deslumbrante do parque. Pode ser praticado por adultos e crianças, não é necessário preparo físico e o preço varia dependendo da quantidade de pessoas.
Trilhas terrestres
São trilhas feitas na parte de terra pelas florestas. Por elas, o visitante pode observar a fauna e flora típica do bioma Amazônico. As trilhas Andorinha e Miritipuca fazem parte da Floresta de Igapós e são de fácil acesso e percurso. Já as trilhas em terra firme, Trilha do Bariaú e Trilha do Apuaú, são de maior dificuldade, de difícil acesso e percorrem toda a extensão dos rios de mesmo nome. Entretanto, os mais aventureiros vão gostar do desafio, pois é possível mergulhar na água doce, observar animais silvestres e até colher frutos.